Ginásio Monsenhor Nelson volta a ser palco de torneio de futsal

Torneio de Futsal em 2021 marcou o retorno do público resende-costense aos jogos no ginásio


Esporte

Vanuza Resende0

Equipe AA levantou o troféu de campeão do torneio de futsal (foto divulgação)

Quando, em 27 de julho de 2019, o público se despediu do 35° Torneio de Inverno, não imaginávamos que um dos mais tradicionais torneios de futsal da região seria obrigado a ter uma pausa forçada devida à pandemia de Covid-19. O torneio também não foi realizado em 2020 e 2021, pelo menos não nas datas tradicionais, entre junho e julho, no auge do inverno na cidade das Lajes.

Se não foi possível realizar o torneio de futsal em meados do ano, antes de concluir 2021 os amantes do esporte puderam voltar a torcer no Ginásio Monsenhor Nelson com a realização do Torneio de Futsal 2021, entre 29 de novembro e 8 dezembro. O organizador do campeonato, Cássio Almeida, falou sobre o planejamento de 2021. “Foi desafiador porque não sabíamos se haveria times da cidade. O ginásio ficou muito tempo fechado e, por consequência, muitos times pararam de treinar. Tivemos um contato, ainda que informal, para saber se teríamos equipes suficientes para fazer um torneio bem disputado. Incialmente, a gente pensava em oito equipes, mas conseguimos 10.”

O torneio foi realizado de forma mais enxuta, apenas equipes de Resende Costa participaram. Com duas chaves de cinco times cada, classificaram-se as quatro melhores equipes, que se enfrentaram em mata-mata, com quartas de final, semifinal e final. “Na primeira fase, tivemos bons jogos, com viradas, inclusive. Mas a segunda fase rende jogos mais intensos. Por exemplo, a equipe do AA virou o jogo em duas situações: tanto na semifinal quanto na final, em que chegaram a ficar atrás no placar por quatros gols. Além de outros jogos, como os Furões, equipe vice-campeã, que nas quartas estavam perdendo por dois gols e viraram o jogo. Tivemos ótimos jogos, não só dessas equipes citadas, que foram as finalistas. Foi um torneio muito intenso. Mesmo as equipes voltando após um tempo paradas, conseguimos uma qualidade muito boa nos jogos disputados”, avalia Cássio.

O caneco de Campeão ficou com o jovem time do AA, que superou a tradicional equipe dos Furões. A equipe menos vazada foi a do Matsubara e a artilharia do torneio de Futsal de 2021 ficou com Lucas, goleador da equipe do AA.

 

Tradicional torcida nos bancos do ginásio

É aplauso de um lado, gritos de campeão do outro... E, claro, aquelas provocações sadias com gritos de “frangueiro” para o goleiro que defende 10, mas deixa escapar uma. Os pivôs também não escapam e acabam recebendo uma vaia pela bola furada, que até nos melhores times acontece. A presença do público é fundamental para fazer valer o bom campeonato. Cássio comentou sobre a retomada de eventos no Ginásio Monsenhor Nelson. “Ficamos muito felizes em ver o público presente durante todo o campeonato. As duas equipes finalistas levaram torcidas e tivemos uma festa muito boa.”

 

Vacina foi critério para participação no torneio

Não bastava montar um time competitivo: os atletas precisaram mostrar, além da habilidade com a bola, a consciência fora da quadra, sendo que todos os inscritos tinham que estar com a vacinação contra a Covid-19 em dia. “Uma das cláusulas do regulamento era que o atleta tivesse sido vacinado contra a Covid-19 para disputar o torneio. Tivemos alguns casos de atletas que não haviam tomado a vacina e se vacinaram para jogar. De certa maneira, além de voltarmos a promover o Torneio de Futsal, ajudamos a conscientizar alguns atletas de receber a vacina. O que foi um ponto positivo também”, analisa o organizador.

Com o avanço da vacinação, a expectativa é a de que em 2022 o Torneio de Futsal volte a acontecer. “São mais de 30 edições, não é pouca coisa. Esse torneio foi quase um laboratório para a gente analisar como estão as equipes. Na verdade, o Torneio de Inverno é muito grande, já chegamos a promover o evento com mais de 70 equipes. Em 2022, a gente espera conseguir realizá-lo com todas as categorias, com todos já vacinados e a pandemia controlada”, finaliza Cássio.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário