Avenida Alfredo Penido passa a ser mão única

Mudanças no trânsito de Resende Costa estão valendo desde o dia 30 de maio


Cidades

Vanuza Resende1

Faixa indicando mudança no trânsito na Avenida Alfredo Penido (foto Fagner Oliveira)

Desde o último dia 30 de maio, o trânsito de Resende Costa vem passando por alterações. A principal delas é na Avenida Alfredo Penido, a tradicional “Avenida dos Artesanatos”, que passou a ser mão única. Quem chega à cidade continua passando pela Alfredo Penido, enquanto que aqueles que saem de Resende Costa precisam passar pela Avenida Tiradentes, a nova avenida.

A proposta de mudança já vinha sendo planejada há algum tempo como intuito de diminuir o fluxo intenso de veículos na “Avenida dos Artesanatos” e tentar resolver os constantes congestionamentos na via. Desde 2017, o então prefeito Aurélio Suenes iniciou a construção de uma nova avenida, que liga a entrada da cidade ao bairro Canela, na Rua São João del-Rei. Porém, não houve tempo para o ex-prefeito inaugurar a obra, concluída em 2022.

O atual prefeito em exercício, Lucas Paulo, falou sobre a nova avenida, avaliando os benefícios que ela trará para o turismo e a população em geral. “A Avenida Tiradentes foi planejada, desde o início, para que fosse um local de fácil acesso. Sabemos que Resende Costa vem crescendo a cada ano. Cresce a população, assim como cresce o número de turistas e visitantes, e, com isso, o trânsito fica cada vez mais complicado na única saída que nós tínhamos, que era a Avenida Alfredo Penido. Trata-se, portanto, de uma obra importantíssima tanto para o turismo em Resende Costa quanto para a população local.”

 

Processo de adaptação

Após alguns dias desde as mudanças, a Analista de Recursos Humanos, Paula Roberta Resende, moradora do bairro Nossa Senhora da Penha, comentou sobre as alterações. “Como moradora do bairro, não posso dizer que está prática a rotina. Eu ainda me esqueço, saio de casa na direção errada e lá se vão mais alguns minutos perdidos no retorno. Para mim, que não me desloco com intensidade nessa rota, o impacto é bem menor do que para os comércios da cidade. Mas, na minha opinião, essa mudança é um mal necessário. Grande parte das rendas das famílias vem do comércio de artesanatos. Por isso, acredito que é preciso criar, ainda hoje, infraestruturas que sustentem o desenvolvimento local no futuro”, analisa.

O proprietário da lanchonete L&M Empadas, Lucas Faria de Belo Oliveira, também opinou acerca das novas rotas no trânsito na entrada da cidade. “No princípio, quando saiu a notícia, eu acreditei que ficaria muito complicado, principalmente para mim e para tantos outros que trabalham com entregas. Mas avalio a mudança como positiva porque desafogou a (via) principal e eu consigo transitar de forma até mais rápida. Para mim, ficou muito bom.”      

Já para o empresário Edmar Assis, residente em Resende Costa há 20 anos, a alteração no trânsito na Avenida Alfredo Penido não está sendo satisfatória. “Avalio a mão única como errônea, uma vez que impactaria diretamente nas vendas de nossos produtos. Com as alterações, o lojista/turista teria que se locomover por um trajeto muito maior do que de costume e deixaria de comprar em algumas lojas por conta do transtorno que isso causaria a ele. Lembrando que fizemos uma pesquisa com lojistas frequentadores de Resende Costa e 100% consideraram a mudança ruim.”

Lucas Paulo destaca que as mudanças no trânsito ainda estão em fase de testes. “As mudanças estão sendo pensadas para melhor atender à população e aos turistas. Sabemos que as avenidas são pontos a que praticamente toda a população tem acesso. Não é fácil organizar e tomar decisões. Por isso, fizemos e continuamos realizando estudos, além de ouvir os envolvidos, tanto a população quanto os turistas que passam pelo local”, disse o prefeito em exercício, acrescentando: “Mas sabemos que toda mudança gera um desgaste. Acreditamos que, principalmente os moradores da Alfredo Penido, do bairro Nossa Senhora Aparecida e do Varginha não estão gostando tanto dessas mudanças. Mas tivemos diversos pontos da cidade que sofreram alterações (nas vias) ao longo da história (da nossa cidade). No início também houve dificuldades para a aceitação. Porém, acredito que hoje não voltaria ao que era antes. Exemplo disso é a Rua Gonçalves Pinto, ali nos quatro cantos, e na rua da delegacia. Todas sofreram alterações ao longo dos anos.”

 

Alternativas

Como a mudança está em fase de testes, Edmar espera que o trânsito volte a ser como era antes. “O prefeito Lucas tem ouvido o pedido dos moradores e lojistas da Avenida. Esperamos que o bom senso prevaleça e a mudança do trânsito seja reconsiderada, uma vez que nem os moradores nem os lojistas apoiam essa modificação. Vale ressaltar que o prefeito está tendo a boa vontade e a iniciativa de agendar as reuniões e/ou participar das mesmas quando marcadas por lojistas e moradores”.

A partir do feriado de “Corpus Christi”, a prefeitura pretende analisar o impacto que as alterações no trânsito causaram. “O feriado será o maior teste. Após o feriado, vamos fazer pesquisas com turistas e com a população. Esse será o primeiro teste, mas vamos fazer novos. Tudo para analisar junto com a população, lojistas e turistas”, destaca Lucas.

 

Projeto de Revitalização da Avenida Alfredo Penido é suspenso

A prefeitura de Resende Costa chegou a divulgar nas redes sociais a versão de um projeto de revitalização da Avenida Alfredo Penido, que foi suspenso. Uma nova versão está sendo elaborada pela equipe de engenheiros da Amver (Associação dos Municípios da Microrregião do Campo das Vertentes). “O projeto inicial estava pronto, mas foi abortado. Não tem como ser daquela forma, que previa um calçadão grande e uma pista bem estreita. Testes, levantamentos e conversas que tivemos nos mostraram que isso não seria viável no momento, já que o nosso município depende muito dos serviços de transportadoras e de estacionamentos. Portanto, o projeto inicial está abortado. Estamos com um novo projeto sendo elaborado; no entanto, primeiramente vamos fazer o período de testes no trânsito e, dentro da fase das mudanças, divulgaremos o novo projeto para a população.”

O empresário Edmar Assis propõe ideias diferentes para a revitalização da Avenida Alfredo Penido. “O que pode ser feito é um trabalho de urbanismo nos passeios que possuem dimensões para isso. Nos que não têm, apenas fazer uma padronização dos mesmos.” Ele sugere mais investimentos em marketing para o setor do artesanato. “Tentar também efetuar uma propaganda maior do artesanato de nossa cidade, sendo ela via rádio, televisão, outdoor, para que o nosso artesanato seja conhecido nacionalmente. Efetivação de um calendário anual de eventos que possa trazer mais turistas e que eles fiquem mais tempo em nossa cidade e possam conhecer não somente o artesanato, como também nossas belezas naturais.”

Edmar Assis sugere ainda a criação de um roteiro turístico gastronômico que valorize os produtos das culinárias local e regional. “Que o turista tenha acesso a nossos produtores rurais de queijos, cachaças, embutidos e todos os produtos feitos em nossa região. Isso é o que consideramos turismo rural.” Ele frisa sua opinião sobre a atividade turística em Resende Costa. “Que fique claro que não somos contra o desenvolvimento da nossa cidade. Pelo contrário, achamos que o desenvolvimento se faz necessário, porém certos pontos não devem ser mexidos. Somos contra uma mudança radical (mão única na Alfredo Penido), que, como eu já disse, impactaria de forma negativa as nossas vendas.” Ele destaca sua posição contrária à mudança na direção do trânsito na Avenida dos Artesanatos: “Não façam da Avenida Alfredo Penido mão única. Que ela continue sendo o coração da cidade, pulsando em todos os sentidos.”

 

Projetos e investimentos

Lucas Paulo destaca ações da administração municipal que já estão em andamento. “Estamos investindo muito na cidade, principalmente no setor turístico. Inauguramos algumas obras importantes no último ano e outras também estratégicas serão realizadas, como a revitalização do trevo de acesso à cidade, que começará em breve. E, claro, não podemos deixar de falar da Alfredo Penido, que é a porta de entrada da nossa cidade e passará por alguma mudança, já que a via está danificada pelas obras do esgotamento sanitário. A gente precisa recuperá-la, mas não adianta jogar dinheiro fora. Precisamos elaborar um projeto que seja bom, pois não adianta colocarmos um asfalto agora e depois de pouco tempo precisar modificá-lo. Mas estamos sempre pensando no melhor para a população e para os turistas”, conclui o prefeito em exercício.

Comentários

  • Author

    Excelente, mudou para melhor, e muito, o trânsito da região.


Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário