Emprego com carteira assinada cresceu em São João del-Rei, no mês de março


Economia

José Venâncio de Resende0

Na contramão do que aconteceu no país, o emprego formal cresceu em São João del-Rei no mês de março. Foram 54 novos postos de trabalho criados, de acordo com as últimas estatísticas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho.

Com isso, o primeiro trimestre do ano registrou acréscimo de 49 novos empregos, de acordo com o economista Aluizio Antônio de Barros, professor aposentado do Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). “No mesmo período do ano passado, o número foi negativo, o que significou fechamento de vagas de emprego.”

Esses números representam saldo de admissões menos demissões. Nos primeiros três meses do corrente ano, houve 1621 contratações e 1572 demissões no mercado de trabalho formal, isto é, emprego com carteira assinada.

O setor que mais gerou emprego foi o de serviços (125), principalmente no ensino (44) e serviços de alojamento e alimentação (41). O setor da economia que mais demitiu foi o comércio, que fechou 109 vagas no periodo de janeiro a março. A indústria de transformação teve resultado positivo (19) com destaque para metalurgia que aumentou 29 empregos.

Após a maior recessão da nossa história (2015-2016), a economia vem se recuperando lentamente, observa Barros. “O mercado de trabalho regional reflete o cenário nacional. Os números deste início do ano em São João del-Rei estão melhores que no ano passado. Por isso estou otimista no que diz respeito aos rumos da economia.”

Os números de empregos perdidos e criados em São João del-Rei nos últimos anos foram os seguintes: em 2015, menos 417; em 2016, menos 379; em 2017, mais 308 e em 2018, 202 empregos

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário