“Costumo dizer que comecei a revirar o guarda-roupa na minha alma”


Entrevistas

Por André Eustáquio0

fotoO peregrino, escritor e palestrante Antônio Jr. (foto arquivo pessoal)

Nesta entrevista ao JL, o peregrino, escritor e palestrante Antônio Jr. falou sobre o projeto “Caminhos Peregrinos”, que resultou em seu mais novo livro “Marcha do Sal – Um olhar ao Outro”, lançado em Resende Costa no último dia 27 de outubro.

O são-joanense Antônio Jr. é formado em Administração de Empresas pela UFSJ e já atuou no ramo da metalurgia e hotelaria. Atualmente, dedica-se a um novo empreendimento, o qual ele mesmo define: “sou empreendedor do ramo cultural e audiovisual e, claro, um empreendedor da minha vida”.

Leia também nesta edição reportagem sobre o lançamento de “Marcha do Sal – Um olhar ao Outro” em Resende Costa, terra natal dos pais de Antônio Jr.

 

No dia 27 de outubro último, você lançou em Resende Costa seu livro “Marcha do Sal – Um olhar ao Outro”, o terceiro do projeto “Caminhos Peregrinos” e que registra em textos e fotos sua peregrinação pela Índia de Gandhi. Conte-nos um pouco sobre o projeto e seu novo livro. É um projeto audacioso que idealizei em 2016 e em 2017 comecei a executá-lo. Percorri o Caminho de Santiago na Espanha em 2017 (837km em 28 dias); depois caminhei pela Via Francigena, na Itália, sentido ao Vaticano (1.111km em 35 dias). Minha terceira etapa foi a Marcha do Sal, na Índia (386km em 16 dias e assunto do livro que lancei em Resende Costa), rota dos 88 Templos no Japão (1.285km em 45 dias); e, por fim, o Caminho de Abraão no Oriente Médio. O livro conta como foi a minha jornada na Índia e como ela foi impactante na minha vida. Vivi situações que nunca imaginava vivenciar e foi uma experiência incrível.

“Marcha do Sal – Um olhar ao Outro” é o primeiro livro que você lança em Resende Costa, terra natal dos seus pais. Como foi realizar o lançamento aqui? Foi o primeiro livro que lancei em Resende Costa e adorei. Uma energia boa compartilhar com as pessoas, inclusive da minha família, que às vezes não sabem exatamente o que acontece nessas peregrinações.

Além de empresário, você é administrador de empresas, com pós-graduação e MBA em Finanças pela UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei). O que o levou a se enveredar por novos caminhos como palestrante, peregrino e escritor? Como aconteceu essa virada em sua vida? Acho que foi um “mix” de muitas coisas. Uma insatisfação profissional, muitos questionamentos sobre o rumo que minha vida estava seguindo e questionamentos para onde ir. Muitas coisas não faziam sentido e eu quis me dar a oportunidade de experimentar alguns momentos comigo mesmo. Dali pra frente, busquei cada vez mais entender o que se passava na minha mente e revivi várias situações que foram acobertadas por muitos anos. Costumo dizer que comecei a revirar o guarda-roupa na minha alma.

Você ainda atua no ramo empresarial? Atualmente, sou empreendedor do ramo cultural e audiovisual e, claro, um empreendedor da minha vida.

Caminhar tornou-se para você uma filosofia de vida. Conte-nos como surgiu essa paixão pela caminhada, pela peregrinação? Sim, tornou-se um estilo de vida mesmo. Eu acredito muito no poder das caminhadas. Elas são simples e democráticas. Elas não requerem investimento alto, basta pegar e ir. É um grande instrumento de autoconhecimento, inclusive.

Como você escolhe e planeja seus roteiros de peregrinação? Na verdade, quando falo sobre o projeto, a ideia era percorrer caminhos pelo mundo e que tivessem diferentes características, como religiões, cultura, sociedade e filosofia. Mas, atualmente, deixo que o caminho me chame. Foi assim com os caminhos que fiz pelo Brasil. Às vezes, aparece em minha mente um caminho e, junto com ele, um desejo de percorrê-lo. Estou com o Caminho de Cora Coralina na minha cabeça atualmente. Deve ser o próximo (risos)

Percebe-se que os caminhos místicos o encantam. Por quê? Acredito que exista muito mais do que os nossos olhos podem ver, do que nossa sabedoria pode acreditar ou até mesmo do que nossos sentidos podem perceber. E esse mistério me encanta. Eu quero sempre tocar algo que é novo pra mim e sempre me pergunto coisas que não consigo ter respostas. Acredito que essas perguntas me movem, e estar aberto a essas experiências me faz entender cada vez mais a nossa pequenez nesse mundo, além de enxergar que a gente tem muito o que caminhar no que diz respeito ao saber de si mesmo.

Fale sobre o Antônio Jr. palestrante. Quais temas que você aborda em suas palestras? Qual o perfil do seu público? Trago o que vivo para minhas palestras. Tudo que me transforma eu repasso para os outros. Isso nos livros e nas palestras. Quero inspirar as pessoas a buscarem mais sobre si. Sonhar mais e poder alcançar esses sonhos. Sempre com analogias que instigam o interesse de quem assiste. Falo sobre evolução mental, autoconhecimento, crescimento e transformação pessoal, resiliência etc.

Como é a rotina de vida do peregrino, escritor e palestrante Antônio Jr.? A do peregrino é se entregar ao caminho e deixar que ele faça a parte dele. A do Antonio Jr. é a de um homem comum, cheio de sonhos e desejos e que busca dia a dia caminhar alguns passos no sentido de realizá-los. Minha família é o meu pilar.

Quais são seus planos após a conclusão do projeto “Caminhos Peregrinos”? Pretende escrever novos livros? Sim, tenho uma ideia que vou desenvolvê-la desde já. Não vou esperar o final desse projeto porque minha última jornada é no Oriente Médio e não temos a menor ideia de quando os conflitos (por lá) irão terminar. Mas isso eu conto quando já estiver com a mão na massa.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário