Câmara Municipal de Resende Costa homenageia José Pedro Pinto, que por longos anos cuidou da limpeza das ruas da cidade


Informativo da Câmara

0

fotoJosé Pedro à frente de sua carroça, descendo a rua do Rosário (Foto redes sociais)

Ainda estão presentes na memória de muitos resende-costenses as ruas de Resende Costa sem a quantidade de veículos que hoje chegam, em determinadas horas do dia, a congestionar alguns cruzamentos e vias do centro e da entrada da cidade. É viva também nas lembranças de tantas pessoas a imagem do senhor José Pedro Pinto, com sua carroça puxada por um cavalo, fazendo a limpeza das ainda pacatas ruas da cidade. Naquela época, poucos veículos incomodavam o trabalho do José Pedro, que foi, durante longos anos, o único gari do município.

A partir da década de 1990, Resende Costa experimentou um grande salto de desenvolvimento impulsionado, sobretudo, pelo comércio de artesanato. As ruas do centro da cidade passaram a receber maior quantidade de veículos, a população aumentou, fazendo, consequentemente, crescer a demanda por mão de obra. Aumentaram também, exponencialmente, as obras de infraestrutura na cidade, como abertura de novas ruas e avenidas, construção de loteamentos, pavimentação de vias públicas, construção de praças etc.

Atualmente, vendo-se transitar cotidianamente pelas ruas da cidade os caminhões da coleta de lixo, é inimaginável pensar que há algumas décadas quem fazia esse trabalho era apenas o senhor José Pedro com a sua carroça.

 

Funcionário público competente e dedicado pai de família

José Pedro Pinto nasceu em Coronel Xavier Chaves no dia 23 de novembro de 1923. Antes, porém, de se dedicar ao trabalho de limpeza das ruas de Resende Costa, vizinha à sua cidade natal, morou por muitos anos na zona rural do município, trabalhando de sol a sol na lavoura que ele mesmo plantava e cuidava com enorme zelo. Ele foi também comerciante, dono de bar e criador de porcos.

No entanto, foi na cidade que José Pedro Pinto deixou sua marca indelével. De lavrador e comerciante, José Pedro tornou-se funcionário público da Prefeitura Municipal de Resende Costa. A sua função era realizar diariamente a limpeza das ruas da cidade. Ele iniciava sua rotina de trabalho sempre de madrugada, fazendo a limpeza das vias públicas ainda de forma primitiva. Suas ferramentas de trabalho eram uma vassoura, a pá e um balaio. Posteriormente, ele evoluiu e passou a utilizar uma carroça de mão. Somente com o passador dos anos é que as condições de trabalho do José Pedro melhoraram. Ele adquiriu, com seus próprios recursos, a fim de facilitar os serviços, uma carroça e um cavalo.

É esta cena que permanece viva na memória de muitos resende-costenses: o senhor José Pedro, com seu porte esguio e elegante, à frente da sua carroça pelas ruas da cidade.

 

Homenagem

É comum aos municípios homenagearem postumamente seus filhos ilustres dando, através da aprovação de lei municipal, seus nomes a ruas, praças e prédios públicos. Essa ação política visa a reconhecer o trabalho e a dedicação de cidadãos que não mediram esforços em favor da cidade e de seus munícipes.

No último dia 12 de setembro, durante a 23ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Resende Costa, o vereador Paulo César Daher Chaves apresentou o projeto de lei 96, de 2 de setembro de 2019, que “dá nome à rua de José Pedro Pinto”. A via pública localiza-se no bairro Mendes. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade e recebeu os elogios dos vereadores. “Quero parabenizar o vereador Paulo pelo projeto. É muito bom recordar o trabalho que o José Pedro fazia em Resende Costa. Além de cuidar da limpeza das ruas, ele era responsável pela capina delas, quando ainda não havia capina química. Eu mesmo capinei muitas ruas da cidade na véspera da Semana Santa. Era o José Pedro quem coordenava os nossos trabalhos e fazia os nossos pagamentos”, lembra o vereador Fábio Ferreira.

Em seus comentários referentes ao projeto de lei 96, os vereadores destacaram o caráter e a dedicação profissional do senhor José Pedro Pinto. “Ele foi um funcionário exemplar e dedicado”, elogiou o vereador Francisco Abel. “Um homem correto que se dedicou à cidade e constituiu uma família numerosa (José Pedro foi casado com Leni Vale, com quem teve 13 filhos). Ele merece essa homenagem”, completou o vereador José do Socorro. O vereador João Dias também elogiou o projeto de lei 96: “Eu fiquei surpreso, pois achava que o senhor José Pedro já tivesse sido homenageado, tendo seu nome em alguma rua ou praça da cidade. Mas quero parabenizar o vereador Paulo pelo projeto e dizer que se trata de uma justa e merecida homenagem a alguém que se dedicou muito por nossa Resende Costa.”

O vereador Paulo César Daher Chaves, autor do projeto de lei 96, falou sobre a iniciativa de homenagear o saudoso José Pedro Pinto – lendário e querido funcionário público de Resende Costa, que terá, a partir de agora, seu nome impresso numa rua do bairro Mendes. A sua dedicação e o seu carinho pela cidade conquistaram o reconhecimento da Câmara Municipal. “Foi com grande prazer que apresentei esse projeto de lei que resultou numa singela e importante homenagem ao senhor José Pedro Pinto. Foi uma iniciativa, através da Câmara Municipal, de agradecer todo o trabalho e empenho na sua carreira no funcionalismo municipal.  Ele foi um funcionário exemplar, correto e que ficará para sempre na memória de todos os resende-costenses”, disse o vereador Paulo Daher.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário