Delivery mantém o funcionamento de bares e restaurantes em Resende Costa durante a pandemia


André Eustáquio/Camila Chaves


Equipe do Mandacá Açaí (Foto arquivo pessoal - Divulgação)

Medo, sacrifícios, ansiedade, perdas e incertezas. Esses são apenas alguns dos graves transtornos que a pandemia do novo coronavírus trouxe à vida de milhares de pessoas mundo afora. O vírus não nos deu tempo para escolher e pensar. Tivemos que agir rápido para sobreviver, proteger as pessoas ao nosso redor e manter nosso sustento diário.

O comércio foi um dos setores da sociedade que mais sofreu impacto com a pandemia. Enquanto a ciência não encontra a tão esperada vacina e um tratamento específico e eficaz para a Covid-19, o isolamento social tem sido, desde o início da pandemia, a melhor forma de prevenção ao vírus. Mas a medida preventiva recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelos cientistas tem seu preço: significa ter que ficar em casa, evitar contatos interpessoais e aglomerações.

Cumprindo as medidas de isolamento social, bares e restaurantes precisaram fechar as portas e os proprietários tiveram que encontrar meios criativos e práticos para atender seus fregueses e manter os estabelecimentos funcionando. Houve muitos que, devido à falta de opção e, principalmente, de recursos financeiros, foram obrigados a demitir funcionários e fechar definitivamente os estabelecimentos.

Em Resende Costa, o comércio considerado não essencial fechou as portas no início da segunda quinzena de março. Os decretos municipais que regulamentam o funcionamento do comércio permitem que bares e restaurantes funcionem somente com retiradas no local ou através de entregas no sistema de delivery, ou seja, o cliente faz o pedido por telefone ou aplicativo de celular e recebe o pedido em casa. Por enquanto, nada se sentar-se à mesa do bar com os amigos para uma boa conversa e aquela cerveja gelada.

 

Adaptação

Sérgio Augusto Mendonça de Resende, o Serginho do Restaurante Xegamais, localizado na avenida Alfredo Penido, contou que a pandemia transformou a rotina de um dos restaurantes mais antigos e tradicionais de Resende Costa. Serginho conta que ele e sua família, proprietários do Xegamais, chegaram inclusive a pensar na interrupção do funcionamento do restaurante. No entanto, encontraram o sistema de delivery como opção. “O Donizete, nosso funcionário, tem experiência em entregas de lanches e porções e se disponibilizou a nos ajudar.  Dessa maneira, o delivery foi a opção que tivemos para continuar a trabalhar”, disse Serginho. De acordo com ele, foi estabelecida uma nova rotina de trabalho e de atendimento aos clientes. “Sofremos, é claro, com a perda da vinda de turistas e de clientes de municípios vizinhos. Porém, estamos nos mantendo graças à procura e a fidelidade de nossos clientes de Resende Costa.”

Na mesma avenida Alfredo Penido, um dos endereços mais procurados pelos frequentadores de bares em Resende Costa também teve que se adaptar para seguir as orientações da Secretaria Municipal de Saúde e continuar atendendo os clientes durante o período de isolamento social. “Pela primeira vez, desde o nosso surgimento, vimos as lojas de artesanato da Alfredo Penido de portas fechadas e a diminuição do fluxo de turistas. Essa nova realidade, somada ao fato de ainda não estarmos recebendo o público da cidade, trouxe grandes impactos ao nosso faturamento e, por isso, tivemos que nos adaptar a essa situação”, diz Emerson Gonzaga, proprietário do Espaço Gastronômico e Cultural Mandacá Açaí.

Emerson disse ainda que concentrou todo o foco do trabalho no sistema de delivery e que para isso investiu em marketing e na divulgação do cardápio no site e nas redes sociais do espaço Mandacá.  “Atualmente, estamos trabalhando com açaís, pizzas e almoço, ou seja, ampliamos nossa carga horária para atender a diversos públicos e conseguimos manter quase todos os nossos colaboradores. Outra particularidade positiva do Mandacá é que possuímos um forte canal de relacionamento, com opções de atendimento de forma virtual e personalizada”, diz o proprietário. “Nosso público é bem variado. Vai de crianças e adolescentes, que amam nossos açaís, aos adultos, que optam por aperitivos e alimentação para toda a família, como nossas pizzas e almoço”, completa.

Emerson frisa que todos os colaboradores do Mandacá Açaí trabalham de forma segura. O uso de máscara é obrigatório no local e o álcool em gel fica disponível em todo o espaço. “Mesmo possuindo condições ambientais para receber nossos clientes, optamos por continuar trabalhando apenas com o serviço de delivery. Para nós, o que mais importa neste momento é manter seguros a família Mandacá e todos os clientes locais que se relacionam com o nosso espaço”, conclui.

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