BICENTENÁRIO: Presidente português considera "dever nacional" comemorar os 200 anos de independência do Brasil

“Não podemos permitir que vicissitudes conjunturais de qualquer ordem afetem um momento que deve ser simbólico e significativo na vida dos dois Estados e das duas nações irmãs."


Especiais

José Venâncio de Resende0

Presidente português Marcelo Rebelo de Sousa (foto: Miguel A. Lopes/Lusa).

O presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, pretende participar das comemorações dos 200 anos da independência do Brasil, no dia 7 de setembro deste ano. Por isso, ele faz um apelo para que os dois lados do oceano Atlântico não deixem morrer a celebração do bicentenário.

Rebelo de Sousa deixou esta mensagem no Museu de Marinha, em Lisboa, por ocasião das comemorações do centenário da primeira travessia aérea do Atlântico Sul, realizada por Sacadura Cabral e Gago Coutinho em 1922. Justamente quando se celebravam os 100 anos da independência do Brasil em relação a Portugal.

Segundo o chefe de Estado português, este foi um feito na altura também vivido intensamente no Brasil e que reuniu os dois povos, superou as vicissitudes econômicas, sociais e políticas de um lado e do outro do Atlântico e permitiu efetivamente reacender os laços de amizade fraternal. A travessia foi um fator essencial na aproximação entre os dois Estados e os dois povos”, enfatizou. “Não podemos permitir que vicissitudes conjunturais de qualquer ordem afetem um momento que deve ser simbólico e significativo na vida dos dois Estados e das duas nações irmãs.

Aproveitando a presença na cerimônia da “representação da Embaixada do Brasil, o presidente português deixou uma chamada de atenção para portugueses e brasileiros, para autoridades portuguesas e brasileiras, para que se não perca aquilo que é um dever nacional, de um lado e de outro do oceano, de não deixar morrer a celebração deste segundo centenário. 

Rebelo de Sousa citou ainda o “senhor embaixador Francisco Ribeiro Telles, que tem a missão árdua de acompanhar, do lado português, a celebração do segundo centenário da independência do Brasil. Ao despedir-se de Ribeiro Telles, o presidente português observou: É preciso é que eles nomeiem o brasileiro responsável.

O presidente português apontou Sacadura Cabral e Gago Coutinho como dois heróis portugueses que deram o exemplo de como celebrar o centenário da independência do Brasil. Seguindo o seu exemplo, as atuais autoridades dos dois países devem estar, no mínimo, à altura daquilo que foi a originalidade do nascimento do Brasil, única em todos os processos de descolonização, sendo o primeiro imperador brasileiro o filho primogênito do imperador e rei de Portugal, acrescentou.

Fonte: CNN Portugal

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário