Busca por diferentes modalidades de atividades físicas cresce em Resende Costa

Jump e pilates são algumas das opções oferecidas pelas academias


Esporte

Vanuza Resende0

As professoras Érika Bárbara e Júlia Santos, da RE Stúdio e Academia (Foto reprodução - arquivo pessoal)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, em 2020, para uma epidemia que atingia cerca de 25% da população mundial: a obesidade. No Brasil, segundo dados de 2018, do Ministério da Saúde, 55,7% da população adulta do país está com excesso de peso e 19,8% encontra-se obesa. Ou seja, um em cada cinco brasileiros é obeso. A obesidade é um dos principais fatores de risco para diversas doenças, como diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral e várias formas de câncer. Durante a pandemia de Covid-19, a obesidade manifestou-se como um fator de risco para o agravamento da doença.

Além de melhorar a alimentação, a prática de atividades físicas é fundamental para quem precisa perder peso por questões de saúde. E é cada vez maior o número de pessoas conscientes da importância da atividade física para ter uma vida saudável.

Correr, pedalar, nadar são atividades indicadas pelos especialistas. Mas começar a praticar exercício sem a ajuda de um profissional pode ser um desafio. Inúmeras pessoas relatam dificuldades em criar uma rotina de exercícios e muitas não são habituadas à tradicional musculação, oferecida por academias. E aí surgem opções menos tradicionais, como o jump, ou o método do pilates, que, apesar de não serem novos, crescem a cada dia.

A educadora física e acadêmica de fisioterapia, Érika Bárbara Costa, da “RE Studio e Academia”, fala sobre a prática do jump e do pilates. “São inúmeros os benefícios do jump: melhora a capacidade cardiovascular, proporciona alto gasto calórico, trabalha a coordenação motora e o equilíbrio, fortalece os músculos inferiores, contribui para mais energia no dia a dia, potencializa e oxigena a musculatura, dentre outros. Os benefícios do pilates também são muitos: aumento da resistência física e mental, aumento da flexibilidade, correção de problemas posturais, aumento da concentração, tonifica a musculatura, melhora a coordenação motora, promove menor atrito nas articulações, alivia dores musculares, ajuda a melhorar a respiração e a flexibilidade, auxilia na prevenção contra a osteoporose, promove relaxamento e o bem-estar, eleva a autoestima, auxilia no equilíbrio de todas as funções do corpo, ajuda no alongamento, dentre muitos outros”. Érika completa: “Pode-se dizer que é um método completo. Os exercícios são focados nos músculos do centro do corpo, que ajudam a manter o equilíbrio e estabilizam a coluna vertebral. Portanto, promove a consciência da respiração e da postura. A prática de atividade física também libera dopamina e serotonina, que são hormônios responsáveis pelo prazer e pelo bem-estar, o que contribui para um melhor controle emocional.”

De acordo com a educadora física, a modalidade do pilates tem sido a mais procurada pelos alunos. “O jump tem um aumento de procura, sobretudo em estações mais quentes do ano”, diz Érika. 

A quem deseja iniciar uma atividade física, Érika indica o pilates. “Seja para pessoas que não têm nenhuma patologia e desejam melhorar a qualidade de vida, mas também para idosos, gestantes, atletas e crianças”. Para o jump, existem algumas restrições, conforme explica a educadora física: “É importante saber que cardiopatas, portadores de labirintite e gestantes devem evitar a aula. O importante é não abusar. O praticante deve primeiro se familiarizar com o trampolim, deve fazer os exercícios dentro do seu próprio ritmo e ficar atento às orientações de segurança do instrutor.”

A escolha de uma modalidade esportiva por si só já é satisfatória, especialmente para quem é sedentário e deseja começar a se exercitar. Para aqueles que optam por conciliar dois ou mais exercícios, Érika diz que é possível. “Cada modalidade tem suas características e benefícios. Sendo assim, podemos alternar e ter bons resultados. Inclusive, temos clientes que fazem essa mesclagem”.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário