Ex-prefeito Adilson Resende concorre à prefeitura de Resende Costa pelo Partido dos Trabalhadores


André Eustáquio/Vanuza Resende


Adilson Resende e Ângelo Márcio (foto arquivo Partido dos Trabalhadores)

O Partido dos Trabalhadores já esteve à frente do município de Resende Costa em duas administrações, com o médico Luiz Antônio Pinto (1993-1996) e, entre 2009 e 2012 com o empresário Adilson Avelino de Resende. Um dos mais importantes líderes do PT de Resende Costa, Adilson, 60 anos, tenta uma nova eleição para o Executivo Municipal, acompanhado do vereador Ângelo Márcio, seu vice na coligação “Resende Costa Solidária e Popular”, formada pelo PT e pelo Avante.

Empresário de destaque com mais de trinta e seis anos de atuação em Resende Costa no ramo de supermercados e transporte, Adilson Resende é católico, casado, pai de três filhos e possui duas netas. Nesta entrevista ao JL, o candidato do PT, que, além de ex-prefeito foi também vereador na legislatura de 2001 a 2004, avalia o cenário político eleitoral em tempos de pandemia e fala dos seus projetos para Resende Costa.

O senhor foi prefeito, vereador e já disputou diversas eleições em Resende Costa. O que o motiva a entrar novamente na disputa para a prefeitura de Resende Costa? Fui prefeito de 2009 a 2012, posso afirmar que fiz ou iniciei obras importantíssimas para o povo, seja no saneamento básico ou na moradia popular. Sempre levei em consideração as legítimas necessidades do povo e, não tenho dúvidas, a saúde e a educação estão sempre em primeiro lugar. O que me motiva a disputar novamente é a necessidade premente que Resende Costa tem, no pós-pandemia, de implementar programas de recuperação econômica, gerando emprego e renda. Mas isso tem que estar vinculado à prioridade absoluta em saúde e educação. 

Assim como outros grandes partidos, o PT vem passando por um momento de crise, sobretudo em nível nacional. Em sua opinião, isso pode influenciar nas eleições municipais? O PT tem quarenta anos de atuação nacional. Atualmente, governa três estados e muitas cidades, tem a maior bancada federal, tem milhões de filiados e militantes, portanto é um sujeito histórico importante na construção de uma nação para todos. Lembrando que partido que não tem crise é só em regimes totalitários, porque nesses não existem partidos, existe partido único controlado pelo Estado. Além do mais, em eleição municipal discutimos os problemas locais, aqueles que atingem diretamente a vida das pessoas.

Historicamente o PT sempre apresentou propostas para o meio ambiente, educação, cultura e assistência social. Quais são seus projetos para esses setores tão importantes para o desenvolvimento do município? Meio ambiente: revitalização da Capoeira Nossa Senhora da Penha; retomada e ampliação da Coleta Seletiva como geradora de trabalho e renda. Educação: manter as escolas com os atuais níveis de ensino; diálogo com os professores;  melhorias do plano de cargos e carreira do  magistério; cursos de formação continuada; regulamentação imediata da eleição de diretor de escola; oferecer serviços de psicologia e serviço social na rede pública municipal de educação básica; melhorar as séries iniciais com cursos de aperfeiçoamento de alfabetização; professor recuperador para as crianças com dificuldade de aprendizagem; gratuidade do transporte de universitários e de cursos técnicos para São João del-Rei, com contrapartida social. Cultura: fortalecimento da cultura popular tradicional de nosso município; parceria com a UFSJ, IF Sudeste MG e outras instituições para projetos culturais; retomada do Carnaval Popular; incentivo a todas as entidades culturais para manutenção e desenvolvimento de suas atividades; criar e/ou regulamentar o Plano Municipal de Cultura e Plano Municipal de Turismo em parcerias com entidades e apoio integral aos artistas; garantia de prevenção e promoção do patrimônio cultural; ensino de Artes e Música em parceria com associações musicais e artísticas.  Assistência social: construção de 100 casas populares; programa Renda Mínima; criação de empregos temporários para cidadãos de baixa renda na prestação de serviços para o espaço público.

O PT é oposição ao atual mandato do prefeito Aurélio Suenes. Quais são as novas propostas que o senhor pretende apresentar ao eleitor de Resende Costa? Nossos vereadores atuaram no estrito cumprimento da lei. Propostas do Executivo que estavam de acordo com a lei e com as demandas da comunidade tiveram o apoio e o voto de nossa bancada. Agora, projetos que não eram de interesses da comunidade, como, por exemplo, retirada de recursos de comunidades rurais e de associações, prejuízo aos servidores públicos, foram objeto de questionamentos por parte de nossos vereadores, principalmente do vereador Ângelo, que é o meu vice em nossa chapa.

Quem assumir a prefeitura em 2021 vai entrar em um período recente marcado por graves consequências da pandemia de Covid-19. Em um cenário pós-pandemia, sobretudo com os cofres públicos sofrendo com os cortes, se for eleito como o senhor pretende iniciar sua gestão? Priorizando saúde, educação e assistência social. Obras, somente aquelas absolutamente necessárias e, com preferências, aquelas de emendas parlamentares. Então, vamos começar adotando políticas públicas solidárias e populares. 

A economia de Resende Costa é movida pelo comércio, sobretudo pelo artesanato e pelo turismo que é aquecido justamente por esse setor. Quais são seus planos para o turismo e o artesanato? Apoiar com a divulgação e a manutenção da festa do artesanato.

A sociedade brasileira vem assistindo a episódios preocupantes de agressão a instituições que sustentam a nossa democracia, como o Judiciário, o Legislativo e a imprensa. Se eleito, como o senhor pretende dialogar com os outros poderes e com a imprensa no município de Resende Costa? Com certeza absoluta, vamos dialogar sempre. Consideramos o diálogo entre os poderes constituídos e com a imprensa valores fundamentais de uma sociedade democrática.

Nas eleições de 2016, Resende Costa teve um percentual de 2,71% de votos brancos; 6,04% nulos e 14,87% de abstenções na votação para prefeito. Há algum tempo, os brasileiros manifestam certa descrença com a política em virtude, sobretudo, do cenário político nacional. Como o senhor pretende conquistar o apoio daqueles eleitores que estão indecisos e ao mesmo tempo descrentes com a política? Não só em Resende Costa, isso acontece no mundo todo. Acho que é próprio das democracias, sempre vai existir um percentual que não quer participar das eleições, sendo que as razões que usam para justificar essas atitudes são muitas. O que importa é apresentar nossas propostas para todos porque sempre vai existir uma maioria absoluta interessada nas decisões políticas da sua cidade, do seu estado, do seu país.

Como considera os servidores públicos, sabendo que sem eles não é possível administrar? Qual a relação que pretende ter com eles e como planeja formar a sua rede de secretariado? Das grandes conquistas da Constituição de 1988, destaco: o acesso ao serviço público por concurso; a estabilidade do servidor e os planos de cargos, carreira e salário, quesitos fundamentais para a construção de uma burocracia profissional e competente. Sem isso, a memória e a continuidade da administração ficam extremamente prejudicadas, o que afeta a qualidade dos serviços públicos. Sem esses profissionais de carreira, digo que é impossível governar. Seria um Deus nos acuda se todo governante trocar, a bel prazer, os servidores públicos sempre que os interesses partidários falarem mais alto, se não tiver freios, falam, né? Por isso, o concurso, a estabilidade. Conheço os servidores públicos da administração municipal e posso afirmar que são competentes e comprometidos com a missão deles, que é servir ao povo. Assim, a mesma coisa digo para os servidores das atividades fins, como os da saúde, da educação, do transporte, das obras, da assistência social e dos serviços públicos em geral. Livre nomeação só para os cargos de secretários e assessores; para os demais, concurso público. Minha relação com eles foi e sempre será de valorização, seja de salários, capacitação, respeito à carreira. Enfim, vamos ter uma relação respeitosa e democrática com o funcionalismo público, valorizando-o na garantia de direitos básicos, como plano de saúde e salário digno.

Em sua opinião, quais são os principais desafios a serem enfrentados pelo novo prefeito municipal de Resende Costa que será eleito no próximo dia 15 de novembro? São muitos. Destaco duas propostas para a saúde: municipalização dos serviços de emergência em acordo com o Hospital Nossa Senhora do Rosário e criação do Centro Municipal de Fisioterapia. Além disso, claro, com prioridade na realização de exames complementares e garantia de abastecimento de remédios na farmácia pública.

Nas últimas duas eleições, o senhor disputou apenas com um outro candidato, o atual prefeito Aurélio Suenes. Dessa vez, na corrida eleitoral à prefeitura de Resende Costa há três candidatos pleiteando o cargo de prefeito. Como o senhor avalia a disputa pelo mais alto cargo do Executivo Municipal, levando em consideração que nestas eleições haverá uma campanha eleitoral atípica devido à pandemia? Não me importo com o número de candidatos. Apresento minhas propostas para o povo e acho que tenho boas condições de fazer uma administração solidária e popular. É atípica mesmo, acho que todos estamos aprendendo com isso, principalmente em usar mais a internet. Faremos a campanha de rua, sem aglomeração, respeitando as normas sanitárias, vamos fazer as visitas para pedir o voto e peço o seu voto.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário