CMEI Aquarela promove atividades diversas em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil


Educação

Emanuelle Ribeiro0

A contadora de histórias Ana Paula Ferreira de Medeiros utilizou vários recursos em apresentação no CMEI Aquarela

No dia 18 de abril, foi comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil! Para celebrar a data, o Centro Municipal de Educação Infantil Aquarela realizou atividades especiais. No dia 20 de abril, a escolinha recebeu Ana Paula Ferreira de Medeiros para uma sessão de contação de histórias, que encantou os alunos. “Convidamos uma contadora de histórias de São João del-Rei e, também, os pais de nossos alunos e toda a comunidade para vir à escola e poderem assistir à apresentação. Ela utilizou vários recursos, como fantoches, instrumentos musicais e muita criatividade. Os alunos ficaram encantados com cada história contada e puderam ainda participar de várias dessas histórias fazendo os gestos pedidos e se envolvendo com cada palavra contada”, explicou a pedagoga Cleide Oliveira.

O hábito da leitura deve ser incentivado desde cedo. A leitura, assim como a escrita, é fundamental para o desenvolvimento das capacidades do ser humano. Por meio dela, o cidadão participa da sociedade, melhora seu nível educacional, conhece outros valores culturais, tem acesso ao conhecimento e à herança cultural da humanidade. Por isso, além da contação de histórias, o CMEI Aquarela realizou outras atividades referentes à data comemorativa, valorizando e reconhecendo o livro infantil como um bem precioso. “Nossos professores são excelentes contadores de história e esse trabalho já é desenvolvido diariamente por eles. Porém, nessa semana pudemos dar mais ênfase ao tema. Outras histórias foram contadas pelos próprios professores, usando o recurso de fantoches e figuras referentes ao texto para todos os alunos no pátio”, destacou Cleide.

Segundo Cleide, a proposta é incentivar uma relação mais próxima dos pequenos com os livros: “Trabalhamos de acordo com o referencial curricular nacional de educação infantil e um dos eixos temáticos trabalhados é a literatura. Temos uma biblioteca bem equipada e a maioria das salas possui o cantinho de leitura. Esse eixo é trabalhado de acordo com o planejamento, ou seja, toda semana é trabalhado o tema ‘literatura’ nas salas. Uma vez que muitas crianças não têm contato com a diversidade de materiais para leitura, é responsabilidade da escola oportunizar esse mundo para elas”.

Para Sandra Vale, diretora do CMEI Aquarela, a contação de história na escola é uma forma de distrair as crianças e é um precioso auxílio à prática pedagógica dos professores: “As histórias ajudam as crianças a lidar com os aspectos inconscientes, ampliar seu vocabulário, se auto identificar com várias situações, desenvolver o pensamento lógico, que favorece a memória e aguça a curiosidade natural. Em uma história, a criança entra em contato com diversos modos de ver e sentir o mundo. Além disso, nessa idade a criança adquire hábitos e, se incentivamos desde cedo, com certeza, quando adultos, serão leitores assíduos, cidadãos conscientes, questionadores e construtores de uma sociedade justa e igualitária. A presença dos pais na escola se torna um norteador para a criança, contribui muito para o desempenho e sucesso escolar do aluno. Sempre que possível faremos atividades nas quais os pais possam estar presentes”, concluiu Sandra.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário