Com estão Resende Costa e São João del-Rei no Índice de Progresso Social?


Economia

José Venâncio de Resende0

Vista panorâmica de Resende Costa.

Resende Costa (MG), na região do Campo das Vertentes, alcançou pontuação média de 57,80 no IPS Brasil-2024, o índice de progresso social que avalia a qualidade de vida, ocupando assim a 2910ª posição entre os 5.570 municípios brasileiros. No âmbito estadual, Resende Costa fica no 545º lugar entre os 853 municípios mineiros. Para efeito de comparação, o melhor desempenho nacional é do município de Gavião Peixoto, no interior paulista, com média 74,49.

Além de medir a qualidade de vida, o IPS Brasil também avalia se as pessoas têm o necessário para prosperar, desde necessidades básicas como abrigo, alimentação e segurança, até se possuem acesso à informação e comunicação e se são tratadas igualmente. Ou seja, fornece uma avaliação detalhada e abrangente do progresso social e ambiental, incluindo indicadores de bem-estar e sustentabilidade na visão de desenvolvimento econômico.

Para traçar um quadro completo da qualidade de vida dos municípios brasileiros, o IPS avalia um conjunto de indicadores agrupados em três grandes dimensões (Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades) e 12 componentes. Cada componente responde uma pergunta orientadora e possui de três a seis indicadores.  

Resende Costa

Na dimensão “Necessidades Humanas Básicas”, Resende Costa obteve pontuação 73,41, com a melhor avaliação componente Moradia (94,87), seguido de Água e Saneamento (78,28) e de Segurança Pessoal (70,57). A pontuação mais baixa foi no componente Nutrição e Cuidados Médicos Básicos (49,93).

Já na dimensão “Fundamentos do Bem-estar” (66,90), a melhor pontuação foi no componente Acesso ao Conhecimento Básico (70,75), seguido de Qualidade do Meio Ambiente (70,06), Acesso à Informação e Comunicação (65,79) e Saúde e Bem-estar (61,00).

Por fim, na dimensão “Oportunidades” (33,09), o destaque vai o componente Liberdades Individuais e de Escolha (48,59), seguido de Inclusão Social (42,29), Acesso à Educação Superior (25,11) e Direitos Individuais (16,28).

O ponto “relativamente forte” de Resende Costa foi obtido nos indicadores Áreas Verdes Urbanas (da dimensão Fundamentos do Bem Estar) e Gravidez na Adolescência e Nota Média do Enem (da dimensão Oportunidades).

Já o ponto “relativamente fraco” foi constatado nos indicadores Hospitalizações por Condições Sensíveis à Atenção Primária, Mortalidade Ajustada por Condições à Atenção Primária e Subnutrição (da dimensão Necessidades Humanas Básicas); Reprovação Escolar no Ensino Fundamental (da dimensão Fundamentos do Bem-estar) e Paridade de Gênero na Câmara Municipal (da dimensão Oportunidades).

São João del-Rei

O município de São João del-Rei (MG), sede da microrregião do Campo das Vertentes, alcançou a 123ª posição no IPS Brasil-2024, com a pontuação 67,47. As três dimensões tiveram a seguinte pontuação: Necessidades Humanas Básicas, 81,84; Fundamentos do Bem-estar, 70,50; e Oportunidades, 50,05.

O município obteve ponto “relativamente forte” nos indicadores Água e Saneamento (da dimensão Necessidades Humanas Básicas); Densidade Internet Banda Larga Fixa e Expectativa de Vida (da dimensão Fundamentos do Bem-estar); e Acesso a Programas de Direitos Humanos, Existência de Ações para Direitos de Minorias, Acesso à Cultura, Lazer e Esporte, Empregados com Ensino Superior, Mulheres Empregadas com Ensino Superior e Nota Média no Enem (da dimensão Oportunidades).

Já o ponto “relativamente fraco” ocorreu nos indicadores Subnutrição e Índice de Perdas de Água na Distribuição (da dimensão Necessidades Humanas Básicas); e Evasão no Ensino Médio e Reprovação Escolar no Ensino Fundamental (da dimensão Fundamentos do Bem-estar). 

O IPS Brasil foi desenvolvido pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) em parceria com a Fundación Avina, Amazônia 2030, Anattá Pesquisa e Desenvolvimento, Centro de Empreendedorismo da Amazônia e Social Progress Imperative.

Clique aqui para informações sobre o seu município. 
       

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário