Curso de Engenharia de Produção se destaca com nota 4 pelo MEC

O resende-costense Davi Gomes Lara, estudante do décimo período (último ano) do curso, está otimista quanto as perspectivas de inserção no mercado de trabalho.


Educação

José Venâncio de Resende0

Alunos em aula no curso de Engenharia da Produção do UNIPTAN (foto: divulgação).

O curso de Engenharia de Produção do UNIPTAN (Centro Universtário Presidente Tancredo Neves), em São João del-Rei, obteve nota 4 na classificação do Ministério da Educação (MEC) e figura entre os melhores do Brasil. A escala de avaliação varia de 1 a 5.

O curso foi avaliado em três dimensões específicas, com vários itens em cada uma delas: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. E foi por preencher muito bem todos os requisitos nessas dimensões que o UNIPTAN alcancou um resultado tão satisfatório, diz o pró-reitor de Pesquisa e Extensão, Heberth Paulo de Souza.

Para o professor, o reconhecimento do curso atesta um alto nível de qualidade alcançado por poucas instituições de ensino superior no país, tanto públicas quanto particulares. Esse resultado traz um impacto positivo direto nos diplomas que serão expedidos em breve, assim que o curso começar a ter os seus egressos, porque os indicadores de cursos e das instituições são informações disponíveis ao público e muitas vezes exigidas pelas empresas que contratam os profissionais formados pelas instituições superiores.

O curso é pensado com muita dedicação, que une qualidade de ensino com uma preparação voltada para o mercado de trabalho, acrescenta a sua coordenadora Cristiane Resende. Ficamos muito felizes pela notícia. Somente uma equipe de professores competentes, motivados e apoiados pela diretoria da instituição, seria capaz de obter um resultado como esse. Essa também é uma conquista dos futuros engenheiros de Produção do UNIPTAN, que nos apoiaram a todo momento e acreditaram firmemente no nosso trabalho.

Ainda segundo Cristiane, o Curso de Engenharia de Produção do UNIPTAN possui uma visão global voltada para a eficiência dos processos. Tudo isso devido à qualidade do nosso corpo docente, que possui uma elevada experiência em grandes empresas. Consequência disso é a excelente nota na avaliação do MEC.

Aluno resende-costense

O resende-costense Davi Gomes Lara, 24 anos, é estudante do décimo período (último ano) da primeira turma do curso. “Os docentes que lecionam ou lecionaram as disciplinas sempre foram bastante eficientes e eficazes na missão de transmitir os ensinamentos que adquiriram ao longo da sua carreira para os (as) estudantes do curso de Engenheiros (as) de Produção.”

Quanto aos laboratórios e estruturas, Davi considera que “a Universidade sempre disponibilizou tudo o que era preciso para que o curso recebesse nota 4 pelo MEC. Os laboratórios são bem montados e planejados para que atendam todas as necessidades tantos do curso de Engenharia de Produção”.

Na infraestrutura, o UNIPTAN “sempre nos atendeu muito bem, com salas bem equipadas”, prossegue o aluno resende-costense. “Quando precisava acessar a biblioteca, eu conseguia; os funcionários, sempre bem dispostos a nos ajudar quando era necessário”.

Diante disso, Davi está otimista quanto as perspectivas de inserção no mercado de trabalho, que considera “as melhores possíveis, pelo fato de ser bem variado e o mercado de trabalho precisar deste tipo de mão de obra para atuar em diversos fins”. Para ele, um engenheiro de produção é essencial em organizações empresariais de quase todos os setores. “Um engenheiro pode dimensionar e gerenciar os setores dos recursos
humanos, a parte financeira e de materiais de uma empresa a fim de que aumente sempre a sua produtividade, rentabilidade e o fator primordial para qualquer empresa que é a lucratividade dela.”

Ao assimilar os conhecimentos, adquiridos na faculdade, de engenharia a técnicas de administração e fundamentos de economia, este profissional é capaz de sugerir procedimentos e métodos que racionalizam o trabalho, aperfeiçoam a produção e ordenam as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização, explica Davi. “Com isso, ele cuida do planejamento da linha de produção, seu controle, os sistemas de abastecimento, supervisiona a qualidade do produto, a produtividade e a rentabilidade do sistema, fica por dentro da gestão de custos do processo produtivo e determina o dimensionamento dos recursos humanos necessários para a produção.” Assim, “o fator primordial, que o curso proporciona ao engenheiro de Produção, é de poder atuar como elo entre os setores técnicos e administrativos e com isso o campo de
trabalho ultrapassa os limites da indústria.” 

Fonte: UNIPTAN - http://uniptan.edu.br/

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário