Domingo de música em Jacarandira

Lira São Sebastião promove XIII Encontro de Bandas de Jacarandira


Cultura

André Eustáquio0

Desfile do bandão na Praça Dr. Costa Pinto

O belo e bucólico distrito de Jacarandira, município de Resende Costa (MG), sediou no domingo, 15 de outubro, o XIII Encontro de Bandas de Jacarandira. O evento foi organizado pela banda de música do distrito, Lira São Sebastião. Ao todo, seis corporações musicais participaram do encontro: Jacarandira, Resende Costa, Pitangui, Passa Tempo, Candeias e Desterro de Entre Rios.

Por volta das 9h, as bandas começaram a chegar na Praça Dr. Costa Pinto e foram acolhidas com um farto e delicioso café da manhã no Centro Comunitário. Um caloroso bate papo entre os músicos antecedeu o desfile individual das bandas, que se dirigiram até a quadra de esportes, onde aconteceram as primeiras apresentações. Nos arredores da praça, em cima do coreto e nas imediações da quadra de esportes, o público se contagiava e aplaudia as bandas.

Após as apresentações individuais, o maestro da Lira São Sebastião, Gerson Edinilson dos Santos, convocou todos os músicos para a formação do tradicional Bandão. O grande desfile das bandas é o momento mais esperado pelo público. Os músicos se perfilaram diante das bandeiras do Brasil, Minas Gerais e Resende Costa para a execução do Hino Nacional Brasileiro, sob a regência do maestro da Banda Municipal Santa Cecília, de Resende Costa, Luiz Carlos Martins Júnior. O Bandão desfilou na Praça Dr. Costa Pinto tocando os conhecidos dobrados “Capitão Caçula” e “Dois Corações”.

Na segunda parte da programação, após uma pausa para o almoço, aconteceram as apresentações individuais. Cada banda tocou quatro músicas e, na rodada final, os maestros receberam troféu e medalha de participação no XIII Encontro de Bandas de Jacarandira.

 Convivência

Os músicos das corporações musicais, tanto os mais velhos quanto os jovens que estão iniciando, esperam com muito entusiasmo pelos encontros de banda nas cidades da região. Trata-se de um momento especial de amizade, de partilha de experiências e de curtição da arte que une e encanta a todos que participam: a música. “Um evento como esse é importante porque os músicos se veem, trocam experiências, as bandas partilham repertórios, veem como cada uma toca e fazem amizade também. A banda de Jacarandira, por exemplo, que promove esse evento, é uma banda grande se comparada ao tamanho do distrito. A sensação que tenho é que todas as famílias de Jacarandira estão representadas na banda. As bandas das cidades vizinhas quando vêm aqui com certeza admiram esse fato”, disse Edésio de Lara Melo, presidente da amiRCo (Associação de Amigos da Cultura de Resende Costa) e professor do Departamento de Música da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Cícero Resende Chaves, presidente da ASSETURC (Associação Empresarial e Turística de Resende Costa) e futuro secretário municipal de Cultura e Turismo também destacou o encontro como momento singular de convivência: “O que mais me chamou a atenção desde o início é o convívio que se dá não somente entre as bandas, mas entre os músicos de uma mesma banda. Nós estamos vendo um convívio intermunicipal entre as bandas. E o convívio é muito importante para o ser humano, pois trata-se de um sentimento de pertencimento. Neste caso, um pertencimento ligado à música, que passa de geração em geração”.

 Aprendizado

Além de estreitar a amizade e a convivência entre os músicos, o encontro de bandas é uma excelente oportunidade para as bandas se conhecerem melhor e observar os diferentes estilos na busca do aprimoramento técnico. “São seis bandas que estão participando desse encontro. É fácil perceber que cada uma tem uma maneira própria de tocar, uma sonoridade específica, um jeito de fazer música. Isso mostra a diversidade da região, de repertório e de técnica. Acho o encontro importante por causa disso. É preciso que uma banda veja a outra trabalhando, que dialoguem uma com a outra no intuito de evoluir. Um evento como esse obriga cada banda a ter um desempenho melhor, no intuito de se preparar para a festa. E isso se reverte para o próprio o grupo, ou seja, na medida em que eu ensaio e preparo músicas novas, estou contribuindo para a evolução e para o crescimento artístico do grupo”, frisou o professor de música e maestro Edésio Lara.

 Lira São Sebastião

A anfitriã do XIII Encontro de Bandas de Jacarandira vem encantando o público onde se apresenta. A Lira São Sebastião foi criada em meados da década de 70 e, desde lá, forma gerações de músicos que se renovam, superando desafios, motivados pela arte de fazer música. Atualmente, a banda possui 27 integrantes entre adultos, jovens e crianças. O repertório é eclético e contempla dos tradicionais dobrados aos clássicos da música sertaneja.

Uma das características da Lira São Sebastião é a versatilidade. Durante as apresentações da banda, a plateia não raro é surpreendida pela performance dos músicos que, em meio a execução de uma música sertaneja, como os clássicos “Chico Mineiro” e “Chalana”, alguns integrantes do conjunto deixam seus instrumentos e, sob o sinal do maestro, começam a cantar. Os aplausos da plateia são efusivos, coroando o talento dos músicos e o belíssimo trabalho desenvolvido pelo maestro Gerson Edinilson dos Santos, discípulo do saudoso e inesquecível maestro Geraldo Nery Gouveia, um dos fundadores da Lira São Sebastião e regente da corporação durante longos anos.

O maestro Edinilson Santos destacou a importância do encontro de bandas para a Lira São Sebastião e para o distrito de Jacarandira: “Para a comunidade é um prazer imenso receber todas essas bandas de música aqui. Nossa comunidade é pequena, mas tem o coração grande. Agora, para os músicos, especialmente os mais jovens, o evento os incentiva a participar da banda”. O maestro lamentou a dificuldade de manter o grupo, uma vez que muitos jovens músicos necessitam deixar a comunidade a fim de estudar e trabalhar em outros lugares. “Apesar dessas dificuldades, a gente ensina os jovens, procurando incentivar as crianças para ir mantendo a banda”, conclui Edinilson Santos.

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário