No dia 18 deste mês Resende Costa estará recebendo a visita de mais um coral. Depois dos sucessos do “Coral Júlia Pardini”, em outubro de 2005 e “Coral Lírico de Belo Horizonte”, em maio de 2006, ambos vindos pela ação da AMIRCO, agora é a vez do CORAL BDMG, do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, de Belo Horizonte. O recital está previsto para o dia 18, domingo, às 09:00 hs, na igreja matriz de Nossa Senhora da Penha.
O Coral BDMG, vinculado ao BDMG Cultural, realiza, desde 2005, o projeto “Coral BDMG na Estrada Real – a música colonial mineira em suas origens” com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. O Coral BDMG já visitou 40 localidades nos trechos da Estrada Real em Minas Gerais, realizando concertos de músicas sacras compostas nas cidades históricas mineiras no século XVIII e início do século XIX.
Os concertos estão inseridos na Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura com o apoio dos municípios e de diversas instituições culturais de Minas Gerais. A Jornada Mineira do Patrimônio Cultural consistiu na realização simultânea, em setembro de 2009, de diversos eventos de valorização da memória e do patrimônio cultural mineiro, como aconteceu em nossa cidade no mês passado.
O programa dos recitais resgata peças selecionadas representativas dos principais compositores e das diversas regiões do circuito da Estrada Real, como: da região de Ouro Preto e Mariana, Pe. João de Deus de Castro Lobo, Marcos Coelho Netto e Jerônimo de Souza Lobo; do Serro e Diamantina, José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita; de Tiradentes, São João del-Rei e Prados, Manoel Dias de Oliveira e Pe. José Maria Xavier; e, em homenagem às demais cidades e aos demais compositores, muitos anônimos, Antônio Lopes Serino, a quem se atribui a Ladainha, cópia encontrada no Curral del-Rei, hoje, Belo Horizonte, mas de origem desconhecida, como seu autor.
Os concertos serão precedidos de apresentação explicativa das peças, sua elaboração, o compositor e sua inserção na cultura musical e na história de sua época.
Para os que não o conhecem, um resumo da história do coral visitante. Criado pelo BDMG Cultural, o CORAL BDMG iniciou suas atividades em abril de 1989. Apresenta repertório variado e especial dedicação à música brasileira: do colonial, incluindo peças restauradas do barroco mineiro, até música contemporânea, com destaque também para a música popular. Realizou concertos pelos quatro cantos de Minas Gerais, apresentando-se também no Sul do País, na Argentina, no Paraguai e na Europa. O coral lançou um vídeo do Hino Nacional Brasileiro e gravou os CDs Pelos Qu4tro Cantos do Brasil e “Coral BDMG na Estrada Real”, projeto que desenvolve desde 2005, levando a música colonial mineira às cidades que integram o Circuito Estrada Real. O CORAL BDMG promove e participa da série “Quatro Cantos – Coral na Praça” reunindo a cada ano, de abril a setembro, uma vez por mês, quatro coros na Praça da Liberdade em Belo Horizonte para divulgação da música coral.
O Coral BDMG já esteve sob a regência do maestro Márcio Miranda Pontes (1989-1997), da maestrina Eliane Fajioli (1998-1999) e do maestro Rafael Grimaldi (2000-2002). A regência e o aprimoramento musical e técnico-vocal dos integrantes do coral estão a cargo do maestro Arnon Sávio Reis de Oliveira, graduado em Piano e Regência pela Escola de Música da UFMG, com Mestrado em Musicologia, Ênfase em Música Brasileira, pela UNIRIO.
Será um privilégio para nossa cidade poder apreciar o Coral BDMG aqui em nossa região das Vertentes, sobretudo trazendo-nos um seleto repertório do que há de melhor na música colonial mineira.
Não se esqueçam, é imperdível: domingo, dia 18 de outubro, às 09:00 hs, na nossa igreja Matriz.
CORAL BDMG em Resende Costa
Cultura
Rosalvo Pinto 09/10/20090

Integrantes do Coral BDMG