Escolas de Resende Costa receberam especialista para bate-papo com pais e alunos


Educação

Emanuelle Ribeiro0

Tatiane em conversa com alunos da Escola Estadual Assis Resende

Em julho e agosto, a psicóloga Tatiane Maria Silva ministrou palestras no CMEI Aquarela e na Escola Estadual Assis Resende. Foram abordados temas para os pais e para os alunos das respectivas instituições de ensino. Segundo Tatiane, o espaço de escuta e troca de conhecimento com o jovem possibilita que o mesmo coloque em pauta aquilo que entende sobre si, o mundo e o seu futuro.

No dia 8 de julho, o Centro Municipal de Educação Infantil convidou a especialista no atendimento de crianças, adolescentes e famílias para um bate-papo com os pais dos alunos, no Teatro Municipal. Segundo a diretora da instituição, Sandra Vale, o objetivo foi esclarecer aos pais as melhores formas de lidar com problemas cotidianos da vida dos pequenos. “A palestrante explicou muito bem as formas mais corretas de os pais lidarem com as dúvidas e os diferentes comportamentos dos filhos. Ressaltou a importância de controlar a permissividade e impor limites às crianças. Os pais que participaram ficaram muito satisfeitos e já pediram para fazermos uma nova palestra com a Tatiane a fim de tratar de outros assuntos por eles solicitados. Houve uma troca de experiências muito grande e as explicações da psicóloga foram valiosas para o processo de desenvolvimento das crianças”, declarou Sandra.

A palestra intitulada "Os diversos estilos de pais" abordou as implicações de tais estilos em cada fase na vida dos filhos. Para Tatiane Silva, o trabalho com os pais é prioritário: “Não existe mudança possível de comportamento na vida de uma criança que não passe antes por uma mudança no estilo dos pais. É necessário que os pais compreendam que seus filhos aprendem fortemente pelo modelo que os mesmos apresentam a eles e não por instruções carregadas de ameaças ou castigos”. A palestra buscou elucidar, por meio de casos clínicos infantis, as principais demandas de cada fase da criança e como os pais podem agir diante de tais circunstâncias. “Foi importante trazer à realidade dos pais o quanto eles precisam se implicar como verdadeiros modelos de coerência entre o que eles falam e fazem”, acrescentou a profissional. 

“A educação de qualidade que almejamos deve ser preventiva e não corretiva e o mais importante para o bom desempenho de um aluno é ter uma parceria entre família e escola e esta é a prioridade do CMEI Aquarela”, concluiu Sandra Vale.

Já no dia 15 de agosto, a psicóloga palestrou sobre "Projeto de Vida", tendo como base a Orientação Profissional, com alunos da Escola Estadual Assis Resende. De acordo com a diretora Andrea Lima, a palestra partiu da iniciativa dos professores da disciplina “Diversidade, Inclusão e Mercado de Trabalho”, ministrada para o turno da noite, que tem carga horária diferenciada. “Os professores Elisabete Maia, Eunice Resende, Flávia Barros, Nelma Resende, Rogério Santos e Sirleia Resende decidiram motivar os alunos para a vocação profissional. O principal interesse está na motivação para que os jovens busquem sua realização profissional, estando atentos para seus direitos, para a inclusão e a necessidade da diversidade no mercado de trabalho”, contou Andrea.

Conforme a psicóloga, a fase de desenvolvimento entre 15 e 18 anos implica muitas mudanças: “Na perspectiva do vestibulando, o que se passa se refere à pressão das diversas demandas do mundo do trabalho, da escolha da profissão, do olhar da família e da expectativa dele próprio sobre se vai dar conta de elaborar tudo isso ou não. Estamos falando de uma fase que é caracterizada por muitos como uma fase de ‘aborrecência’. Adjetivo este que não contribui em nada para aquilo que o jovem mais anseia nesta fase: identificação com o mundo, consigo e com o outro. A palestra buscou ouvi-los e aceita-los primeiramente em sua condição de jovens que estão na busca de uma escolha e seguiu levando a reflexão sobre a importância do autoconhecimento como chave para uma escolha mais segura e efetiva. Estaremos sempre diante de escolhas e é necessário fazermos disso um processo natural da vida de todo ser humano”, explicou Tatiane. 

Andrea destacou que os alunos se empolgaram bastante com o momento: “Foi um prazer receber a psicóloga Tatiane, pois ela é um exemplo de aluna do Assis Resende que buscou sua realização profissional. Para a escola, é sempre importante buscar palestras ou atividades e projetos diferenciados para os alunos. Eles precisam ser motivados para se afirmarem como cidadãos e como futuros profissionais. Eles souberam, pelos ensinamentos da especialista, a importância de se eleger metas, critérios para sua busca e, principalmente, se esforçarem muito nessa busca”.   

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário