Ianka, a menina que fez opção por livros, música e voluntariado


Perfil

José Venâncio de Resende0

Ianka Emanuelle se dedica à divulgação e promoção da cultura. Amor pela música...

Amante de livros, do ukulelê (instrumento português naturalizado havaiano) e de trabalhos voluntários. Esta é Ianca Emanuele Ferreira dos Reis, a Manu, para a família; e a Iankas livros para seus seguidores, doravante Ianka Emanuelle, autora – “eu prefiro ele com ´k´, é mais artístico, sabe!”

Belo-horizontina de nascimento (viveu na capital até os três meses), é resende-costense de fato, com uma curta passagem por Oliveira, na infância. Filha de Arnaldo Dunga, neto do Penujo, e de Shyrllei do Dunga, oriunda da zona rural (Fazenda de Cima). Realizou os primeiros estudos nas escolas municipal Conjurados e estadual Assis Resende; agora, cursa Física na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ): “adoro ser uma mulher da ciência”.

No período escolar, Ianka participou de algumas “olimpíadas de escrita” na Escola Estadual Assis Resende: “eu amo escrever”. Numa dessas competições, ela venceu a etapa municipal de um concurso no qual escreveu uma “carta para si, no futuro”, representando, assim, Resende Costa no certame estadual: “foi bem legal”.

 

Voluntariado

Apesar dos seus apenas 20 anos, Ianka tem uma vida agitada, para além da rotina diária. Este ano, ela começou a trabalhar como atendente na loja de roupas infantis Encantos Outlet, que fica situada no bairro Várzea.

No voluntariado, Ianka já organizou projetos de doação de livros, recolha de ração e feira de adoção de cãezinhos abandonados. “Eu e dois amigos recolhemos livros usados e os repassamos à Sociedade Protetora dos Animais SJDR, juntamente com a ração. Foram arrecadados 190 livros, que são vendidos no brechó da sociedade, e mais de quase 700 reais em espécie e 18 kg de ração. Em dezembro, vamos realizar o projeto novamente.” Para isso, ela utiliza o seu Instagram de “influenciadora literária”. 

Ianka desenvolve, ainda, ações de apoio a famílias e pessoas em demandas específicas. “Uso minhas duas redes (no Instagram), a pessoal e a comercial, para arrecadar o que for necessário para as ações.” Um exemplo foi a campanha de arrecadação de dinheiro através de um Pix, para uma biopsia solicitada por um senhor: “A biopsia foi um sucesso e o dinheiro que sobrou foi repassado pra ele.” Aí “posto tudo ao vivo e salvo os vídeos e as notas, para principalmente mostrar que o trabalho é sério”.

Mas ela é incansável. Participa de atividades do “Movimento Pretas Presentes”, como encontros culturais e oficinas. “Toda preta tem direito à fala, a gente ajuda as mulheres pretas a se tornarem mulheres pretas, como disse Simone de Beauvoir (escritora, ativista e feminista francesa); o meu lugar, em especial, é em frente ao microfone, acompanhada das líderes do grupo.” Foi assim num encontro no,Teatro Municipal de Resende Costa ou numa ida a Belo Horizonte para “falar de mulheres e negritude”. Ou ainda “quando tivemos oficinas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)”. Agora, ela está envolvida numa campanha de organização de um varal solidário (com roupas) do grupo.

 

Clube de leitura

No campo cultural, destacam-se a leitura e a música. Leitora assídua, Ianka aspira ser escritora. “A leitura, pra mim, é um preenchimento de vazios; ser leitor pode ser um aperfeiçoamento, sim, que só traz benefícios, mas também pode trazer grandes dificuldades para se tornar leitor. Por isso, e entre outros motivos, influencio mais de três mil pessoas a seguirem o caminho da leitura e da escrita.”

Ianka participa do clube de leitura Calanguinhos, em Resende Costa, e de outras iniciativas na cidade e em diferentes regiões: “Escolhemos um livro por mês, lemos em grupo e, no final, debatemos sobre a obra”. Para divulgar e incentivar o hábito da leitura, ela utiliza suas redes sociais, nas quais veicula resenhas, sorteios, indicação de livros grátis e vídeos cômicos.

Na música, Ianka arrisca o canto com o seu ukulelê: “Eu sou ukulelista. É um instrumento maravilhoso, amo de paixão. Como musicista, pretendo tocar, pelo menos, uma vez em algum bar antes de morrer (risos)”.

Em novo desafio, Ianka confirma que vai ser “influencer” da 2ª Feira Literária de Tiradentes (FLITI), que acontecerá entre 14 e 17 de outubro e vai homenagear a escritora Thalita Rebouças. “Tudo da feira, principalmente a diversidade, vai ficar salvo no meu perfil para meus seguidores.”

 

Aspirações

Embora esteja cursando Física, o que Ianka gostaria mesmo era de estudar Psicologia: “Escolhi a Física como minha segunda opção; meu sonho, meu projeto, sempre foi a Psicologia.” Por isso, não desistiu de tentar o seu maior sonho: “Se não der certo, eu volto para a Física”.

No caso de se formar em Física, seu objetivo é especializar-se no ensino médio e ser educadora, “descobrindo como o racismo afeta seus estudantes, e talvez um pouco de Física de Partículas ou a Astrofísica”.

Mas se o caminho for mesmo a Psicologia, “minha paixão primordial, são tantas coisas que nem cabem aqui. Em ambas as hipóteses, serei autora, porque escrever eu já escrevo e escritor é quem escreve, né?”

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário