Aumento na conta de luz deve impulsionar energia solar no Campo das Vertentes

A demanda já vem crescendo nos últimos anos, principalmente por parte de consumidores residenciais.


Economia

José Venâncio de Resende0

Energia solar, antídoto ao aumento na conta (foto: divulgação).

O novo aumento na conta de luz em Minas Gerais (18,53% para consumidores residenciais e 35,56% para as indústrias), autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é mais um fator de estímulo ao uso de energias renováveis, principalmente a energia solar fotovoltaica. Na região do Campo das Vertentes, a demanda pelos sistemas fotovoltaicos sofreu expansão significativa nos últimos anos devido ao seu custo-benefício.

A maior procura na região é pelo sistema de 6 a 8 placas, destinado a residências, diz Priscila Azevedo, engenheira de energia e responsável técnica da empresa Solarmig. O sistema de 6 placas gera em torno de 240 kW (quilowatts) por mês e o sistema de 8 paineis, cerca de 320 kW/mês.

Em uma casa pequena, o investimento está em torno de R$ 12 mil, de acordo com Priscila. Já numa casa maior pode atingir cerca de R$ 20 mil. A vida útil e a durabilidade dos painéis solares varia de acordo com cada fabricante, mas é calculado, em média, um período de 25 anos.

O sistema fotovoltaico é uma boa opção para quem quer produzir sua própria energia. Mas falta o governo definir uma política de estímulo aos investimentos nesta tecnologia, que permita aproveitar ao máximo os altos níveis de insolação durante o ano inteiro. A maior parte dos equipamentos é importada de países como China, Alemanha e Canadá, mas com o dólar valorizado os seus preços ficam mais elevados.

Fonte: VAN - Vertentes Agência de Notícias. Link: http://www.vanufsj.jor.br/cresce-o-investimento-em-energia-solar-no-campo-das-vertentes/

LINK RELACIONADO:  

Energia solar fotovoltaica avança na região dos Campos das Vertentes - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/energia-solar-fotovoltaica-avanca-na-regiao-dos-campos-das-vertentes/2405

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário