Concluída primeira etapa de reforma da histórica Fazenda das Éguas

Intervenção emergencial recuperou o telhado, parte danificada do alicerce, cômodos internos e pintura externa do casarão erguido no fim da primeira metade do século 18 em Resende Costa


André Eustáquio


Casarão da sede da histórica Fazenda das Éguas recebeu nova pintura durante reforma emergencial (Foto André Eustáquio)

A última fazenda remanescente do século 18 no município de Resende Costa passou recentemente por uma reforma de caráter emergencial. A histórica Fazenda das Éguas, construída em 1747, agonizava há décadas e corria sério risco de ter o mesmo destino de outras importantes propriedades rurais no município erguidas na mesma época. Das fazendas dos Campos Gerais e da Lage, ambas construídas no século 18,só existem atualmente as ruínas que, a pedido do Ministério Público de Minais Gerais, foram tombadas pelo Conselho Municipal de Patrimônio e Cultura.

O projeto de reforma da sede da Fazenda das Éguas, tombada em 2007 pelo Conselho de Patrimônio, foi dividido em três etapas devido ao elevado custo total da obra. A primeira etapa, concluída no início de agosto último, contou com investimento da Prefeitura Municipal orçado em R$ 74.627,54. A intervenção recuperou parte do alicerce de pedras que se encontrava seriamente comprometido,colocando em risco a estrutura da casa. Além disso,realizou-se reforma completa do telhado, reestruturação de três cômodos internos, reconstituição da cimalha e da pintura externa do histórico casarão que pertence à família do casal Romeu Resende Maia e Maria Margarida Aparecida Maia.

O projeto de restauração foi elaborado pela equipe técnica da AMVER (Associação dos Municípios da Microrregião do Campo das Vertentes). O Conselho Municipal de Patrimônio e Cultura participou de todo o processo, da aprovação do projeto ao acompanhamento de execução das obras. “O órgão participou ativamente de todo o processo. Além disso, os proprietários do imóvel também contribuíram com a restauração”, informa a Prefeitura.

O presidente do Conselho Municipal de Patrimônio e Cultura, Edésio de Lara Melo, comentou a participação do Órgão de preservação patrimonial no projeto: “O Conselho Municipal de Patrimônio e Cultura, desde 30 de outubro de 2007, atua no sentido de fiscalizar, de acompanhar e de ver cumprido o decreto municipal de tombamento do Conjunto Paisagístico Fazenda das Éguas.  Há dois anos, conseguimos aprovar o projeto de restauro desse conjunto paisagístico e firmar acordo com o Executivo Municipal para que as obras fossem realizadas em três etapas. Nossa atenção agora se volta para a continuidade dos trabalhos em 2021. Em breve, poderemos brindar a todos com a recuperação completa dessa fazenda do século 18, patrimônio histórico do nosso município.”

A Fazenda das Éguas está localizada na região do povoado do Ribeirão de Santo Antônio, a aproximadamente 22 quilômetros da cidade. No último dia 20 de agosto, a convite da Secretaria Municipal de Turismo, Artesanato e Cultura (SETAC), este repórter visitou a fazenda juntamente com membros do Conselho Municipal de Patrimônio e Cultura. Numa manhã ensolarada e de céu azul, típica do inverno, chegamos à sede da histórica fazenda por volta de 9 horas. O contraste com outras tantas visitas que realizamos ao local, especialmente quando se desenrolava o processo de tombamento do conjunto paisagístico, tornou-se evidente, fazendo saltar aos nossos olhos a exuberância do casarão, que recebeu nova pintura de tonalidade azul.

 

Vitória 

A reforma da Fazenda das Éguas tornou-se símbolo da luta pela preservação do patrimônio histórico em Resende Costa. Ao longo de décadas, o município perdeu grande parte de suas belas fazendas, além de casarões e sobrados que caracterizaram a cidade até a primeira metade do século 20. Nem a antiga igreja matriz de Nossa Senhora da Penha de França, construída em 1901, em estilo neogótico, no local onde fora erguida em 1749 a primitiva capela, escapou. No final da década de 1930, o belo templo edificado em pedras foi demolido pelo então vigário da paróquia, padre Heitor de Assis. Portanto, de alguns anos para cá, proteger o que restou do patrimônio histórico no município tornou-se uma árdua – algumas vezes, incompreendida por alguns setores e pessoas da cidade – luta assumida pelo Conselho Municipal de Patrimônio e Cultura.

Desde o tombamento do Conjunto Paisagístico Fazenda das Éguas, em 2007, pouco foi feito para a preservação do imóvel por parte do município. O casal proprietário da fazenda já havia perdido a esperança de ver o casarão recuperado.

Romeu Maia nasceu na Fazenda das Éguas e vive lá até hoje com sua família. Para ele, a reforma da casa foi uma grande conquista. “Foi sem dúvida uma vitória. A situação estava precária e o que foi feito até aqui melhorou muito”, disse Romeu, que se emociona ao falar do significado que a Fazenda das Éguas tem para ele: “Aqui é meu tudo. Nasci aqui e o meu fim certamente será aqui.”

Romeu, que é agricultor e lida diariamente no campo em sua propriedade, fala das visitas à Fazenda das Éguas. Ele espera que a partir da reforma aumente ainda mais o interesse das pessoas em conhecer a histórica propriedade rural. “A gente recebe cavalgadas, caminhadas ecológicas, alunos das escolas do município e muitas pessoas que desejam vir conhecer aqui. Antes a situação estava ruim, agora melhorou.” A sua esposa, Maria Margarida, também fala sobre a situação em que se encontrava a fazenda e destaca a importância da reforma de caráter emergencial. “A gente tinha vergonha de receber as pessoas aqui. Agora eu respiro aliviada e estou muito feliz com o que já foi feito. Eu não acreditava mais que a Fazenda das Éguas seria reformada; demorou, mas chegou, né?”, disse Margarida, que já tem planos para receber mais pessoas que queiram conhecer a fazenda: “Antes já vinham cavalgadas e caminhadas ecológicas. A reforma foi muito importante, pois agora posso receber melhor as pessoas aqui.”

 

História preservada

O prefeito municipal Aurélio Suenes (PSD) explicou o que foi feito nesta primeira etapa das obras e sublinhou a importância de se preservar um imóvel de grande relevância histórica para Resende Costa: “A importância histórica e cultural da Fazenda das Éguas é indiscutível. É a única fazenda do século 18 que permanece em pé no município, então é uma história que precisa ser preservada e perpetuada pelo nosso povo. A restauração era uma necessidade que avaliamos juntamente com o Conselho Municipal de Patrimônio e Cultura e, pelo custo da obra, dividimos em três etapas. A primeira fase, chamada de intervenção emergencial, visou reformar os pontos mais críticos do casarão, além das melhorias na parte externa para dar um novo aspecto visual. E ficou mesmo muito bonita. Conseguimos também adiantar algumas situações da segunda etapa. Não falta muita coisa para essa obra ser concluída. Destaco que o empenho do Conselho e a participação dos moradores, que colaboraram com a restauração, foram fundamentais.”

A conclusão da primeira etapa da reforma da Fazenda das Éguas apagou o medo do iminente desaparecimento a que estava condenada a última das grandes propriedades rurais erguidas no século 18 no município de Resende Costa. Ao mesmo tempo reacendeu, especialmente em quem se preocupa com a preservação do patrimônio histórico, a esperança de vermos o conjunto paisagístico totalmente recuperado; os grandes muros de pedra que circundam o antigo curral refeitos e o interior da casa, que possui 7 quartos, restaurado.

A restauração completa da histórica fazenda do século 18 será uma vitória maiúscula na árdua luta pela preservação do patrimônio histórico, arquitetônico e cultural de Resende Costa.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário