E.M. Paula Assis promove encontro de conhecimento

Alunos exibem inovação e educação além das salas de aulas


Educação

Vanuza Resende0

fotoA Feira levou os pais à escola

No último dia 22 de setembro, a Escola Municipal Paula Assis, localizada no povoado do Ribeirão, zona rural de Resende Costa, realizou um evento memorável que destacou a importância da educação além da sala de aula. A Feira de Conhecimentos e Ciências apresentou trabalhos interdisciplinares que envolveram alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

De acordo com a diretora da Escola, Virgínia Daher de Oliveira Coelho, a ideia foi promover um ambiente no qual a interdisciplinaridade, o trabalho em grupo e temas pertinentes à realidade fossem celebrados. Cada turma teve a oportunidade de explorar uma temática significativa, promovendo a conscientização e o compartilhamento de conhecimentos.

Na Educação Infantil e Anos Iniciais, foi abordado o tema “Ser diferente é legal e eu respeito!”, incentivando o respeito à diversidade desde cedo e a valorização disso. Nos 6ºs anos, a reflexão sobre “Heróis, quem são?” inspirou os estudantes a compreenderem diferentes facetas da heroína humana. Já nos 7ºs anos, o tema “Comer bem faz bem!” abordou uma visão crítica sobre hábitos alimentares saudáveis. Para os 8ºs anos, a viagem pela arte foi o foco, enquanto os 9ºs anos exploraram a relevância da convivência.

No Ensino Médio, a ênfase foi nas ciências. A Feira de Ciências permitiu que os grupos escolhessem entre as áreas de Física, Química e Biologia. Cada professor assumiu a coordenação de uma turma, garantindo uma participação ampla e entusiasmada dos estudantes. A diretora da escola expressou sua satisfação com o evento: “Os alunos amam participar. É um modo de ver o conteúdo sendo colocado em prática fora dos materiais didáticos. Na Feira de Ciências, as experiências comprovam o que o professor explica o ano todo”, diz Virgínia Daher.

Os visitantes também tiveram a oportunidade de presenciar o entusiasmo e o empenho dos alunos em seus respectivos temas, com muitos se tornando verdadeiros professores, explicando os experimentos de forma clara e apaixonada. Daiane Chrisley da Silva Resende, mãe do aluno Rafael Eduardo de Resende, do 6º ano, compartilhou sua impressão sobre o evento. “Os alunos pontuaram temas interessantes e importantes, cada um dentro da sua disciplina e conteúdo. Percebi os alunos muito animados e preparados. A E.M. Paula Assis oferece possibilidades de aquisição do conhecimento e muita disposição para integrar escola e comunidade, e isso é muito satisfatório”, disse.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário