Jogo Aberto com Luciene Cardoso

“Precisamos nos unir para atingirmos nossos interesses comuns, que incluem o desenvolvimento econômico e turístico de Resende Costa”


Entrevistas

André Eustáquio0

Luciene de Fátima Cardoso, presidente da ASSETURC

A artesã e empresária Luciene de Fátima Cardoso, 44, assumiu a presidência da ASSETURC (Associação Empresarial e Turística de Resende Costa) no dia 23 de maio último com a missão de trabalhar para o fortalecimento da associação, ampliar o número de associados e levar adiante projetos essenciais para o desenvolvimento do comércio e do turismo em Resende Costa.

Formada em Ciências pela UFSJ, Luciene Cardoso escolheu, porém, o ramo comercial do artesanato, principal atividade econômica de Resende Costa, como profissão, seguindo os passos de seus pais. Nesta entrevista ao JL, a artesã e empresária fala dos projetos da nova diretoria da ASSETURC, que terá mandato até 27 de fevereiro de 2021.

 

A sua família possui longa tradição de trabalho no artesanato em Resende Costa. Como você se inseriu nessa atividade? Desde criança me lembro de ver minha mãe tecer. Meu pai viajava para vender as colchas de retalho feitas por ela no tear manual. Nosso sustento vinha do tear. Eu aprendi a tecer com meus pais aos 13 ou 14 anos de idade. E a partir daí, até os dias de hoje, me envolvi de corpo e alma nessa atividade maravilhosa e abençoada. Eu amo trabalhar com os produtos feitos no tear. Estudei, formei-me, casei-me, construí e construo meus sonhos através do artesanato.

Enquanto artesã e empresária do ramo do artesanato, em sua opinião, qual a importância do artesanato para o município de Resende Costa? Sem dúvidas, o artesanato é a principal atividade econômica do município. Sustenta famílias e proporciona, consideravelmente, uma melhor qualidade de vida para todos. Atrai turistas e lojistas de todos os lugares do Brasil e até do exterior. Além disso, é uma atividade que veio com os portugueses na época colonial. Tornou-se patrimônio imaterial pela sua importância histórica, econômica, cultural e turística.

Você assumiu em maio deste ano a presidência da ASSETURC. O que a motivou a assumir esse cargo? Desde a organização da terceira Mostra de Artesanato, estou envolvida com a ASSETURC. A partir daí, fui convidada a fazer parte da diretoria como segunda-secretária. Esse ano, uma nova chapa foi montada e acabei ficando com o cargo de vice-presidente. Infelizmente, houve alguns contratempos com o ex-presidente Edmar. Então, eu acabei assumindo a presidência da associação. Sou uma cidadã que sempre se preocupou com o futuro da nossa cidade e do nosso artesanato. Foi por isso que aceitei assumir esse cargo, com o apoio do Cláudio do Supermercado Bom Preço, que também defende as mesmas ideias que eu. Nós decidimos lutar juntos pelo desenvolvimento econômico, cultural e turístico de Resende Costa.

A ASSETURC é considerada uma instituição de grande importância para o desenvolvimento do turismo e do comércio de Resende Costa. Quais são os projetos da atual diretoria para fomentar o turismo e o comércio locais? Temos dois projetos em andamento, que são os principais. O primeiro é o seguinte: alugamos o terreno onde é realizada a Mostra de Artesanato e Cultura, na Avenida Alfredo Penido. Lá iremos instalar um estacionamento e também construiremos um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), o qual será também a nova sede da ASSETURC. Trata-se de uma parceria Público-Privada, envolvendo Prefeitura, ASSETURC, Empresas Locais e voluntários. Com esse projeto, acredito que teremos condições de desafogar o trânsito na Avenida Alfredo Penido e dar um suporte ao turista com informações sobre a cidade. A segunda iniciativa é o desenvolvimento de um selo de procedência para colocar em alguns produtos de tear manual. Este selo tem por objetivo proteger e agregar valor aos produtos feitos no tear manual, além de divulgar ainda mais a nossa cidade. Em breve, daremos mais detalhes sobre isso.

Muitas pessoas ainda associam a ASSETURC apenas ao artesanato. A associação possui estratégias para mudar essa concepção? A associação está trabalhando há um tempo para mudar essa concepção. Em outros mandatos foram feitas parcerias com empresas de combate à inadimplência, buscou-se oferecer novas formas de crédito seguro, como o cartão de crédito Sisprocard, além do oferecimento de serviços que abrangem todo tipo de empresa, por exemplo as consultas ao SPC, dentre outras ações. Também fazemos encontros empresariais para esclarecer sobre os serviços prestados. Porém, infelizmente, a participação dos empresários ainda não é a que desejamos, sendo que ela pode crescer muito. Acredito que agora, com os novos projetos, vamos conseguir atrair os olhares dos empresários e do setor público de uma forma positiva para a ASSETURC. Precisamos nos unir para atingirmos nossos interesses comuns, que incluem o desenvolvimento econômico e turístico de Resende Costa. Com certeza, os novos projetos vão beneficiar a todos.

Fomentar e estruturar o turismo tem sido um enorme desafio para o poder público e para a iniciativa privada em Resende Costa. Você concorda que o futuro do município, sobretudo econômico, depende também desse setor? A ASSETURC, em parceria com o setor público e privado, está preparando Resende Costa para receber melhor o turista, construindo o CAT, uma área de estacionamento, profissionalizando a propaganda do município com um website, criando um selo de procedência do artesanato etc. São projetos que irão, com certeza, abrir portas para o desenvolvimento do turismo e, consequentemente, para o comércio local. Nosso diretor financeiro, o Cláudio Rocha, está amadurecendo também a ideia de algum projeto que possa incentivar as compras em Resende Costa, de modo que possamos evitar ou, pelo menos, minimizar, a fuga de recursos para outras cidades. Isso daria impulso ao comércio local.

Espera-se muito que Resende Costa invista no turismo rural devido aos inúmeros atrativos que o município oferece. A ASSETURC tem planos para estimular esse setor do turismo? A ASSETURC tem interesse em projetos para qualquer setor turístico. Com certeza, estamos dispostos a estimular e contribuir no que for possível com o turismo rural, que já ele poderia estar sendo explorado há muito tempo. O Centro de Atendimento ao Turista poderá contribuir, pois terá um site para divulgar melhor os atrativos, com propagandas impulsionadas em redes sociais. Também ajudará a criar uma rede de informação para o turista, facilitando o acesso a esses atrativos. Mas é importante que as empresas e os produtores passem a investir conosco nesse ramo tão importante que é o turismo rural. Felizmente já temos bons exemplos na cidade. Precisamos incentivar e vamos fazer isso!

A ASSETURC está oficializando uma parceria público-privada (PPP) com o município para construção do CAT (Centro de Atendimento ao Turista), na Avenida Alfredo Penido. A obra é uma antiga demanda e considerada estratégica para melhor receber os turistas que visitam a cidade. Fale um pouco sobre esse projeto. Em nossas conversas sobre o que fazer para melhorar e desenvolver o comércio e o turismo de Resende Costa, tivemos a ideia de alugar o terreno do senhor José Eli para funcionar como estacionamento e um Centro de Atendimento ao Turista. Fomos conversar com o proprietário, que foi muito receptivo conosco. Claro que para desenvolver um projeto de tamanha grandeza precisamos de parceiros. O Cláudio do Supermercado Bom Preço, o Fernando Chaves e eu tivemos uma reunião com o prefeito Aurélio Suenes, que incentivou nossas ideias e disse que poderíamos celebrar um convênio para realizar esse sonho, por meio de um chamamento público. A partir daí, foi o momento de buscar parceiros para que o projeto fosse aprovado. Fernando Chaves nos ajudou com a parte burocrática. Cláudio e eu procuramos as arquitetas Isabela e Sabrina e elas toparam desenvolver o projeto arquitetônico voluntariamente. Com o convênio aprovado pela Câmara, ficou acertado que a prefeitura irá arcar com o valor do aluguel e com o custeio mensal de manutenção do CAT, do estacionamento e dos investimentos em publicidade para o município. A ASSETURC vai entrar com a construção do CAT e, para isso, conta com apoio dos diversos segmentos da sociedade de Resende Costa. Felizmente, estamos começando bem e já recebemos várias pessoas dispostas a apoiar. Mas ainda precisamos de muito apoio, pois é um projeto ousado.

No projeto enviado à Prefeitura, consta, além do CAT, criação e desenvolvimento de um website que contenha informações sobre a cidade e seus atrativos turísticos. Você não acha que ainda falta mais investimento na divulgação dos nossos atrativos turísticos? Com certeza! A partir dos recursos liberados pelo setor público, consta no projeto do CAT a criação e o desenvolvimento de um website com todas as informações necessárias para o visitante. Além disso, está previsto o investimento em mídias sociais para impulsionar e divulgar melhor esse site, atraindo mais turistas à cidade.

A Mostra de Artesanato e Cultura vem se consolidando a cada ano como um dos mais importantes eventos anuais realizados no município. A festa atrai público local e regional, oferece oficinas, apresentações culturais, shows, mas ainda esbarra na falta de recursos financeiros. Está faltando mais incentivo tanto da iniciativa privada quanto do poder público para a Mostra de Artesanato? Precisamos, sim, de mais envolvimento tanto do setor privado como do setor público para realizar um evento mais bem estruturado, à altura da importância que ele tem para o município. E não é só para a Mostra, mas também para a comemoração do aniversário da cidade. Os dois eventos se complementam. Precisamos valorizar mais a nossa cidade, nossos artistas locais, nossa história, nossa cultura, zelando também pelo bem-estar social. Um pouco mais de investimento financeiro na Mostra por parte do poder público também é necessário para colocar a cidade na mídia. Em comparação ao que se investe na Exposição Agropecuária, por exemplo, a Mostra fica muito aquém.

Quais são os planos da atual diretoria da ASSETURC para a Mostra de Artesanato e Cultura? A ASSETURC pretende seguir realizando a Mostra em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Artesanato e Cultura, mantendo a linha de organização desse ano de 2019, a qual deu muito certo. Claro, tentando melhorar no que for possível, visto que ainda não teremos recursos necessários para realizar um evento de grande porte. É importante salientar que a Mostra está inserida nas comemorações do aniversário da cidade. É muito importante manter isso, inclusive o Encontro de Bandas, que é um evento lindo! Contamos muito com o apoio da Banda Santa Cecília e da Secretaria de Cultura para manter a programação oficial da Mostra e do aniversário da cidade. Mas, para isso, precisamos que os setores público e privado andem juntos a fim de garantir a continuidade e a melhoria da festa.

Um dos grandes desafios da ASSETURC tem sido, desde a sua fundação, atrair o empresariado, ou seja, ter mais sócios comprometidos com a instituição. Como a diretoria pretende reverter essa situação e atrair mais sócios? Acredito que, através da execução de projetos como o estacionamento, o CAT, o Selo de Procedência e o website, além de outros que virão, a ASSETURC dará um grande passo a caminho do nosso maior desafio: continuar atraindo a atenção dos empresários para que possam enxergar a Associação como uma instituição que pode fazer algo benéfico para o comércio em geral. Já colocamos a mão na massa e, agora, mais do que nunca, precisamos de parceiros/sócios para fortalecer a Associação e realizar nossos projetos. Teremos muitos desafios pela frente e, por isso, aproveito para pedir a todos que colaborem, participem, comprometam-se com o crescimento da ASSETURC para que possamos fazer de Resende Costa um lugar melhor para se viver, bom para o turista, bom para o comércio e para todos.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário