Carrancas faz concurso de desenhos para construção de “Pórtico da Entrada” da cidade

“Terra das serras e das cachoeiras” é um dos principais polos turísticos de Minas Gerais.


Cidades

José Venâncio de Resende0

Um dos três desenhos classificados...

Um concurso de desenhos para a construção do Pórtico da Entrada de Carrancas está em andamento naquele município mineiro da região dos Campos das Vertentes. Conhecido como “Terra das serras e das cachoeiras”, Carrancas é um dos principais polos turísticos de Minas Gerais.

O julgamento foi realizado no dia 10 de junho na Prefeitura Municipal. Três desenhos foram selecionados, entre oito propostas, por uma comissão julgadora formada por representantes do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (COMPRAC), Conselho da Cidade (CONCIDADE) e Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes (AMVER).

Para isso, foram levados em consideração os seguintes critérios: 1) menos interferência para execução; 2) viabilidade construtiva; 3) complexidade de construção; 4) identidade histórica; 5) originalidade e criatividade; e 6) harmonia com o entorno paisagístico.

Os desenhos escolhidos vão a votação popular até o dia 20 de junho. Participar da votação é muito simples: basta reagir (curtida, amei, haha, uau, triste ou grr) numa das fotos disponíveis na página da Secretaria de Turismo Cultura e Meio Ambiente no facebook.

Terra das Canhoeiras

Com quase quatro mil habitantes (dados de 2010 do IBGE), o município de Carrancas foi descoberto em 1718 pelos irmãos taubateanos João de Toledo Piza Castelhanos e Padre Lourenço de Toledo Taques, bem como Salvador Corrêa Bocarro, Miguel Pires Barreto e José da Costa Moraes (genros de João).

Os descobridores fixaram residência às margens do Rio Grande e, mais tarde, o povoado viria a ser denominado Nossa Senhora do Rio Grande. A Igreja Matriz, construída em 1720, possui em seu interior pinturas de Mestre Joaquim José da Natividade.

Com grande variedade de cachoeiras, poços, grutas e serras, o município está se tornando um verdadeiro pólo turístico em Minas Gerais. Estimam-se em cerca de 70 o número de cachoeiras na Serra das Carrancas. Tanto que o município é muito procurado por turistas paulistas e cariocas e por quem deseja um bom descanso das grandes cidades.

Em 2008, Carrancas foi eleito pela “Revista Encontro” de Belo Horizonte a 4ª (quarta) Maravilha de Minas Gerais. A cidade já foi utilizada várias vezes pela Rede Globo como cenário para novelas da emissora, como Alma Gêmea (2004), Paraíso (2009), Amor Eterno Amor (2012), Império (2014), Orgulho e Paixão e Espelho da Vida (as duas últimas em 2018).

Facebook da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente: https://www.facebook.com/secturcarrancas/

Fonte: Wikipedia

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário