Grupo de Oração Filhos de Maria fortalece a espiritualidade da Renovação Carismática Católica em Resende Costa


André Eustáquio


Membros do Núcleo do Grupo de Oração Filhos de Maria. O grupo se reúne todas as segundas-feiras na igreja do Rosário (Foto Leticia Resende)

No início da década de 1990, em Resende Costa pouco se conhecia sobre a Renovação Carismática Católica, um movimento religioso de espiritualidade pentecostal nascido em 1967 nos Estados Unidos, que chegou ao Brasil dois anos depois. Meu primeiro contato com a Renovação se deu em 1991, quando, aos 10 anos de idade, ingressei-me no grupo dos Coroinhas da Paróquia Nossa Senhora da Penha de França. A saudosa Lilia Lara era a coordenadora dos Coroinhas e em nossas reuniões, realizadas todas as sextas-feiras às 17h, no Centro de Pastoral Paroquial Nossa Senhora da Penha (CPP), rezávamos o Terço, meditávamos textos da Sagrada Escritura e cantávamos músicas, até então desconhecidas por nós, de um certo padre Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), hoje um dos maiores líderes da Renovação Carismática no Brasil e no mundo.

Na tarde do dia 25 de janeiro último, conversando na igreja de Nossa Senhora do Rosário com membros do Grupo de Oração Filhos de Maria, da Paróquia Nossa Senhora da Penha de França, concluímos que a Lilia Lara, com seu enorme carisma, espiritualidade e perseverança no trabalho de evangelização, foi a precursora da Renovação Carismática em Resende Costa. “Ela foi uma grande intercessora para que o Grupo de Oração pudesse ser criado”, diz Maria da Conceição Mendonça de Resende.

Uma ata registra oficialmente a criação do primeiro Grupo de Oração na Paróquia de Resende Costa em novembro de 1999. Porém, entre os dias 26 de julho e 01 de agosto do mesmo ano, foi realizado na paróquia o primeiro Cerco de Jericó, considerado precursor do Grupo de Oração Filhos de Maria. “Em visita à Canção Nova, eu tive uma experiência muito forte durante a adoração ao Santíssimo e refleti: o mesmo Jesus que está aqui realizando milagres também está em Resende Costa”, disse Maria Margarida Mendonça Resende Pinto, integrante do Grupo de Oração Filhos de Maria e uma das idealizadoras do Cerco de Jericó, que acontece até hoje na Paróquia Nossa Senhora da Penha de França.

Ésio Marciel de Assis, atual coordenador do Grupo de Oração Filhos de Maria, explica melhor o que vem a ser o Cerco de Jericó: “O Cerco de Jericó é uma vigília que dura sete dias, cujo propósito é derrubar as muralhas, conforme se encontra no livro de Josué, capítulo 6, no Antigo Testamento. Mas que muralhas são essas? As tribulações, doenças...”. “Definindo bem, o Cerco de Jericó é o momento para a gente converter o coração para, assim, vencer as tribulações”, completa Conceição Mendonça.

No início, em 1999, tanto o Cerco de Jericó quanto o Grupo de Oração eram realizados nos bairros, mais especificamente nas casas de alguns moradores da cidade. “Durante o dia, o Santíssimo Sacramento ficava nas casas e à noite ia para a capelinha na igreja matriz para a vigília de 24 horas”, lembra-se Conceição Mendonça. “O Cerco de Jericó abriu as portas para o Grupo de Oração e ainda impulsionou a construção de capelas em alguns bairros da cidade”, destaca Ésio Assis.

 

Grupo de Oração

No início dos anos de 1990, a Paróquia Nossa Senhora da Penha de França viveu uma grande efervescência de movimentos religiosos importantes, como os grupos de jovens e de Emaús. Em 1994 e 1995, foram criados os grupos de Jovens Shalom e Sal da Terra, este último no povoado dos Pintos. “Nesta época, eu conheci a Canção Nova, o jeito Carismático de ser”, conta Ésio Assis. Ele destaca a importância dos grupos Shalom, Sal da Terra e Emaús para o surgimento e o fortalecimento da Renovação Carismática em Resende Costa: “Esses grupos abraçaram o Cerco de Jericó e, consequentemente, levaram toda a comunidade a abraçar também. Hoje o Cerco de Jericó não é exclusivo da Renovação, mas de toda a comunidade”. O Cerco de Jericó acontece três vezes ao ano, em janeiro, julho e outubro com Adoração ao Santíssimo Sacramento na capelinha da igreja matriz de Nossa Senhora da Penha.

O Grupo de Oração Filhos de Maria conta com a participação de inúmeros fiéis que se reúnem toda segunda-feira, às 19 horas, na igreja do Rosário. “A identidade do Grupo de Oração é o batismo no Espírito Santo, a prática dos carismas e a vida em comunidade”, explica Maria Margarida. O grupo tem um núcleo de coordenação que se reúne antes de cada encontro e escolhe o Rema, isto é, o tema proposto para o encontro. “O Rema é o que Deus que falar naquele dia”, diz Conceição Mendonça. O Rema segue sempre um roteiro composto dos seguintes temas: Amor de Deus, Pecado, Jesus Salvador, Senhorio de Jesus, Fé e Conversão, Cura Interior e Comunidade.

“Em cada encontro do Grupo de Oração, nós trabalhamos um tema específico. O encontro inicia-se com louvores através da música, com o objetivo de alegrar os participantes; depois segue-se um momento de oração de acordo com o tema do encontro; em seguida, vem a pregação do dia, retirada do Rema; e concluímos com um momento breve de testemunhos e de oração”, detalha Maria Margarida. “O essencial do Grupo de Oração é a conversão, ou seja, levar as pessoas a mudarem de vida através do batismo no Espírito Santo. Esse é o objetivo maior”, frisa Conceição Mendonça.

 

Formação e comunhão com a Igreja

Quando a Renovação Carismática começou a se espalhar e a se fortalecer nas dioceses e paróquias do Brasil, a reação das autoridades eclesiásticas se dividiu entre apoio e não aceitação. Houve bispos e padres que temiam o que consideravam exageros na maneira de louvar e de pregar. Todavia, com o tempo, as lideranças da RCC convenceram a hierarquia da Igreja de que o movimento segue total comunhão eclesiástica. “No início, muitas pessoas não estavam preparadas e, na alegria de viver esse algo novo, às vezes praticavam certo fundamentalismo na interpretação da Palavra de Deus. Há casos de pessoas que chegaram a discutir com os padres”, diz Maria Margarida.

Conceição Mendonça destaca a importância da formação: “A formação é a guardiã dos carismas. A adoração é um exercício espiritual que deve ser educado, orientado.” Maria Margarida fala das incompreensões que ainda surgem em relação aos Grupos de Oração e aos carismas cultivados pela Renovação Carismática: “É preciso deixar claro que o batismo no Espírito Santo não é um novo batizado; nós já fomos batizados quando crianças e recebemos o Espirito Santo através do sacramento do Crisma. O batismo no Espírito Santo significa reavivar, assegurar que sou templo do Espírito, marcado por Ele.”

O Grupo de Oração Filhos de Maria é formado por Ministérios. Ao todo, 11 servos, divididos em pregadores e coordenadores, formam o Núcleo. Além deles, mais 26 servos trabalham nos diversos ministérios: promoção humana, família, música, intercessão, crianças, jovens, formação e pregação. “Muita gente pensa que se trata de um grupo fechado. É o contrário, o grupo é aberto, mas quem quiser participar da Renovação precisa passar pelo processo formativo”, explica Conceição Mendonça. A formação dura aproximadamente três anos. Em Resende Costa, os encontros formativos acontecem a cada 15 dias.

“De vez em quando, descobrem-se alguns Grupos de Oração ‘clandestinos’, que não estão em comunhão com a Renovação e com as paróquias. O objetivo, quando isso acontece, é orientá-los a viver em comunhão com as paróquias e com a Renovação”, diz Lucilene de Resende Assis. “O Grupo de Oração Filhos de Maria está em total e comunhão com a nossa paróquia e obediência a ela. Nosso objetivo é conduzir de volta à Igreja sobretudo aqueles que se encontram distantes dos sacramentos”, afirma Ésio Assis.

Ésio Assis, Lucilene Assis e Maria Margarida participaram, de 31 de maio a 4 de junho de 2017, em Roma, do Jubileu de Ouro da Renovação Carismática. Para eles, foi uma experiência indescritível. “O Papa Francisco falou aos presentes no encontro no Circo Máximo que ‘agora as rugas estão começando a aparecer; estamos (Renovação Carismática) vivendo o período de amadurecimento, colhendo os frutos’”, lembra-se Lucilene Resende.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário