Desafios para os serviços públicos


Especiais

José Venâncio de Resende0

Em 2020, 304 famílias no município recebiam Bolsa Família, o que correspondia, aproximadamente, a 9% da população. E por volta de 197 pessoas eram beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC), de acordo com o diagnóstico socioeconômico. Há tendência de queda no número de famílias atendidas pelo Bolsa Família, “o que pode representar um enfraquecimento da rede de proteção social”. Quanto ao BPC, a tendência é de alta no número de beneficiários, “muito provavelmente consequência do processo de envelhecimento da população”.

Para além da oferta de trabalho, um dos principais problemas no município são as condições e o nível de renda do trabalho. “O trabalho na confecção de artesanato, principal fonte empregadora de Resende Costa, é serviço marcado pela informalidade, pela baixa remuneração e por jornadas por vezes exaustivas em um trabalho de esforço repetitivo.” Da mesma forma, o trabalho em carvoarias, ocupação bastante presente na zona rural do município, também é marcado pelas mesmas condições, “muitas vezes, precárias”.

Além da valorização da mão de obra, o grande desafio a ser enfrentado no município é substituir práticas tidas como assistencialistas pelo fortalecimento institucional da rede de proteção social no município. Outro desafio é enfrentar o “aumento dos casos de violência contra a mulher”, relatado pela Secretaria de Assistência Social durante a pandemia. Um dos projetos prevê a criação de “uma ´casa da mulher´, local de referência para atendimento e acolhimento das vítimas”.

Na educação, “somente em 2017 e 2019”, portanto ainda antes da pandemia, o município deixou de alcançar a meta projetada para os anos iniciais e finais, nas avaliações que geram o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “Nota-se que, nem em 2017 e nem em 2019, o município conseguiu cumprir a meta projetada para o ensino médio, muito embora não tenha ficado muito distante.”

O maior desafio para a educação, no curto prazo, será recuperar os problemas decorrentes do ensino remoto ou a distância, “uma medida sanitária de extrema importância no enfrentamento da pandemia de Covid-19. As dificuldades no aprendizado precisarão ser enfrentadas e tratadas com a devida seriedade nos próximos anos”. A Secretaria de Educação pretende implementar o ensino em tempo integral, alcançando 50% dos alunos matriculados na rede municipal, para combater a defasagem escolar.

Na saúde, um dos principais problemas do município é a gestão do transporte de pacientes, “muitas das vezes dificultada pela considerável extensão rural”. Por tratar-se de município de pequeno porte, Resende Costa não oferece em sua rede serviços de saúde de média e alta complexidade. Assim, é necessário o transporte de pacientes, principalmente para São João del-Rei. “O transporte de pacientes também é oferecido aos residentes da área rural e dispõe, segundo o Plano Municipal de Saúde de 2020, de frota composta por 14 veículos para isso.”

No curto prazo, o principal desafio para a Secretaria Municipal de Saúde está relacionado com as defasagens, sequelas e consequências derivadas da Covid-19, do ponto de vista biopsicossocial. “Os traumas decorrentes da pandemia encontram-se presentes na população das formas mais diversas e serão necessários grandes esforços coletivos, tanto do ponto de vista de saúde quanto das demais políticas públicas, para o enfrentamento dessa questão.”

 

Turismo

A iniciativa de destaque, como estratégia de marketing turístico, foi a criação da mascote “Tixa”, “uma simpática lagartixa que se apresenta nas mais diversas cores nas fachadas dos comércios da avenida central da cidade”. Mas um importante desafio é transformar o visitante voltado para a compra do artesanato “em um visitante que vai desfrutar de outros atrativos turísticos do município, como, por exemplo, o belo patrimônio histórico-cultural da cidade”.

Diversos festejos acontecem ao longo do ano em Resende Costa, como o pré-carnaval, a tradicional Semana Santa, a exposição agropecuária, a festa de Nossa Senhora da Penha, padroeira do município, e a festa de Nossa Senhora do Rosário/Congado. “A música é elemento bastante presente na formação cultural de Resende Costa. A banda Santa Cecília e a orquestra Mater Dei oferecem aulas de música para os cidadãos e realizam apresentações no município ao longo do ano.”

O município faz parte dos circuitos dos roteiros turísticos “Trilha dos Inconfidentes” e “Caminhos de São Tiago”.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário