Chegou ao fim mais uma edição do tradicional Torneio de Inverno de Futsal de Resende Costa. De 17 de junho a 27 de julho, a competição recebeu no Ginásio Monsenhor Nélson equipes de 12 cidades, além de Resende Costa. Organizado por Pedro Almeida, Lucas Assis e Cássio Almeida, com o apoio da Prefeitura Municipal e do Expedicionários Sport Club, o torneio contou com boa presença de público, especialmente na semana dos jogos decisivos. “Nas primeiras semanas a quadra não fica lotada, já que geralmente os alunos do curso médio e superior ainda não estão de férias. Mas nas últimas semanas a quadra fica lotada, atraindo, inclusive, torcida de outras cidades que têm times inscritos no torneio”, diz Cássio Almeida.
Resultados
As decisões começaram com as categorias de base, com destaque para o Athletic Club, de São João del-Rei, que chegou em todas as finais. No Sub-9, o Athletic foi derrotado pelo Del Rei por 8 a 2; já no Sub-11, o Athletic venceu por 5 a 2 a equipe do ACBPM. No Sub-13, o Congonhas venceu os garotos do Athletic por 3x2; e no Sub-15, o Athletic sagrou-se campeão vencendo a equipe do Expedicionários por 3x2.
Na categoria feminina, em um jogo acirrado, o Unicórnios, de São João del-Rei, venceu por 6x5 a equipe de Congonhas. Já na categoria Taça de Prata, em clássico resende-costense, a equipe dos Malas faturou o caneco, vencendo por 3x2 o Matsubara. O badalado título da Taça de Ouro ficou com a equipe Itanil, de Madre de Deus, que venceu o por 6x4 o Fluminense, de Prados.
“O nível técnico das equipes fica melhor a cada ano, principalmente nas categorias de base. Observamos também um aumento significativo no nível da categoria feminina. Se antes tínhamos no máximo dois times competitivos, hoje praticamente todas as equipes contam com excelentes atletas em todas as posições. Na Taça de Ouro, o que podemos observar é que cada vez mais o torneio de inverno atrai jogadores com passagem por equipes profissionais ou amadoras, e isso acaba refletindo no nível da competição em geral”, analisa Cássio Almeida.
Novidades e preparação para as próximas edições
Em 2019, o torneio teve transmissão ao vivo dos jogos das principais categorias. De acordo com Cássio, a novidade foi bem avaliada pelo público. “Tivemos um feedback positivo em relação ao retorno do público de outras cidades e dos próprios atletas.” Esse ano a competição também contou com um terceiro árbitro, que se posicionava fora da quadra para auxiliar em lances como lateral, toques de mão, falta e também em situações de indisciplina.
Após o encerramento da trigésima quinta edição do Torneio de Inverno de Futsal de Resende Costa, Cássio Almeida faz um balanço sobre a competição: “A cada ano, a organização se empenha em oferecer melhor estrutura física e organizacional a todos os atletas e clubes que se inscrevem para participar do torneio. E o retorno tem sido positivo, pois cada vez mais times e clubes da região se interessam em participar.”