Lojistas apostam em estratégias de venda on-line para superar crise econômica


Vanuza Resende


fotoApós horas de live, Luara e Diego comemoram o sucesso das vendas online (foto arquivo pessoal)

Mesmo os empresários mais experientes foram pegos de surpresa com a chegada da pandemia da Covid-19. O fechamento do comércio, por diversas vezes, para tentar controlar o registro dos casos da doença fez com que os proprietários se reinventassem a fim de conseguirem se manter no mercado. Em tempos de pandemia, a criatividade vem falando mais alto. Em Resende Costa não é diferente. A grande novidade do momento é a realização de “lives”, assim como já aconteceu em outros segmentos. Uma transmissão ao vivo feita por meio das redes sociais, de maneira simples e sem limites de tempo ou de número de internautas.

A proprietária da loja Ramona Espaço Fashion, Luara Ramona Teodoro Nascimento, explica que a novidade surgiu como oportunidade para divulgar o espaço recém-inaugurado. “A loja foi inaugurada há aproximadamente dois meses. E nesse intervalo, com a pandemia, o nosso comércio foi forçado a fechar devido à Onda Roxa do Minas Consciente. A ideia da live surgiu no intuito das pessoas conhecerem a loja e os nossos produtos. Mostrar que trabalhamos com moda feminina, masculina, plus size e acessórios. A loja era um sonho que se tornou realidade e a live serviu para nós podermos apresentar a nossa loja a quem ainda não a conhecia.”

Para atrair os clientes, Luara apostou em divulgar uma coleção nova. “Nós lançamos a Coleção Gold Lines, uma coleção linda de outono/inverno. Transmitimos pelo Instagram da loja e eu tive a participação do meu esposo Diego e de três modelos: Laura, Luana e Neneu, além de duas amigas que acompanharam os bastidores: Ana Flávia e Edineia. Todo mundo trabalhou duro e se empenhou bastante para que a live fosse um sucesso”, conta a empresária.

Josiane Silva, da loja Vijô Modas, disse que, apesar de vir acompanhando diversos estabelecimentos que estão aderindo à nova forma de vendas, ficou receosa de se render à novidade. “A ideia de realizar a primeira live surgiu vendo algumas marcas utilizarem essa ferramenta e, claro, devido a cobranças de clientes e amigos. Confesso que fui bem resistente a esse pedido, mas o mundo digital cresceu muito e eu não poderia ficar para trás. Restou-me inserir nessa nova onda. Acredito que, mesmo quando acabar a pandemia, as lives e o delivery não vão deixar de existir. Pelo contrário, acho que todos vão estar inseridos nesse mercado”, aposta a lojista.

Josiane destaca toda a preparação por trás das câmeras. Para conseguir atender à demanda, além da funcionária Isabelle Ribeiro, Josiane chamou mais três amigos. “Houve uma jornada muito cansativa e trabalhosa no preparo da live. Houve toda uma preparação: treinamento, planejamento, estratégias, logísticas... Confesso que as estratégias foram muito bem pensadas para atrair o nosso público e mantê-lo na live. Os meus amigos Adriane, Douglas e Maria foram convocados para participarem da live da Vijô Modas. O nosso objetivo era, claro, vender, mas queríamos prender a atenção dos nossos seguidores, queríamos ser divertidos e espontâneos. Acho que conseguimos”, comemora.

 

Bons resultados

As lives vêm sendo uma oportunidade para os comerciantes de Resende Costa se unirem. Um exemplo é a realização de sorteios que reuniram diversos estabelecimentos parceiros, como destaca Luara. “Além de conteúdo, as pessoas gostam de sorteios e brindes, e foi isso que nós pensamos. Fiz um sorteio de vale compras na loja pelo Instagram e, junto com os nossos parceiros, sorteamos vários brindes. Foram 12 brindes no total. Foi um sucesso! O pessoal participou bastante e disputou os brindes, pois fizemos várias perguntas sobre a nossa coleção e a nossa loja.”

Outro passo importante é a divulgação da loja e dos produtos. Josiane destaca que as ferramentas on-line têm contribuído muito para isso. “Sabíamos da importância de fazer a divulgação. Usamos o reels – recurso do Instagram – para fazer um sorteio com parceiros que disponibilizaram prêmios. Confesso que fui surpreendida com o resultado dessa divulgação. Foram 34,9 mil visualizações e 6.196 comentários no reels. Aproveito para dar um conselho: quem não utiliza essa ferramenta está perdendo. Minhas visualizações nos stories triplicaram depois que comecei a explorar essa ferramenta.” 

A proprietária da Ramona Espaço Fashion ficou satisfeita com o resultado. “Foi a nossa primeira live e posso dizer que foi um sucesso! Para uma loja nova, que está começando agora no mercado, nós tivemos um total de 1.153 pessoas que assistiram e a média de 250 pessoas interagindo direto com a gente. Foi muito legal, o pessoal comentou e vibrou junto. Foi muito gratificante. Além disso, fizemos inúmeras vendas na semana pós-live”, destaca Luara.

Josiane disse que suas expectativas foram superadas. “Em menos de 5 minutos estavam presentes 200 pessoas e esse número não parava de crescer. Permanecemos por um bom tempo com 400 pessoas nos assistindo e finalizamos com 202 pessoas e 1.965 acessos durante a live, que teve duração de 3 horas e 45 minutos. Tínhamos público para continuar, mas foi impossível, estávamos exaustos.” Os clientes queriam mesmo comprar. Até a roupa que a Josiane Silva estava vestindo foi vendida. Ela se recorda do momento com bom humor. “Preparamos tudo com muito carinho, inovamos com o leilão de peças exclusivas na live e foi tanto sucesso que o vestido que eu estava usando foi leiloado. Isso foi muito gratificante, meu Deus! Eu fiquei sem roupa para ir para casa. Ainda bem que tinha uma roupa de faxina na loja e foi com essa roupa que fui embora.”

 

Novas lives

A grande maioria dos comerciantes de Resende Costa está aderindo às lives e o público tem se mostrado bastante interessado no novo formato de vendas. Além de aproveitar as promoções e os lançamentos.

Nessa boa onda, novas lives estão garantidas. “Sim, é claro, vamos fazer novas lives”, garante Luara, que acrescenta: “a live não tem somente o intuito de vender, você pode transformar uma live em diversos conteúdos. A internet nos dá imaginação e asas para criar e nos reinventar sempre. Então, sim, podem esperar outras lives da Ramona Espaço Fashion. Quero agradecer o espaço aqui no Jornal das Lajes, meio de comunicação da nossa cidade e região, do qual já sou parceira há anos. É muito importante o reconhecimento de que o nosso trabalho vale a pena. Para quem ainda não conhece a Ramona Espaço Fashion, deixo aqui o convite para conhecer a nossa loja e o nosso Instagram.”

Devido ao sucesso da live, Josiane informa que vai continuar tralhando com vendas on-line. “A Vijô foi pioneira na cidade com fashion delivery. Claro que fomos afetados pelo fechamento do comércio, mas estávamos preparados para encarar o atendimento on-line e o delivery. Os clientes já sabiam do nosso serviço de entrega e a nossa adaptação não foi difícil diante do cenário incerto. Sofremos com a pandemia, mas não cruzamos os braços. Fomos em busca de soluções, sendo que uma delas foi explorar essa ferramenta incrível que é o Instagram. A nossa próxima live já está sendo preparada, o contato com os fornecedores já está sendo feito e logo vamos divulgar a data. Agradeço a oportunidade de contar um pouquinho dessa experiência incrível que foi sucesso. Agradeço também aos meus clientes e à minha equipe maravilhosa. Muito obrigada!”

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