Cooperativa de Motoristas por Aplicativo, criada em S. João del-Rei


Economia

José Venâncio de Resende0

foto

A primeira Cooperativa de Motoristas por Aplicativo de São João del-Rei (Cooper Del Rei) acaba de ser criada por um grupo de motoristas, com o apoio da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de São João del-Rei (ITCP/UFSJ). São 12 cooperados da cidade e da região, entre eles o resende-costense Fabrício Jerônimo de Resende. A Cooperativa é presidida por Eduardo Braga, que tem como vice Maycon Tamai. 

A Cooper Del Rei surgiu oficialmente em dezembro do ano passado, fruto da colaboração entre os próprios motoristas e a Incubadora da UFSJ. Ao longo de cinco meses, diversas reuniões foram realizadas para o planejamento e o desenvolvimento da Cooperativa, com a assessoria sociotécnica, capacitações e o apoio integral da ITCP.

O objetivo principal da Cooperativa é promover melhor qualidade de vida para os motoristas envolvidos, oferecer serviços de transporte de excelência para os passageiros e contribuir de maneira positiva para a comunidade local. A criação da Cooper Del Rei representa “um marco significativo para diversos setores”, de acordo com Eduardo Braga. 

Os beneficiários 

Para os motoristas cooperados, “essa iniciativa oferece uma estrutura mais justa e colaborativa, possibilitando a partilha de benefícios e a construção de um ambiente de trabalho mais equitativo”. De acordo com Braga, os motoristas, ao fazerem parte da cooperativa, podem usufruir de vantagens como melhores condições de trabalho, negociações coletivas e apoio mútuo em situações adversas. “Isso contribui para a melhoria das condições de vida desses profissionais, promovendo um ambiente mais estável e seguro.” 

Para os usuários, a criação da cooperativa pode traduzir-se em serviços mais confiáveis e eficientes, garante Braga. “A organização cooperativa pode estabelecer padrões de qualidade e segurança, gerando maior confiança por parte dos passageiros. Além disso, a relação mais próxima entre motoristas e usuários pode criar um ambiente mais amigável e personalizado.” 

No âmbito social, a cooperativa pode gerar impactos positivos, fomentando o desenvolvimento local e a economia regional, acrescenta Braga. “A promoção de uma economia mais justa e solidária contribui para fortalecer os laços comunitários e criar uma sociedade mais equitativa.” 

Assim, a criação da primeira cooperativa de motoristas por aplicativo em São João del-Rei “não apenas beneficia diretamente os motoristas cooperados e os usuários, mas também desempenha um papel crucial na construção de uma comunidade mais justa e colaborativa”, conclui Braga. 

Para saber mais sobre a Cooper Del Rei e a ITCP/UFSJ, você pode acessar, no Instagram, os perfis @cooperdelrei e @itcp_ufsj.

O aplicativo da Cooper Del Rei, que já está funcionando na cidade, pode ser baixado no Google Play, ou diretamente no endereço bit.ly/41KG092.

Fonte primária da notícia: Assessoria de Comunicação da UFSJ

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário