Brasileirinhos da Dinamarca ganham biblioteca para estimular contato com língua portuguesa


Educação

José Venâncio de Resende0

Brasileirinhos em atividades (fotos: arquivo/associação).

Uma biblioteca infantil e infanto-juvenil (física e digital)  e um novo site foram lançados, no dia 11 de setembro, pela Associação Brasileirinhos-DK com sede em Copenhague, capital da Dinamarca. A biblioteca é uma evolução da malinha itinerante de livros infantis doados, que circulava nos eventos da associação, permitindo que as crianças escolhessem livros para ler em casa. 

Com um acervo inicial de 112 livros em português, fruto de doações, a biblioteca funciona num espaço (sala) privativo, diz Tatiane Durães Caldeira Due, co-fundadora e atual presidente do conselho administrativo da associação. A biblioteca digital permite aos pais fazer reserva de livros, bastando apenas comparecer ao local para a retirada.

Além da biblioteca, o espaço também é utilizado para atividades mensais (workshops).  Depois de praticamente parados em 2020 e até junho deste ano, “tivemos que nos reinventar, oferecendo atividades online devido à pandemia”, explica Tatiane, que é mineira de Montes Claros. A partir de agosto, de forma presencial, estão a ser realizadas cerca de duas atividades por mês (workshops, divulgação de vídeos e informações etc.), envolvendo pais e convidados.  

A Associação

A Brasileiros-DK surgiu em 2013, a partir de um grupo de cerca de 20 mães que se reunia com frequência nas suas residências para partilhar experiências em um novo país.  O grupo foi crescendo e os espaços ficando pequenos, conta Tatiane. “Como a cultura do associativismo na Dinamarca é muito forte, o grupo decidiu criar uma associação, na época com 36 crianças.”

A ideia era não apenas ter um espaço para crianças de todas as idades vivenciarem a cultura brasileira, a partir da língua portuguesa e de programas educativos, mas também criar uma rede de solidariedade entre as famílias de brasileiras e brasileiros que possibilitasse a convivência e a troca de informações e experiências, bem como a integração na sociedade dinamarquesa.

Desde então, a associação vem crescendo a cada ano e, atualmente, já congrega 53 crianças. Procura, assim, cumprir o seu objetivo de promover a transmissão da língua e da cultura brasileira, por meio de atividades educativas e projetos culturais para filhos de imigrantes. Também busca ser “elemento facilitador” no diálogo entre as culturas brasileira e dinamarquesa e auxiliar no melhor entendimento da dupla origem identitária.

A Brasileirinhos-DK está vinculada à prefeitura de Copenhague, o que a permite utilizar espaços das escolas públicas. As atividades culturais da associação, sempre em língua portuguesa, abrangem workshops variados e encontros folclóricos. Exemplos recentes foram um encontro online das crianças com indígenas brasileiros; dois encontros folclóricos reunindo crianças brasileiras e dinamarquesas e workshops de leitura com as escritoras brasileiras Ana Maria Machado, Graça Lima e Fernanda de Oliveira.

Este ano, a associação resolveu promover workshops com foco nas regiões do Brasil, para ampliar o conhecimento das crianças. Os workshops são organizados por pais e convidados originários das diversas regiões brasileiras, que abordam temas como folclore, música e gastronomia.

Organização

A associação é dirigida por um conselho administrativo, formado por presidente, vice-presidente, tesoureiro, secretário e dois coordenadores de atividades (workshops mensais, por exemplo) e eventos/festas culturais, que são três no ano: baile de carnaval, festa junina e encontro de encerramento do ano.

Nas festas e encontros, as famílias levam pratos típicos para a confraternização. Também é realizada a assembleia geral, na festa de encerramento do ano, quando se elegem os novos membros do conselho administrativo, todos voluntários.

A Brasileirinhos-DK é mantida com recursos financeiros provenientes da contribuição de seus associados, por meio do pagamento de uma taxa anual e do trabalho voluntário. Também mantém parcerias com fornecedores locais e a participação de voluntários residentes na Dinamarca e em outras partes do mundo, assim como o apoio da Embaixada do Brasil, atualmente dirigida pelo embaixador Rodrigo de Azeredo.

LINKS RELACIONADOS: 

Site: https://www.brasileirinhos-dk.com/

Instagram: https://www.instagram.com/brasileirinhosdk/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJrNlu5qglRlfCZsjjpcNvQ

Facebook: https://www.facebook.com/BrasileirinhosDk/

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário