Certificação regional para produtores de oito municípios do CIGEDAS Vertentes

O projeto Serviço de Inspeção Municipal Consorciado (SIMC) contempla a agroindústria familiar e pequenos produtores de queijos, mel, cachaças, ovos, lingüiças artesanais, biscoitos, geléias e doces entre outros.


Economia

José Venâncio de Resende0

fotoSão Vicente de Minas foi um dos municípios contemplados (foto: facebook do Cigedas Vertentes).

Oito municípios do CIGEDAS Vertentes já tiveram 16 estabelecimentos do setor agropecuário certificados pelo Serviço de Inspeção Municipal Consorciado (SIMC). São eles: Barroso (abate de frango e laticínio); Carrancas (laticínio); Lagoa Dourada (abate de frangos); Madre de Deus (laticínios); Nazareno (laticínios); Prados (ovo, mel e fábrica de espertinhos); Ritápolis (ovos e iogurte); e São Vicente de Minas (mel e lacticínios). Mesmo fazendo parte do consórcio, Resende Costa ainda não aderiu ao selo SIMC. 

Trata-se de um projeto inovador do Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes (CIGEDAS), em parceria com os municípios da região. O selo SIMC garante aos estabelecimentos certificados mais controle de qualidade e a possibilidade de comercializar os seus produtos em todos os municípios consorciados.

O SIMC começou em 2020, com a inscrição do CIGEDAS Vertentes na plataforma e-Sisbi, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), conta Bruno Henrique Mourão Rigueira Cavalcanti, médico veterinário e coordenador do programa do CIGEDAS Vertentes. “Estamos participando do Projeto ConSim do MAPA que é um programa onde fomos selecionados para adequarmos o trabalho de inspeção aos moldes federais  do Serviço de Inspeção Federal (SIF).” 

Este programa tem validade de três anos, explica Bruno, “e enquanto participamos dele os produtores certificados por nós podem realizar o comércio, mesmo com o selo municipal SIM, em toda região do consórcio, que hoje soma vinte municípios da região”. Em 2023, término do programa, “seremos auditados pelo MAPA e estando tudo certo aos moldes federais poderemos certificar os produtores com o selo do SISBI, que permitirá livre comércio no território nacional”. 

Para além de benefícios à saúde pública, o projeto contempla a agroindústria familiar e pequenos produtores de queijos, mel, cachaças, ovos, lingüiças artesanais, biscoitos, geléias e doces entre outros empreendedores. A obtenção do Selo SIMC gera a possibilidade de aumento de renda para os produtores, uma vez que poderão comercializar seus produtos em outros municípios, desde padarias a supermercados. 

Mais informações em https://www.cigedas.mg.gov.br/ 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário