Dois goleiros do Núcleo S. Tiago disputam Sub-13 pelo Athletic


Esporte

José Venâncio de Resende0

Crianças em atividade no Núcleo (fotos enviadas pelo entrevistado)

O primeiro Núcleo Oficial do Esquadrão de Aço do Campo das Vertentes, com o objetivo de proporcionar oportunidades estruturadas para crianças e jovens praticarem futebol, surgiu em São Tiago, fruto de parceria entre o Athletic Club e a Prefeitura Municipal. “A parceria está em andamento desde outubro de 2022, como parte dos esforços do Athletic Club para expandir seu impacto na região”, diz o diretor de futebol do clube são-joanense Fabio Mineiro.

O Núcleo de São Tiago opera como um programa de desenvolvimento esportivo estruturado, explica Mineiro. São cerca de 300 crianças atendidas nas aulas, totalmente gratuitas, número que “reflete o compromisso de oferecer oportunidades significativas para um amplo grupo de jovens na região”. Os participantes contam com treinamento especializado, seguindo a metodologia do Athletic Club. Além disso, eles participam de atividades, torneios e amistosos com outras equipes de núcleos vizinhos. “A parceria visa proporcionar um ambiente propício para o desenvolvimento das habilidades dos participantes, contando com o suporte técnico do Athletic Club.”

Para isso, o Núcleo de São Tiago conta com infraestrutura adequada para oferecer treinamento especializado, acrescenta Mineiro. As aulas são ministradas por profissionais locais de São Tiago, que recebem apoio e treinamento especializado da equipe do Athletic Club. “Esta estrutura é projetada para proporcionar um ambiente propício ao desenvolvimento esportivo das crianças e jovens envolvidos. A parceria utiliza os dois campos mais tradicionais da cidade, o Cruzeiro e o Tupinambás.”

 

Revelações

O Núcleo de São Tiago já apresentou resultados positivos na identificação e no desenvolvimento de talentos locais, conta Mineiro. “Jovens atletas de São Tiago, identificados no Núcleo, já compõem equipes oficiais de competição do Athletic Club.”São os casos de dois goleiros identificados no núcleoque já integram a equipe Sub-13 do Athletic, inclusive participando do Campeonato Mineiro da categoria, competindo contra os maiores times do Estado. São eles Gabriel Maria César de Lima e Igor Benício Melo Teixeira. “Isso evidencia o sucesso da parceria na identificação e promoção de talentos locais”, comemora Mineiro.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário