“Desde criança tinha o desejo de me tornar um policial militar”

O tenente Marcos Augusto revelou ao JL a alegria de ter sido escolhido o novo comandante do Pelotão PM da cidade onde cresceu, conquistou uma legião de amigos e vive com sua família


André Eustáquio


fotoTenente Augusto, novo comandante do 3º Pelotão PM de Resende Costa (foto arquivo pessoal)

No dia 29 de dezembro de 2021, o tenente Marcos Augusto dos Reis, 45, natural de São Paulo (SP) e resende-costense desde criança, assumiu o comando do 3º Pelotão da 190ª CIA PM de Resende Costa. “Fiquei muito satisfeito ao receber o convite para ser comandante da Polícia Militar de Resende Costa”, conta o tenente Augusto, que, desde 2002, quando passou no concurso público CTSP (Curso Técnico em Segurança Pública) para o cargo de Soldado da Polícia Militar, vem construindo sólida carreira na corporação.

Em 20 anos de carreira na Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, Augusto trabalhou em Belo Horizonte, Ouro Preto, Mariana, Itabirito e São João del-Rei antes de assumir, como tenente, o comando da PM de Resende Costa. O tenente Augusto é também instrutor de tiro, formado pela Academia da Polícia Militar, em Belo Horizonte.

Nesta entrevista ao JL, o militar falou sobre os projetos que pretende desenvolver como comandante do 3º Pelotão de Resende Costa, que abrange também os municípios de Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e São Tiago.

 

Como começou sua carreira na Polícia Militar e o que o motivou a escolher essa profissão? No ano de 2002, passei no concurso público denominado CTSP (Curso Técnico em Segurança Pública) para o cargo de Soldado da Polícia Militar, que durou um ano e meio, na cidade de Belo Horizonte. Em 2005, passei em mais um concurso e me formei na Graduação de Sargento PM na EFAS (Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos) e, em 2018, obtive êxito no concurso interno denominado Curso de Habilitação de Oficiais de nível superior. Desde criança tinha o desejo de me tornar um policial militar, uma profissão árdua, porém muito gratificante.

 

Qual foi a sensação ao saber que havia sido escolhido para assumir o comando da PM da cidade onde você cresceu? Fiquei muito satisfeito ao receber o convite para ser comandante da Polícia Militar de Resende Costa, ainda mais por ter trabalhado em diversas cidades e ter conhecido outras realidades. Isso me trouxe muita experiência e amadureci profissionalmente.

 

Ser resende-costense pode tornar o seu trabalho mais difícil no comando do Pelotão? Por viver nessa maravilhosa cidade desde criança, conheço muitas pessoas e fiz muitos amigos. Isso facilita muito o meu trabalho. Por outro lado, sei perfeitamente diferenciar é o tratamento pessoal do profissional.

 

Quais são seus planos como comandante do Pelotão de Resende Costa? Manter Resende Costa com o título de cidade tranquila, pacata e boa para se viver; aproximar cada vez mais o cidadão de bem da Polícia Militar, conquistando a sua confiança. Hoje sabemos que o crime vem migrando dos grandes centros urbanos para as cidades pequenas do interior, e a população é a nossa principal aliada no combate a isso através das denúncias.

 

 

“Sabemos da importância do turismo para o desenvolvimento econômico da cidade. Os turistas, bem como toda a população, têm que se sentir bem seguros”

 

Podemos afirmar que Resende Costa é hoje uma cidade segura, tanto para os moradores locais quanto para os visitantes? Das cidades vizinhas de Resende Costa, somos o município com uma das menores taxas de crimes. Sei que muito trabalho tem que ser feito e muita coisa tem que ser melhorada, e vamos nos mobilizar para isso. Podem confiar.

 

Resende Costa recebe atualmente muitos turistas, devido especialmente ao artesanato. O que falta para garantir ainda mais segurança para a população local e os visitantes? Sabemos da importância do turismo para o desenvolvimento econômico da cidade. Os turistas, bem como toda a população, têm que se sentir bem seguros. A Polícia Militar trabalha diuturnamente para garantir segurança a todos. Reforçamos e intensificamos o patrulhamento de forma pontual a fim de que nenhum tipo de delito ocorra e possa macular a imagem da cidade.

 

Como a PM pode atuar e colaborar para a melhoria do trânsito em Resende Costa? O trânsito na cidade é municipalizado, ou seja, de responsabilidade do Poder Executivo Municipal (Prefeitura). Portanto, cabe a ele primar pelas sinalizações, pelo bom estado das vias etc. E isso vem sendo realizado de forma muito eficaz pela administração pública. No que diz respeito à Polícia Militar, cabe a fiscalização no trânsito, como em estacionamentos, verificar documentação obrigatória e possíveis crimes, como embriaguez ao volante, direção perigosa, o que também vem ocorrendo. Nosso principal gargalo no trânsito é na Avenida Alfredo Penido (Avenida dos Artesanatos), devido ao grande fluxo de veículos e turistas, mas nossos dirigentes municipais estão trabalhando nessa questão e, certamente, em breve esses problemas serão resolvidos. No entanto, a principal forma de superar essas barreiras é a EDUCAÇÃO no trânsito.

 

Como a PM vem atuando na zona rural do município? Temos a Patrulha Rural, que atua nas zonas rurais de Resende Costa, Coronel Xavier Chaves e Ritápolis. Os militares executam um brilhante trabalho junto aos proprietários de sítios e fazendas. Temos cadastradas mais de 900 propriedades rurais. Além disso, foram criados projetos comunitários, como o Rede de Fazendas Protegidas, Rede de Propriedades Rurais Protegidas e Rede de Povoados Protegidos. Sabemos das dificuldades e dos anseios dos proprietários rurais, por isso a nossa intenção e o nosso objetivo é garantir mais segurança à zona rural.

 

O que se espera da relação entre a Polícia Militar e o cidadão? A nossa principal aliada no combate à criminalidade é a população, precisamos trabalhar em prol dela. E o mais importante: temos que conquistar a confiança e o respeito dessa comunidade. Através das mais diversas formas de denúncias, a Polícia Militar consegue obter grande sucesso na prevenção de possíveis crimes. Sendo assim, solicito às pessoas que denunciem qualquer tipo de irregularidade através do telefone 190, do disque-denúncia número 181 ou pelo número de emergência (32) 99996-9120. O informante não precisa se identificar e a sua ligação será mantida em sigilo absoluto.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário