Na manhã do dia 3 de junho, por volta das 7h30, um grupo de aproximadamente 80 caminhantes se reuniu na Praça Cônego Cardoso, em frente à antiga residência do inconfidente José de Resende Costa, para dar início à Caminhada Ecológica Passos de José. A caminhada, que neste ano chegou à sua 5ª edição, integra a programação oficial das comemorações do aniversário de emancipação política de Resende Costa, celebrado no dia 2 de junho.
Os caminhantes seguiram rumo às ruínas da histórica Fazenda dos Campos Gerais, distante cerca de 8 quilômetros da cidade, que pertenceu ao capitão e inconfidente José de Resende Costa, o pai. O grupo percorreu a velha estrada dos Campos Gerais, sombreada por mata nativa e emoldurada pelos velhos muros de pedra erguidos por mão de obra escrava. Chegando ao adro da Capela de Nossa Senhora do Carmo, padroeira dos Campos Gerais, os caminhantes foram recebidos pela equipe da Secretaria Municipal de Turismo, Artesanato e Cultura, que realizou um sorteio de brindes.
Os participantes da caminhada visitaram a capela e as ruínas da histórica fazenda, tombadas pelo município como patrimônio histórico e cultural. Luís Cláudio dos Reis, idealizador da Caminhada Ecológica Passos de José, destaca o envolvimento das pessoas na proposta da caminhada e o projeto de valorizar a história e incentivar a consciência da preservação ambiental. “A meu ver, a Caminhada Ecológica Passos de José deste ano foi um sucesso. A cada ano vem ganhando mais adeptos e, além da organização, da quantidade de caminhantes, destaco a integração e, principalmente, a participação da comunidade do entorno dos Campos Gerais. A consciência da importância histórica do local e da presença marcante da natureza na estrada de acesso tem fortalecido o sentimento afetuoso para com o local e suas memórias. Estão de parabéns os organizadores, caminhantes e, sobretudo, o espírito fraterno que fez parte de todo o trajeto.”