“Bom dia! Bom dia, mesmo!”


Homenagem Especial

André Eustáquio*0

fotoTião Lima no estúdio da Rádio Inconfidentes (Foto Luis Claudio Lima)

Era com essa saudação que Sebastião de Souza Lima, falecido no último dia 14 de agosto, aos 77 anos, iniciava o programa Bons Tempos, na Rádio Inconfidentes FM, de Resende Costa. O programa, apresentado por Tião Lima, como era conhecido, tornou-se um dos líderes de audiência da emissora desde a sua fundação, em junho de 2003.

Tião Lima nasceu em Resende Costa no dia 17 de agosto de 1941. Deixou a cidade que tanto amava por um breve período, quando foi trabalhar em Barbacena na fábrica de tecidos Ferreira Guimarães. Voltou à sua cidade natal a fim de assumir a gerência da Minas Caixa, extinta em 1991. Devido aos anos em que trabalhou como bancário, Tião passou a ser também chamado por seus conterrâneos e amigos de Tião da Caixa. Ele permaneceu gerente da agência da Minas Caixa de Resende Costa até se aposentar.

A popularidade de Tião Lima o fez conquistar uma legião de amigos. Pessoas com as quais ele conviveu nas pescarias, nos programas de calouros apresentados pelo saudoso José Alair de Resende, o Jota Resende, e no futebol. Tião era torcedor apaixonado do Clube Atlético Mineiro e converteu a também torcerem pelo Galo os seus três filhos, Cláudio, Fernando e Victor. Tião Lima participou ativamente do esporte em Resende Costa. Ele foi comentarista de jogos de futsal no Lajes Club e no Campo do Expedicionários.

Mas foi na Rádio Inconfidentes que Tião Lima descobriu uma das suas grandes paixões na vida, como ele costumava dizer. Comunicador nato e radialista talentoso, Tião criou um jeito próprio de conduzir o programa Bons Tempos, dedicado a resgatar os inesquecíveis clássicos da era de ouro do rádio. Com o seu carisma inigualável, sensibilidade e conhecimento de vasto repertório musical, o radialista conseguiu fazer de um programa “retrô” um dos líderes de audiência no horário nobre da Rádio Inconfidentes.

O ouvinte fiel do programa Bons Tempos se acostumou com os causos saudosos e engraçados contados com humor pelo Tião Lima. E entre uma prosa e outra, matava a saudade dos grandes boleros. O telefone da Rádio não parava de tocar enquanto o Tião estivesse ao vivo no estúdio. Eram tantos os pedidos e oferecimentos de música; e o apresentador, que conhecia tão bem Resende Costa e sua gente, atendia a todos pelo nome e mandava sempre um caloroso abraço.

Através de uma linguagem simples, direta e muitas vezes sem censura, Tião Lima construiu uma relação muito próxima com os ouvintes do seu programa. Ele fazia os radiouvintes rirem de seus causos (ele próprio dava boas gargalhadas no microfone) e ao mesmo tempo os emocionava com homenagens e oferecimentos de músicas em datas especiais, como aniversários.  Tião conhecia como poucos a sensibilidade e os gostos dos ouvintes de rádio.

Tião Lima era leitor assíduo do Jornal das Lajes. Quando o jornal entrava em circulação, ele comentava em seu programa as principais notícias do mês e às vezes lia no ar o editorial. A partir das reportagens publicadas nas páginas do JL, ele elogiava o que julgava que devesse ser elogiado, mas não poupava críticas ácidas aos problemas que afligem a cidade. “No dia anterior à sua partida, ele estava lendo o jornal lá no hospital. Entreguei o jornal a ele e ele logo pediu os óculos”, disse sua filha Andrea Lima.

Em 2009, o Jornal das Lajes publicou uma reportagem especial sobre o programa Bons Tempos e seu apresentador. Tião Lima guardou com carinho o exemplar do jornal, conforme conta sua filha Andrea: “Achei numa gaveta, que estava com chave, uma edição do jornal de 2009 que falava do programa dele. Estava já amarelada, mas guardada por ele pelo orgulho que tinha de pertencer à rádio.”

Tião Lima participou da criação da Rádio Inconfidentes e a ela dedicou-se intensamente durante 16 anos (ele apresentou o programa Bons Tempo até poucos dias antes do seu falecimento). Sua presença na emissora não se limitava aos estúdios. Devido aos seus conhecimentos, experiência como radialista e enorme prestígio junto aos diretores, colaboradores e ouvintes, sua voz era ouvida tanto nos microfones como nos bastidores e em decisões importantes da emissora comunitária resende-costense.

Sebastião de Souza Lima era viúvo de Maria das Graças Lima, a Dadaça. Deixou quatro filhos e oito netos. E a nós, seus amigos e companheiros de trabalho na comunicação, Tião Lima deixou, além da saudade, um belo e profícuo legado de profissionalismo, conduta ética eexemplo de dedicação.

A equipe do Jornal das Lajes e da Rádio Inconfidentes FM é eternamente grata ao Tião Lima pelo valioso tempo de convivência e, especialmente, pela amizade. Com esse grande radialista e comunicador apaixonado pela sua Resende Costa, aprendemos tantas coisas que continuarão a nos orientar e a nos motivar no trabalho em favor da comunicação e da cultura em nossa cidade.

 

*Jornalista, editor-chefe do Jornal das Lajes e diretor de programação da Rádio Inconfidentes FM.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário