Inscrições para processo Seletivo do IF Sudeste MG começaram no dia 18 de janeiro

O processo é gratuito e sem provas presenciais


Educação

Vanuza Resende0

Imagem - divulgação

Atuando de forma remota desde março de 2020, o Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais divulgou uma nova maneira de selecionar alunos para o primeiro semestre de 2021. Devido à pandemia de Covid-19, as inscrições são gratuitas. De acordo com a instituição, buscando eliminar qualquer possibilidade de contágio pelo novo coronavírus, não haverá provas ou qualquer etapa presencial.

As novidades valem para cursos de todas as modalidades: técnicos, graduação e pós-graduação, em todos os campi participantes, incluindo o de São João del-Rei, que conta com dezenas de alunos resende-costenses.

A classificação dos candidatos ocorrerá de diferentes formas: para os cursos técnicos, a seleção se dará por meio de análise documental de desempenho escolar em Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia. Para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, serão consideradas as notas do 8º ano de escolaridade. Para participar do processo seletivo para ingresso no primeiro semestre de 2021 nos cursos de graduação, o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula. Para classificação dos candidatos, será considerado o somatório das notas por área de conhecimento e da redação, dentro dos grupos de concorrência. O candidato optará, no momento da inscrição, pela edição do Enem que será considerada para classificação, de 2015 a 2019. Na pós-graduação será feita a análise de currículo.

As inscrições vão de 18 de janeiro a 21 de fevereiro e serão feitas exclusivamente pela internet, no site copese.ifsudestemg.edu.br, clicando em “área do candidato”. É obrigatório, para efetuar a inscrição, que o candidato possua CPF, documento de identificação com foto: RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte; e e-mail.

O Instituto Federal de São João del-Rei oferece vagas para dois cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, cinco cursos técnicos, cinco cursos de graduação, três cursos de pós-graduação e dois cursos de formação inicial e continuada. A classificação provisória será divulgada no dia 15 de março de 2021, no site da Copese.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário