Começar do zero

O tradicional Bar da Maura, no centro de Resende Costa, também aderiu ao sistema de delivery


André Eustáquio


fotoMaura Resende, proprietária do bar que, desde 1996, é referência no centro da cidade (Foto arquivo pessoal)

A Gonçalves Pinto, no centro de Resende Costa, além de ser uma das ruas mais antigas da cidade, é o ponto de encontro e de convivência dos resende-costenses. É onde há décadas a vida social – a autêntica vida social longe das telinhas dos celulares – acontece. Na “Avenida”, como é conhecida popularmente a principal rua do centro, as aglomerações preenchem o cenário urbano e social, sobretudo nos finais de semana.

Desde 1996, o Bar da Maura, localizado na “Avenida” e próximo à praça Dr. Costa Pinto, é referência para os resende-costenses e turistas que visitam a cidade. Além do cardápio diversificado de porções e pizzas, a descontração é mais uma opção que atrai e conquista os frequentadores do charmoso bar. E com um detalhe: a aglomeração na calçada em frente ao bar faz parte do programa de quem sai à noite para tomar uma cerveja na “Avenida”.

Devido à pandemia, o Bar da Maura também teve de fechar as portas, mudando por completo o ambiente na, agora, silenciosa Gonçalves Pinto. A proprietária do bar, Maura Resende, falou sobre o atual momento e como tem feito para manter o bar sem poder contar com a presença dos fregueses. “Sempre gostei do meu bar cheio de gente, de ver as pessoas felizes, os turistas que sempre passaram por ali contando um pouco de onde vinham, além dos clientes que acabaram virando amigos. Com a pandemia, que foi um grande susto para todos nós, tivemos que nos reinventar, adaptando-nos à nova realidade que é o delivery.”

Maura conta que nunca pensou em aderir ao sistema de vendas por delivery, uma vez que a proposta do seu bar é de ser um local de encontro das pessoas. “É um mercado no qual nunca pensei em me inserir, já que estar com pessoas foi sempre o motivo de seguir em frente.” Apesar da novidade e dos desafios, a empresária diz que está conseguindo se adaptar. “Sem dúvida alguma, está sendo uma grande experiência. Existem algumas falhas, mas a cada dia a gente está sempre fazendo o possível para atender melhor e com mais agilidade os nossos clientes. Aliás, a agilidade foi um ponto que me chamou muito a atenção nesse novo mercado. Confesso que é um processo bem mais difícil do que eu imaginava, pois, apesar de parecer igual ao que estávamos acostumados, é tudo muito novo. Tem hora que parece que estamos começando do zero. É uma adaptação diária”, diz a proprietária do bar e pizzaria.

Maura revela que um dos desafios de trabalhar com delivery é a urgência (ou pressa?) dos clientes em receber logo os pedidos. De acordo com ela, tudo é preparado no momento em que a pessoa faz o contato e solicita o pedido. Afinal, as pizzas e as porções precisam chegar quentinhas às casas dos fiéis fregueses do Bar da Maura. “Nossos pratos do cardápio são todos preparados no momento em que são solicitados pelo cliente. Nós nunca sabemos qual sabor ele vai escolher naquele dia, pois o cardápio é bem amplo e o público muito diversificado. Então a escolha do dia acaba variando muito entre as pizzas, que são a tradição da casa, os hambúrgueres artesanais, que têm se destacado bastante nas entregas, e o famoso tira-gosto.”

Em tempos de pandemia, o cuidado com a higiene dos produtos, tanto em supermercados quanto em lojas, bares e restaurantes, tem sido exaustivamente frisado por médicos e pela vigilância sanitária. O delivery exige dos proprietários dos estabelecimentos um cuidado ainda maior com o preparo e a entrega dos produtos. “Tudo é sempre preparado com muito cuidado e zelo, mas agora a preocupação tem aumentado devido à Covid-19. Nossas embalagens são descartáveis e vão fechadas por um lacre de segurança. Além de todo esse cuidado, trabalhamos com o menor número possível de funcionários”, explica Maura.

 

Pós-pandemia

O coronavírus ainda está assombrando as pessoas e a pandemia longe de ser controlada. Enquanto não vier a vacina, teremos que nos adaptar a um “novo normal” de vida. E nesse novo normal parece que algumas coisas vieram para ficar, entre elas o home office e o delivery. “Temos muitos planos para o futuro, inclusive manter o delivery na reabertura dos bares está em nosso planejamento. Mas, por enquanto, a insegurança de uma reabertura no cenário atual ainda é grande, não comparada à torcida para que tudo fique bem. E vai ficar”, planeja Maura para o pós-pandemia.

Apesar de ter se adaptado ao delivery, Maura não esconde a saudade de ver as pessoas novamente se AGLOMERANDO em seu bar. “Fico muito feliz em poder aprender todos os dias com esse novo mercado. Apesar de distante, é muito bom poder levar um pouco do meu sabor para a casa de cada cliente. Espero que tudo passe logo para matarmos a saudade desse buteco cheio!”

Que a pandemia passe logo e a boemia nos traga de volta os prazeres da convivência nos bares, embriagados por altas gargalhadas e propondo novos brindes à vida! 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário