Cidades das Vertentes, em missão do Sebrae por novas práticas de turismo

Representantes de 12 municípios, entre eles Resende Costa e São Tiago, fizeram visita técnica a Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo.


Cidades

0

Comitiva das Vertentes mineiras em visita ao Espírito Santo (foto: site da Prefeitura de S. Tiago).

Prefeitos, secretários municipais e lideranças da área do turismo de 12 municípios da região das Vertentes participaram, entre 14 e 16 de abril, de visita técnica à Cidade de Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo, organizada pelo Sebrae. O objetivo era compartilhar conhecimento e experiências dos setores de Agroturismo e Turismo de Experiência.

Os visitantes foram recebidos pelo prefeito vendanovense Braz Delpupo, juntamente com secretários municipais e representantes de entidades locais ligadas ao turismo. Na ocasião, Delpupo destacou a importância da troca de experiências e relembrou a viagem à Itália, quando Venda Nova dava seus primeiros passos no agroturismo: “queríamos saber como a Itália desenvolvia este setor”.

“Nas pousadas, quando não havia vagas, eles levavam o visitante para outras e o buscavam novamente no dia seguinte”, recordou o prefeito vendanovense. Ele destacou, ainda, a importância do trabalho conjunto para o desenvolvimento do turismo.

Resende Costa

“Nós fomos em busca de referências e boas práticas para o turismo”, diz Fernando Chaves, secretário de Turismo, Artesanato e Cultura de Resende Costa. “Foi um intercâmbio de ideias, uma troca de informações com os agentes do setor do turismo de Venda Nova do Imigrante, que é uma cidade referência em turismo rural e turismo de experiência.”

Segundo Fernando, o objetivo é ir além do turismo de compra em Resende Costa. “Com o turismo de experiência, a ideia é que o visitante permaneça por mais tempo em nossa cidade. Sabemos que temos potencial e, em parceria com o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e com a Asseturc (Associação das Empresas do Turismo e do artesanato de Resende Costa), estamos desenvolvendo um planejamento estratégico para o segmento de turismo em Resende Costa. É um documento que vai ajudar os gestores públicos a implementar as políticas necessárias para o desenvolvimento do turismo em nosso município.”

O Turismo de Experiência e o Agroturismo vão além da visita aos cartões postais dos locais visitados. de acordo com Fernando Chaves. Trata-se de um formato de turismo que incentiva o visitante a conhecer a cultura local mais de perto, conhecendo a realidade dos moradores e os costumes locais.

Em Resende Costa, por exemplo, o turista poderia visitar alguma fazenda tradicional ou vivenciar o dia-a-dia de um tecelão, entendendo como funciona a cadeia produtiva do artesanato da cidade, tendo, inclusive, a experiência de tecer o seu próprio artesanato, explica o secretário. “Aliando experiências históricas, culturais e até gastronômicas, o turismo de experiência, além de vantajoso para o turista, beneficia também a comunidade, pois beneficia diversos setores da economia local.”

São Tiago

Uma comitiva de São Tiago também participou da visita, para conhecer o modelo de agroturismo desenvolvido no município capixaba. Uma experiência que foi considerada imperdível, sobretudo no momento em que São Tiago desenvolve seu projeto turístico e tem buscado investir no turismo de experiência, uma das facetas do turismo que mais cresce no mundo.

O prefeito Denilson Reis foi acompanhado pela consultora de turismo, Mônica Gomes, e pela secretária da Assabiscoito, Kênia Almeida. Mônica voltou entusiasmada com a experiência: “a viagem a Venda Nova do Imigrante foi uma experiência sensacional”.

Ainda segundo a consultora, “pudemos aprender muito sobre a evolução do agroturismo na cidade e região e como eles trabalharam em conjunto para chegar a ser uma referência nesse segmento turístico”. Mônica lembrou que, há quase 20 anos, quando passou férias escolares na casa dos tios em Venda Nova do Imigrante, “não tinha quase nada, apenas algumas propriedades começando a receber de forma muito tímida ainda”.

Denilson também voltou inspirado da viagem: “conversamos com uma produtora de biscoitos que nos contou sua história. Eles incluíram o turismo de experiência nos serviços prestados pela empresa e hoje os turistas podem fazer os biscoitos junto com a equipe durante a visitação”. Um modelo que gostaria de ver adotado em São Tiago.

Fonte:

http://www.resendecosta.mg.gov.br/noticia/18104#inicio_noticia

http://saotiago.mg.gov.br/noticia/18099?fbclid=IwAR3G46uAHhDLruye6JzYiNAa5Xd1OdyZgbfnrvI0D5_L5sb84gzAdSQ3z8A#inicio_noticia

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário