Câmara de resende costa homenageia cidadãos por trabalhos prestados ao município


Informativo da Câmara

0

Os nove homenageados.

Na noite de 01 de dezembro, os vereadores entregaram Diplomas de Honra ao Mérito e de Cidadania Honorária aos seguintes cidadãos:

FILOMENA DE LOURDES RESENDE, natural de Resende Costa, foi casada com José A. Resende, o “Dezinho do Fumal”. Do seu casamento, gerou seis filhos: Matias, Regina, Luiz, Rosana, Ângela e Diógenes. Entre suas habilidades principais encontra-se o gosto pelas artes, especialmente pela música. Ingressou no coral aos 11 anos, na época do maestro “Quinzinho”. Cantou em casamentos durante anos, especialmente a Ave Maria de Gounod. Soprano de primeira qualidade, quando era adolescente, por várias vezes foi escalada para fazer solos como Verônica, e outras letras católicas. Insiste em dizer, com sua falsa modéstia, que sua voz é “treinada”. Embora possua pouco conhecimento teórico musical, é dona de habilidades musicais que são essenciais para uma verdadeira música que transcende e dá vida a essa arte. Assim, repassa para nova geração de filhos sua cultura musical, glorificando e abrilhantando, com seu mérito, nossas Festas Religiosas.

CLÁUDIA BATISTA ZANOTTI nasceu em Ubá e em 1988, mudou-se para Resende Costa e assumiu o cargo de Farmacêutica Bioquímica na Drogaria São Geraldo, conhecida na época como “Farmácia do Barbosinha”. Nessa época, foi trabalhar como Bioquímica na vizinha cidade de Prados. Sempre muito responsável e competente, lecionou Química na Escola Estadual Assis Resende e passou a dedicar sua vida profissional ao Laboratório do Hospital N. Senhora do Rosário. Conhecedora da realidade do Hospital no nosso município, muito contribui com o crescimento desta entidade. Em 2001, contraiu matrimônio com Sandro Barbosa Belo, filho desta terra, constituindo sua família e fixando residência no município. Cláudia sempre faz questão de ressaltar o quanto gosta de Resende Costa e com seu jeito conquistou a todos com sua simplicidade e fez daqui sua terra.

JOSÉ HUGO DE ASSIS, natural de Resende Costa, cursou Ciências Contábeis na UFMG, em BH, onde conciliou seus estudos com o trabalho. Ingressou-se na COPASA, onde exerceu suas atividades até se aposentar. Seu mérito se destaca com o seu retorno a Resende Costa, após sua aposentadoria, mantendo seu apartamento em Belo Horizonte à disposição das famílias que necessitam de um lugar para permanecer durante tratamentos de saúde. Há um atributo que também o define: a empatia, aquela capacidade de se colocar no lugar do outro. Isso faz de José Hugo uma pessoa solidária e zelosa, sobretudo com aqueles que não têm por hábito pedir. Tudo isso de forma discreta, sem alarde, porque, como um dos pensamentos de São Francisco de Sales, “o bem não faz barulho”.

GENY LUÍSA ALVES tem origem em família grande e humilde. Sua infância foi sofrida, com muito trabalho. Estudou até a 4ª série do ensino fundamental. Trabalhou na lavoura de café dos 9 aos 14 anos. Foi para São Paulo, trabalhar como empregada doméstica aos 15, pois precisava ajudar seus pais nas despesas de casa. Casou-se aos 19 anos, com Gilberto Alves de Lurdes e de seu casamento nasceram Patrícia e Fabiana. Aos 26 anos, mudou-se com a família para Resende Costa, onde reside até os dias atuais. É artesã, trabalhando com crochê, tapetes em tear e, por um longo tempo, trabalhou como sacoleira, vendendo roupas. Hoje, já aposentada, continua fazendo crochê e participa como integrante e voluntária nas ações sociais do grupo da terceira idade. Em época de Natal, faz questão de fazer as sacolinhas surpresas e distribuir para as crianças carentes. E mesmo não sendo uma pessoa natural de Resende Costa, é conhecida em toda a cidade.

VICENTE FRANCISCO DA SILVA é natural do Cajuru, de uma numerosa família tradicional da zona rural. Desde cedo, dedicou-se aos trabalhos de agricultura, lidando com a terra. Trabalhou como taxista no povoado, transportando com muita dedicação os alunos da região para a Escola “Paula Assis”. Por esse período, estendeu os laços de amizade e respeito por onde passava o percurso, vindo a ser eleito vereador desta Casa Legislativa, tendo sido afastado por motivos de saúde. Com sua humildade, representou o povo de Resende Costa com muita integridade, moralidade e ética. Destaca-se o mérito da honraria, que no mandato do ex-Prefeito Gilberto José Pinto, participou da fundação do Conselho Comunitário Nossa Senhora Aparecida, sendo eleito membro da primeira Diretoria e organizador da primeira Festa do Carro de Boi do Povoado.

JOAQUIM TIAGO DA SILVA nasceu no Cajuru. Começou a trabalhar cedo para ajudar no sustento de sua família. Trabalhou em diversos ramos, como lavrador em fazendas e servente. Católico praticante, sempre pautando sua vida na fé, ao mudar-se para a sede do município, passou a fazer parte dos movimentos religiosos como Irmandade do Santíssimo Sacramento, Irmandade do Rosário, Conferência de São Vicente de Paula. Participa do Coral da Igreja na Missa aos Domingos. Sempre disposto, solidário e comunicativo, apaixonado por viola e música caipira, apresenta um programa na Rádio Inconfidentes, juntamente com seu parceiro, formando a dupla “Heitor e Quinzinho”. Segue a tradição das “Folias de Reis”, as quais costumam ser apresentadas, inclusive, no Lar São Camilo, levando alegria aos idosos.

DOMINGOS SÁVIO PINTO, natural do Povoado dos Pintos, veio para a cidade ainda muito novo em busca de oportunidade de estudo. No início, vendia ovos que trazia da roça e depois passou a trabalhar como Auxiliar de Despachante e, posteriormente, a fazer os trabalhos de cadastro do INCRA. De 1976 a 1983, trabalhou no SIAT, e até o ano de 1985 foi servidor público municipal. Almejando sucesso na sua carreira profissional, matriculou-se na Escola Tiradentes, em São João del-Rei, para sua formação em Contabilidade. A partir daí, abriu o seu escritório, gerando empregos e assistência aos empresários. Homem simples, humilde e amigo, ocupou cadeira nesta Casa Legislativa. No ano de 1995, em parceria com produtores rurais do município, foi sócio fundador da ARCOSTA. Da mesma forma, foi fundador e membro integrante da extinta ASPROL. Igualmente, participou da fundação e criação da Rádio Inconfidentes FM.

SÉRGIO MARCOS TEODORO, natural Resende Costa, desde cedo dedicou-se à atividade de pedreiro, e sempre cultivou o sonho de ser dono do seu próprio negócio. No ano de 1996, abriu seu comércio, o “Mercadinho Nossa Senhora da Penha”. Empreendedor, fez do mercadinho um estabelecimento de grande sucesso e isso o levou ao crescimento vindo a desenvolver em outras áreas de atuação. “Marquinhos do Mercadinho”, como é popularmente conhecido, é um empresário, gerador de empregos, que muito tem contribuído para o progresso da cidade. Destaca-se, portanto, merecedor do mérito, pelos trabalhos voluntários que realiza em favor das entidades do município, como a APAE, Hospital Nossa Senhora do Rosário e outros. Sempre que solicitado, solidário, abre as portas do seu comércio para que possam ser realizados eventos beneficentes das citadas entidades.

MARISÉLIA RESENDE MAIA CHAGAS teve uma infância sofrida e com muito trabalho, ajudando seu pai na lavoura. Iniciou os estudos no Curralinho dos Paulas e no Povoado do Ribeirão. Por fim, cursou o ensino médio na Escola Assis Resende. Desde a adolescência, participa de movimentos de cunho religioso como o grupo Fonte de Água Viva, da comunidade do Curralinho dos Paulas. Atualmente, faz parte da Comissão da Capela de N. Senhora da Conceição, bairro do Tijuco. Casou-se com Marco Antônio Chagas e de seu matrimônio nasceram Mayara e Verônica. Há mais de seis anos participa de ações, entidades e organização de eventos sociais. Foi integrante do Conselho do Patrimônio Histórico e, hoje, é conselheira da Assistência Social, Habitação e do Esporte.  É a atual presidente da AMAT. Em atuação com várias pessoas e entidades, conseguiu várias melhorias no bairro do Tijuco, como aulas de música, teatro, sede do conselho, iluminação do campo e outros.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário