Eleições para órgãos colegiados de prefeituras na região das Vertentes

Os planos do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes para 2023.


Política

José Venâncio de Resende0

A nova diretoria executiva e o conselho fiscal da Amver.

Mudança de ano é época de eleições em órgãos colegiados de prefeituras na região dos Campos das Vertentes. É o caso do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes que ganhou novo presidente: o prefeito em exercício de Resende Costa, Lucas Paulo de Assis Vale. Na eleição, em 14 de dezembro, foi escolhido como vice o prefeito José Antônio Alves Donato, de Santa Bárbara do Tugúrio. Além deles, compõem a nova diretoria executiva para o biênio 2023/2024: Márcio Antônio Pinheiro, prefeito de Dores de Campos (2º vice-presidente); Higino Zacarias de Souza, de Ritápolis (1º secretário); e Fúvio Olímpio de Oliveira Pinto, de Coronel Xavier Chaves (2º secretário). 

Lucas Vale avaliou como uma “grande conquista” para Resende Costa assumir a presidência Trilha dos Inconfidentes, que congrega 26 municípios, num momento de grande dinamismo da região. “Sabemos que nossa cidade é forte do ponto de vista turístico, mas temos muito o que avançar; e tenho certeza que esse casamento dará muitos frutos para a nossa cidade e para a nossa região, visto que este é um trabalho regional.”

A eleição mais recente aconteceu no dia 13 de janeiro na sede da Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes (AMVER), em São João del-Rei. Durante a assembleia geral, foram eleitos e tomaram posse a nova diretoria executiva e o novo conselho fiscal da entidade para o exercício de 2023. A diretoria executiva é encabeçada pelo presidente Osmar de Oliveira (prefeito de Madre de Deus de Minas), tendo como vice-presidentes Mauro César de Oliveira (Alfredo Vasconcelos) e Fúvio Pinto (Coronel Xavier Chaves). O conselho fiscal é formado por Léster Resende Dantas Junior (Prados); Nilzio Barbosa (Tiradentes); e Lucas Vale (Resende Costa). Os suplentes são Wagner Almeida (Santa Cruz de Minas); Heitor Guedes (Conceição da Barra de Minas); e Alexandre Vivas (São Tiago). 

Também o Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes (CIGEDAS) está de direção nova. A chapa eleita, em 14 de dezembro, é presidida por Higino Zacarias, prefeito de Ritápolis, tendo Lucas Vale vice-presidente. A assembleia geral dos municípios consorciados escolheu ainda o conselho fiscal: José Heitor Guimarães de Carvalho, prefeito de Nazareno (1º efetivo); Léster Júnior, prefeito de Prados (2º efetivo); Ronald Pereira Dutra, prefeito de Lagoa Dourada (3º efetivo); Alexandre Nonato Almeida Vivas, prefeito de São Tiago (1º suplente); Fúvio Pinto, prefeito de Coronel Xavier Chaves (2º suplente); e Heitor Sebastião Guedes, prefeito de Conceição da Barra de Minas (3º suplente). 

No Consórcio Intermunicipal de Saúde das Vertentes (CISVER), o prefeito de Conceição da Barra de Minas, Heitor Guedes, foi escolhido presidente para o biênio 2023-2024. A chapa eleita é composta pelo prefeito de Prados, Léster Júnior, como vice-presidente. 

A nova direção assume com uma boa notícia: o Governo de Minas acaba de repassar R$ 1,2 milhão para o Cisver, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde. O recurso faz parte do “Transporta SUS”, devendo propiciar a compra de três micro-ônibus a serem utilizados no atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que necessitam realizar consultas e exames fora do domicílio. 

Lucas Vale considera muito importante a presença de Resende Costa em associações e consórcios regionais, pois “fortalece o município, ajuda nas demandas e traz resultado positivo para a população”. Ele cita como exemplo o atendimento do Cisver, que reúne 16 municípios e desenvolve ações conjuntas e serviços especializados na área da saúde. 

Planos da Trilha  

O gestor da Trilha dos Inconfidentes, Marcus Januário, anunciou o fortalecimento, em 2023, dos quatro programas do circuito: Raízes da Marcha, Rota das Estações, Rota do Queijo Vertentes e Caminhos de São Tiago. Também citou a implantação do programa de sinalização turística em todo o Circuito, bem como a busca por mais recursos através dos editais que serão lançados pelos governos Federal e Estadual. “2023 será também um ano de atualização do Mapa do Turismo e Certificação do Circuito junto aos governos Federal e Estadual.” 

Também estão sendo programados “grandes eventos para o turismo rural, gastronômico e de artesanato”. Segundo Januário, serão realizados dois eventos de qualificação de grande porte para gestores municipais, empresários e legislativo, “além de acompanhar os processos de ICMS Turismo e de Patrimônio cultural das nossas cidades”.

Num balanço de 2022, o gestor do Circuito considera que foi “um ano de muito trabalho para a Trilha”. Além dos desafios das ações de marketing e de promoção, “lançamos dois novos roteiros e fizemos mais material para os outros, integrando com isso todas as 26 cidades, fazendo com que cada cidade participe de pelo menos duas rotas”. 

Ele destacou o trabalho em conjunto com os secretários de cultura e turismo na atualização dos 26 planos municipais de turismo, bem como as ações de qualificação para o trade turístico, como o fórum de turismo em parceria com o Sebrae. Januário citou ainda o trabalho da cozinha mineira em parceria com o Senac no “projeto primórdios da cozinha mineira, que resgata a história gastronômica de cada cidade em um estudo bem detalhado da nossa origem gastronômica”. 

Já em parceria com a Emater, está sendo desenvolvido “um dos maiores programas de turismo rural em Minas, que é a Rota do Queijo Vertentes”, destacou Januário. A Feira Experiência da Trilha Rural acontece semestralmente na sede do Circuito na Estação Chagas Dória, “com 40 estandes feitos especialmente para mostrar todo potencial gastronômico rural e nosso artesanato, valorizando cada cidade do Circuito”. No ano passado, todas as cidades da Trilha foram habilitadas a receber o ICMS Turismo e entraram no Mapa do Turismo nacional.

Texto atualizado em 24/01/2023

.


 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário