Avenida Tiradentes, a Nova Avenida de Resende Costa, deve ser inaugurada ainda neste ano

Um novo processo de licitação está sendo aberto para contratação de nova empresa a fim de se concluírem as obras


Cidades

Vanuza Resende0

Nova avenida já quase pronta para inauguração oficial (fotos Jornal das Lajes)

Há anos, o tráfego na Avenida Alfredo Penido, principal via de acesso a Resende Costa e onde se localiza a maioria das lojas de artesanato, é intenso. Carros estacionados nos dois lados da avenida, grande fluxo de turistas e de veículos de transportadoras são alguns dos motivos de constantes congestionamentos na Alfredo Penido, que já não comporta o movimento diário, especialmente durante os finais de semana, feriados e períodos das férias.

No intuito de diminuir o fluxo intenso de veículos na “Avenida dos Artesanatos” e tentar resolver os constantes congestionamentos na via, em 2017 o então prefeito Aurélio Suenes iniciou a construção de uma nova avenida, que liga a entrada da cidade ao bairro Canela, na Rua São João del-Rei. Porém, não houve tempo para o ex-prefeito inaugurar a nova avenida, que já tem nome: “Avenida Tiradentes”. A obra encontra-se em fase final. O vice-prefeito em exercício no cargo de prefeito, Lucas Paulo, fala sobre a construção. “As obras estão bastante adiantadas, mas infelizmente tivemos que encerrar o contrato com a antiga empresa. Estamos elaborando uma nova licitação para terminar o que ainda falta.”

A previsão é de que a nova avenida seja inaugurada ainda neste ano. “Para finalizar, precisamos fazer nova licitação, sendo que a nova empresa terá que realizar o recapeamento de uma parte final da avenida, além de algumas ligações e alguns ajustes que ficaram pendentes. Mas prefiro não colocar data. Vamos inaugurar neste ano ainda, se as chuvas permitirem”, prevê o vice-prefeito.

A atual administração municipal vai investir mais 420 mil reais para concluir as obras. Cerca de 200 mil reais são provenientes de recursos que foram devolvidos pela empresa que já havia recebido da gestão passada e não concluiu as obras. Em entrevista publicada no JL, o então prefeito Aurélio Suenes disse, na ocasião, que a prefeitura aplicou 700 mil reais vindos do Ministério das Cidades. A gestão passada investiu também recursos próprios na obra, cerca de 700 mil. Portanto, no total, a obra custou aos cofres públicos aproximadamente1 milhão e meio de reais.

Mesmo sem ainda ter sido inaugurada, a Avenida Tiradentes já está sendo utilizada por motoristas e também por pedestres que fazem caminhada no local. Pelas redes sociais do JL, moradores da cidade elogiaram a nova avenida. Para Glória Lara, “ficou excelente e linda”. Para Vanessa Aparecida, foi a “melhor coisa que a administração já fez. Principalmente nos fins de semana, para que a gente possa fugir do movimento da avenida (Alfredo Penido)”.

O vereador e presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Fernando Chaves, falou sobre o objetivo da obra. “É bom lembrar que a ‘Nova avenida’, ou Avenida Tiradentes, é um projeto da administração anterior. É uma obra que vem sendo discutida com a sociedade civil há anos e que já está em fase final. As intenções desse projeto foram claras desde o início: primeiro, melhorar o trânsito para os moradores, criando uma opção de entrada e saída da cidade sem depender da Avenida Alfredo Penido, a tradicional Avenida dos Artesanatos, lugar que vivencia um trânsito bastante sobrecarregado em finais de semana e feriados. O segundo objetivo foi o de possibilitar uma ampla revitalização urbanística da Avenida Alfredo Penido, o que dá complemento à obra do Centro de Atendimento ao Turista (CAT)”.

 

Mudanças no trânsito

O objetivo da administração municipal é transformar a Alfredo Penido em mão única. Mas isso acontecerá após a inauguração da Avenida Tiradentes. “A partir do momento em que a Avenida Tiradentes estiver funcionando, vamos transformar a Alfredo Penido em mão única. Os veículos só poderão subir (em direção ao centro da cidade). E em breve, teremos também que fazer um trabalho de recuperação no local, muito provavelmente após o período das chuvas. Vamos iniciar uma revitalização da Avenida Alfredo Penido. Afinal, mexer com obras naquele local em época de chuva não é favorável”, explica Lucas Paulo.

A escassez de estacionamento no endereço de maior movimento no comércio da cidade é uma antiga preocupação de moradores e também de lojistas. Para o leitor do JL, Bruno Henrique Ribeiro, “deveria ser proibido estacionar em todo o trecho da nova avenida. Se isso não acontecer, o trânsito vai ficar prejudicado da mesma forma”, avalia. Alguns lojistas chegaram a destacar, no início da construção da nova avenida, possíveis prejuízos se o turista puder estacionar em apenas um dos lados da Alfredo Penido. Para o Presidente do Comtur, a situação precisa ser estudada. “A revitalização da Avenida dos Artesanatos precisa ser feita mediante um bom projeto urbanístico e de engenharia de trânsito. O objetivo da revitalização é valorizar o local e torná-lo mais atraente e propício às compras e ao turismo. A intenção é a de favorecer o comércio. Então, a funcionalidade de todos os estabelecimentos que ali estão precisa ser garantida, por meio de decisões técnicas que visem ao benefício da coletividade, à segurança, ao bem-estar do morador da cidade e também do turista”.

Fernando sugere alternativas para as situações apontadas pelos lojistas. “Quanto às vagas de estacionamento, minha sugestão é alternar dos dois lados da rua, uma vez que a intenção da prefeitura é a de tornar a Alfredo Penido uma pista de mão única. O Comtur tem feito o seu papel, conversando intensamente com a sociedade e com o prefeito sobre esse tema. O Conselho se coloca à disposição para o diálogo com lojistas e moradores e também para encaminhar propostas e críticas ao poder executivo sempre que necessário”.

 

Avenida Tiradentes e Avenida Alfredo Penido – endereços importantes para o turismo na cidade

Sobre a revitalização da Alfredo Penido, Fernando opina: “Assim como a criação da ‘Nova Avenida’, a proposta de revitalização da Avenida Alfredo Penido é um projeto com origem na administração anterior. Lá atrás, na gestão anterior, o que justificou todo o investimento feito na Nova Avenida foi isto: melhorar o trânsito local, oferecendo uma via alternativa à Alfredo Penido, bem como melhorar o receptivo turístico da cidade, incentivando esse importante setor econômico. O que cabe hoje ao executivo municipal é finalizar as obras, revitalizar a Alfredo Penido e implementar as devidas adequações no trânsito para que esses objetivos sejam devidamente alcançados. É isso que irá justificar de fato o investimento expressivo de recursos que já foi feito na ‘nova avenida’”. 

Lucas Paulo frisa os benefícios que a Avenida Tiradentes irá proporcionar à população de Resende Costa e também aos turistas. “Teremos uma linda e estruturada nova avenida, o que dará mais comodidade e segurança tanto para a nossa população quanto para os turistas. Iremos desafogar um trânsito que, em todo final de semana, é complicado. E a nossa Alfredo Penido, após a revitalização, estará linda para receber nossos turistas. Quero dizer à nossa população que estamos acompanhando de perto e que não faltará empenho para terminar o mais rápido possível essa tão desejada obra”.

Fernando Chaves também destaca o papel da nova avenida para o turismo na cidade. “Resende Costa está cada vez mais estruturada para o turismo. Isso é resultado de um trabalho que vem sendo feito há décadas por artesãos, empresários, associações e poder público. Em breve, com a retomada do turismo, teremos várias estruturas novas funcionando em nossa rede turística: o novo Mirante das Lajes, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), a provável revitalização da Avenida do Artesanatos. Sem falar em vários outros atrativos que estão sendo preparados: turismo rural, culinária, turismo religioso, cicloturismo, dentre outros”. Para o presidente do Comtur, a “‘Nova Avenida’, no futuro, poderá se converter também em lugar de comércio turístico. Se isso ocorrer, é muito importante que tenhamos a Avenida Alfredo Penido revitalizada, atraente e com movimento pujante para que possamos sustentar dois polos locais de turismo de compra, além de fazer o turista entrar mais e permanecer por maior tempo na cidade”, conclui Fernando Chaves.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário