Festival da Cereja de Resende, de volta em dois fins de semana


Economia

José Venâncio de Resende0

Resende, a Capital da Cereja (fonte: Foto Ideal).

As cerejas vão ser recebidas em festa nos próximos dias 28-29 de maio e 4-5 de junho, na cidade de Resende, às margens do Douro no norte de Portugal. No XX Festival da Cereja, mais de 100 produtores vão disponibilizar este precioso fruto a preços especiais. 

Nos dois fins de semana, para além de cereja, os visitantes poderão contar com animação de rua e apresentação musical itinerante, bem como programação infantil com diversas atividades e muita diversão. Também a venda de produtos locais, como artesanato, vinhos, licores, compotas e as cavacas de Resende, também vai estar ao dispor de quem visita a cidade. 

No dia 28 de maio, o programa “Aqui Portugal” da RTP vai ser transmitido direto do local em dois momentos - das 11:00 às 13:00 e das 14:30 às 19:00 -, numa emissão que vai apresentar o que há de melhor no concelho. No dia 5 de junho, o Festival da Cereja celebra, a partir das 15:00, o Dia Mundial da Criança com o espetáculo infantil “O Ruca”, um dos personagens mais queridos dos mais novos, que promete muita música, diversão, magia e alegria. 

A venda de cereja vai prolongar-se durante todos os fins de semana e feriados do mês de junho. 

20 anos 

A primeira edição do Festival da Cereja realizou-se no dia 19 de maio de 2002, com milhares de pessoas a acorrerem a Resende para participar da festa. A mobilização da população marcou um novo ciclo promocional do concelho e do seu produto de excelência. A partir daí, o festival afirmou-se no país como o maior evento dedicado à cereja. Cerca de 30% da produção da região Norte de Portugal são oriundos do concelho de Resende, segundo estimativa do Grupo operacional para a valorização da produção da cereja de Resende. 

É na zona ribeirinha do rio Douro, em Resende, que se colhem as primeiras cerejas de toda a Europa. Assim, a produção consegue chegar ao mercado duas a três semanas antes em relação às cerejas produzidas nas demais regiões de Portugal. Os tão apreciados frutos de Resende são conhecidas pelo seu aspecto, com uma epiderme vermelha bem pronunciada, pela crocância e, principalmente, pelo seu sabor doce conferido pelas condições de um clima quente e pelas características do solo exponenciado pelas encostas sobranceiras do rio, o que permite a maturação precoce deste fruto.  

O Festival da Cereja da Resende insere-se na Operação “PROVERE – Valorização, dinamização e promoção turística da região: Ação 1 – Destino Turístico”, promovida pela CIM (Comunidade Intermunicipal) do Tâmega e Sousa e cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional). 

Fonte: Câmara Municipal de Resende

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário