Equipe “Novo Amanhecer” lança calendário do Circuito RTR de 2020

Circuito será realizado em seis cidades e inclui uma ultramaratona de 70km


Esporte

Vanuza Resende0

Em uma apresentação na Câmara Municipal de Resende Costa, a equipe divulgou o calendário e a nova identidade_visual.Além de uma retrospectiva de 2019. Foto - Divulgação

Os resende-costenses já se acostumaram com o grande número de atletas correndo, seja para competir ou apenas para treinos nas ruas da cidade. O atletismo caiu no gosto das pessoas e é uma modalidade que não apresenta nenhuma, ou quase nenhuma, restrição para quem deseja começar a praticar uma atividade física. Para efeito de comparação, em 2009 a Equipe de Resende Costa “Novo Amanhecer” tinha apenas quatro integrantes. Após uma década de fundação, já são 80 atletas, com a presença de moradores de Ritápolis, Coronel Xavier Chaves, Lagoa Dourada e Prados.

Das ruas, a equipe começou a desbravar as paisagens das montanhas e das estradas de terra, encontrar uma nova atmosfera e desafios até então desconhecidos. Motivou ainda a criação de um grupo para a prática de corridas em trilha: o RTR – Resende Trail Run. De acordo com um dos fundadores do grupo “Novo Amanhecer” e do RTR, Luiz Nei Resende, durante as corridas o contato com a natureza é um dos grandes diferenciais da modalidade.

Em 2019, municípios da região participaram do circuito. “Criamos um ranking neste ano, com cinco cidades, sendo uma etapa em cada: Barroso, Lagoa Dourada, Ritápolis, Resende Costa e Coronel Xavier Chaves. Com três percursos: o curto de 6 a 8 km, o médio de 12 a 14 km e o longo de 20 a 22 km”, conta Luiz. Ele ainda acrescenta que participaram cerca de 300 atletas em cada etapa, com premiação para os melhores na última etapa.

 

Lançamento do RTR 2020 

No último dia 29 de novembro, a equipe participou do lançamento das etapas do Circuito RTR 2020. O evento oficial foi realizado na Câmara Municipal de Resende Costa com a presença de autoridades e membros da equipe “Novo Amanhecer”.

O sucesso desse tipo de corrida fez com que em 2020 fossem criadas mais duas etapas novas, conforme explica Luiz Nei: “Para 2020, serão sete etapas com o mesmo sistema de três percursos: curto, médio e longo. A diferença é que o longo passará para a média de 23 a 25 quilômetros. Haverá um ranking com as pontuações, os melhores vão ser premiados com troféus no final das etapas. A premiação vai se estender aos cinco melhores de cada distância, masculino e feminino, além do primeiro de cada faixa”. Além da premiação final, haverá também premiação em cada corrida. A expectativa é que o nível de participação seja mantido e as provas continuem recebendo cerca de 300 atletas por etapa.

Com o slogan “Desperte o guerreiro que existe dentro de você”, o circuito e o ranking RTR de 2020 começarão no dia 02 de fevereiro em Tiradentes – novidade no circuito. Barroso receberá os atletas no dia 08 de março; Barbacena – outra cidade incluída no circuito – no dia 12 de abril, São Tiago receberá as provas no dia 03 de maio; Lagoa Dourada encerrará o primeiro semestre com provas no dia 07 de junho. Resende Costa receberá as corridas do RTR no dia 05 de julho e Coronel Xavier Chaves, a última etapa dos percursos tradicionais no dia 06 de setembro.

Para encerrar o circuito, o grande desafio acontecerá em Resende Costa no dia 15 de novembro. A cidade sediará a Ultra RTR com um percurso de 70 km e maratonas de 42 km. Luiz Nei explica que nessa etapa os atletas poderão disputar sozinhos ou em duplas. “Para encerrar o circuito em 2020, faremos nossa primeira ultramaratona, com percurso de 70 quilômetros, e nossa maratona de 42 quilômetros. Nós já estávamos planejando esse percurso e estamos pensando em fazer um outro, de oito quilômetros. Nesse caso, os atletas vão dando voltas até completar a quilometragem. Nessa etapa, poderão ser feitos revezamentos. Atletas podem escolher o seu parceiro ou parceira e cada um correr uma volta, até que o percurso total seja completado”, explica o organizador.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário