Documentário sobre tragédia de Brumadinho foi lançado em novembro na UFSJ


Cidades

Vitória Cristina*0

fotoA Jornalista Mariana Queiroz no local onde ocorreu o rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho. (Foto Douglas Magno)

No dia 29 de novembro, em São João del-Rei, no campus CTAN da UFSJ, aconteceu, às 19h, a exibição do documentário “Heróis da Lama”, de autoria da jornalista e repórter da GloboNews Mariana Queiroz. Logo em seguida, a jornalista proferiu uma palestra, através de videoconferência, sobre o documentário.

Mariana Queiroz revelou durante a palestra que, antes de produzir o documentário, estava nervosa, pois “sabia que tinha um desafio: mostrar o lado humano desses personagens (que trabalharam no desastre humano e ambiental resultante do rompimento da barragem de rejeitos de minério da Vale, em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte). Mas como conseguiria isso? Eles são tão bem treinados, precisam ser frios para trabalhar nessas situações. Depois de alguns dias de convívio, conhecendo os parentes, os amigos, acho que consegui o que tanto queria. Não só ouvimos as histórias de cinco bombeiros que trabalharam em Brumadinho, mas acima de tudo ouvimos profissionais que são pais, filhos, esposas que encararam a tragédia como se as vítimas fossem da própria família”, disse a jornalista.

 

O Documentário 

O documentário foi lançado no último dia 9 de novembro, no canal pago GloboNews. A tragédia, que ocorreu em janeiro de 2019, deixou um rastro de mais de 290 hectares de terras cobertos de lama e centenas de mortos.

“Heróis da Lama” fala sobre o trabalho exaustivo do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais durante o resgate às vítimas do rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Vale, em Brumadinho.

O lançamento do documentário no Campus Tancredo Neves (CTAN) da UFSJ aconteceu graças ao empenho da professora Filomena Bomfim, coordenadora do curso de Comunicação Social – Jornalismo, que tem como objetivo trazer profissionais da comunicação para orientar seus alunos.

 

*Aluna de Comunicação Social – Jornalismo da UFSJ, estagiária no Jornal das Lajes.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário