Atual vice-prefeito Zinho Gouvea é o escolhido do PSDB para a disputa pela prefeitura de Resende Costa


André Eustáquio/Vanuza Resende


Zinho Gouvea e Lucas Paulo (foto arquivo Zinho Gouvea)

O PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) é um dos principais partidos políticos de Resende Costa, tendo governado o município por três mandatos consecutivos, com José Rosário Silva (1997-2000) e Gilberto José Pinto (2001-2004 e 2005-2008). Na atual administração do prefeito Aurélio Suenes (PSD), o partido está representado pelo vice-prefeito José Gouvea Filho, o Zinho Gouvea, escolhido pelo PSDB para ser o candidato a prefeito nas eleições 2020 pela coligação “Resende Costa seguindo em frente”, formada por PSDB, PSD e MDB. O vereador Lucas Paulo de Assis Vale (PSD) compõe a chapa como candidato a vice-prefeito.

Zinho Gouvea, 55 anos, é produtor rural, nascido no distrito de Jacarandira, zona rural de Resende Costa. Filiou-se no PSDB em 2004 a convite do ex-prefeito Gilberto Pinto, um dos maiores líderes políticos de Resende Costa, falecido em dezembro de 2015. A carreira política do candidato Zinho Gouvea é marcada por dois mandatos de vereador (2005-2008 e 2013-2016) e um mandato de vice-prefeito (2017-2020).

O atual vice-prefeito e candidato ao cargo mais alto do Executivo Municipal de Resende Costa conversou com o JL, falou de sua trajetória política e apresentou seus projetos para o município.

O senhor vem construindo uma trajetória política iniciada com dois mandatos de vereador e um de vice-prefeito. Como surgiu o projeto de propor uma candidatura a prefeito de Resende Costa? Com a experiência e os conhecimentos adquiridos nos mandatos anteriores, seja como vereador e agora como vice-prefeito, bem como acompanhando de perto a administração do atual prefeito Aurélio Suenes, me sinto hoje preparado para dar sequência ao ótimo trabalho que tem sido desenvolvido durante toda essa administração.

O seu partido, o PSDB, vem passando por grave crise em nível nacional e estadual, envolvendo importantes lideranças, como o ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves, o senador José Serra e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Esse momento difícil pelo qual passa o PSDB poderá influenciar nas eleições municipais? Acredito que não teremos essa influência no cenário municipal. Infelizmente nosso meio político, de forma geral, em âmbito nacional, vem sendo contaminado pela corrupção, que abrange praticamente todos os partidos. Como é de conhecimento de todos, nossa política local é diferenciada. Sempre tivemos na administração local, sejam prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, pessoas do bem e comprometidas com a nossa cidade. Acredito que todos os munícipes de Resende Costa conhecem a minha trajetória política e social, sabem do respeito que tenho com as coisas públicas, que são patrimônio de todos nós. 

Os municípios estão sofrendo os efeitos da grave crise sanitária e econômica, devido à pandemia do novo coronavírus. Educação e Saúde certamente são os setores mais fragilizados. Quais são seus planos para a Educação e a Saúde em Resende Costa? Nosso município é agraciado por ter um excelente hospital, uma infraestrutura básica para saúde municipal em ótimo estado (como Posto de Saúde, PSF, entre outros), bem como excelentes escolas. Nosso projeto para a Saúde é ampliar o convênio com o hospital, com O CISVER (Consórcio Intermunicipal de Saúde das Vertentes), para que possamos oferecer maior número de consultas, de exames e de procedimentos cirúrgicos para toda a população, entre vários outros projetos, que poderão ser consultados em nosso plano de governo. Com relação à Educação temos o projeto de implantar gradativamente o tempo integral escolar, seguindo as metas do Governo Federal, que acredito ser importante para o desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes, que são o futuro da nossa cidade. Temos também o projeto de oferecer cursos profissionalizantes e alfabetização para jovens e adultos, em parceria com as escolas e associações, entre vários outros projetos, que também podem ser consultados em nosso plano de governo.

O senhor é vice-prefeito e participa da atual administração do prefeito Aurélio Suenes. Se eleito, o senhor pretende realizar um mandato de continuidade ou vislumbra mudanças? A atual administração vem elaborando ótimos projetos para o desenvolvimento urbano e rural da nossa cidade, em diferentes áreas, podendo citar, como exemplo, Saúde, Educação e Infraestrutura. Se eleito, darei continuidade a esse trabalho e, com certeza, implantarei novas ideias para continuar desenvolvendo nossa cidade. Entre as principais propostas, estão a implantação de um museu histórico desta cidade, para desenvolvimento turístico e cultural; construção de uma pista de caminhada; melhoramento da iluminação pública, entre vários outros projetos. 

O senhor tem raízes familiares e políticas na zona rural de Resende Costa. Quais são seus projetos para a zona rural do município? Ampliar o convênio com a EMATER e valorizar nossas associações rurais, tais como: ARCOSTA, Clube dos Cavaleiros, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e, em parceria com essas instituições, desenvolver ainda mais o nosso meio rural. Tenho projeto de construir calçamentos em alguns trechos críticos das nossas estradas rurais, substituir mata-burros de madeira pelos de ferro, além de realizar a conservação de todas as estradas rurais para integração. Como importante meio de divulgação da nossa agricultura local, temos a Exposição Agropecuária, Exposição do Girolando, Copa do Mangalarga Marchador e as festas rurais. Em nosso projeto, destaca-se a valorização ainda maior desses eventos para a manutenção das tradições e a divulgação dos nossos produtos.

A economia de Resende Costa é movida pelo comércio, sobretudo pelo artesanato e pelo turismo. Quais são seus planos para o turismo, o artesanato e a cultura? Valorizar a Secretaria Municipal de Turismo, Artesanato e Cultura, dando a ela poderes para desenvolver projetos junto à ASSETURC (Associação Empresarial e Turística de Resende Costa), a fim de aprimorar a divulgação dos nossos eventos, do nosso artesanato e, consequentemente, da nossa cidade de forma geral. Temos também como projeto valorizar nossas belezas naturais e convertê-las em pontos turísticos; dar prosseguimento à construção do CAT (Centro de Apoio ao Turista), que irá apresentar ao turista as belezas naturais, históricas e culturais do nosso município, a fim de que ele permaneça por mais tempo em nossa cidade. Além disso, temos vários outros projetos de divulgação da nossa cidade em inúmeros e diferentes setores, que poderão ser vistos em nosso plano de governo.

A sociedade brasileira vem assistindo a episódios preocupantes de agressão a instituições que sustentam a nossa democracia, como o Judiciário, o Legislativo e a imprensa. Se eleito, como o senhor pretende dialogar com os outros poderes e com a imprensa no município de Resende Costa? Entendo que todas as instituições são importantíssimas para o desenvolvimento democrático e devem ser tratadas com o máximo respeito. Caso eleito, manterei as portas abertas para todos, mantendo um diálogo aberto, ouvindo críticas construtivas, sempre com o intuito de melhorar ainda mais nossa administração.

Nas eleições de 2016, Resende Costa teve um percentual de 2,71% de votos brancos; 6,04% nulos e 14,87% de abstenções na votação para prefeito. Há algum tempo, os brasileiros manifestam certa descrença com a política em virtude, sobretudo, do cenário político nacional. Como o senhor pretende conquistar o apoio daqueles eleitores que estão indecisos e ao mesmo tempo descrentes com a política? Realmente entendo que a política, em âmbito nacional, em vários momentos, vem tratando com desrespeito os eleitores, causando descrença aos cidadãos. Demonstrarei a todos que o nosso trabalho, realizado até o presente momento, continuará sendo conduzido de forma séria e transparente, mantendo o diálogo com todos. É desta forma que pretendemos conquistar o voto dos que estão desiludidos com a política.

Como considera os servidores públicos, sabendo que sem eles não é possível administrar? Qual a relação que pretende ter com eles e como planeja formar a sua rede de secretariado? Considero que todos os servidores públicos são de suma importância para o sucesso de uma administração, devendo ser todos valorizados e tratados com o máximo respeito. Pretendo ter uma relação de companheirismo com todos os servidores da nossa estrutura pública, uma vez que sem eles não chegaremos a lugar algum, estando sempre aberto ao diálogo, ouvindo novas ideias e valorizando-as, ouvindo críticas construtivas e sempre melhorando. Com relação à escolha dos secretários, usaremos como critério a qualificação técnica, deixando de lado qualquer jogo político.

Em sua opinião, quais são os principais desafios a serem enfrentados pelo novo prefeito municipal de Resende Costa que será eleito no dia 15 de novembro? Devido ao atual cenário mundial causado pelo novo coronavírus, que desencadeou uma crise econômica em diversos setores do nosso país, acredito ser este um dos principais desafios a ser enfrentado pelo novo prefeito municipal.

Como é realizar uma campanha eleitoral em plena pandemia? Estamos ainda no início da campanha eleitoral e, como é de conhecimento de todos, faremos uma campanha limpa, com respeito a todos e sabendo ouvir toda a população resende-costense com o intuito de conquistar os votos dos nossos eleitores. Sabemos do risco de contágio que esse vírus possui. Dessa forma, faremos nossa campanha com a máxima segurança, obedecendo às regras sanitárias.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário