Mostra de Artesanato de Resende Costa chega a 11ª edição destacando identidade cultural e shows de renome nacional

Evento reforça a tradição artesanal da cidade mineira e neste ano contou com programação cultural ampla e shows de Tiê, Zé Geraldo e O Teatro Mágico.


Vanuza Resende


Grandes artistas de renome nacional e regional agitaram a 11ª Mostra de Artesanato e Cultura, durante o feriado de Corpus Christi (Imagem Lucas Lara)

A 11ª edição da Mostra de Artesanato e Cultura de Resende Costa já ocupa lugar de destaque no calendário cultural e turístico da cidade e da região. Reconhecida Capital Nacional do Artesanato Têxtil, a cidade reafirma sua identidade com uma programação que inclui oficinas, exposições, vivências, feira livre, atrações culturais e shows de artistas reconhecidos nacionalmente, como Tiê, Zé Geraldo e O Teatro Mágico.

Para o secretário municipal de Turismo, Artesanato e Desenvolvimento Econômico, Edmar de Assis, o evento de 2025 foi cuidadosamente pensado para valorizar as raízes culturais da cidade e fomentar conexões com o público visitante e local. “A curadoria deste ano foi pensada com muito carinho, buscando valorizar o que a gente tem de mais forte: nossa cultura, nossa história e o talento das pessoas daqui”, destaca. “Nós nos inspiramos no conceito de ‘território criativo’, porque acreditamos que Resende Costa é um lugar onde o artesanato pulsa em cada canto.”

Edmar ressalta que a programação foi construída para todos os públicos, com foco maior na interatividade. “Além dos shows, a programação foi pensada para todas as idades, exposições diferentes, vivências com artesãos e artistas da cidade… tudo pensado pra quem quer curtir e também pra quem quer aprender e participar.”

Ainda na parte musical, destaque para as atrações locais e regionais: Duo Nara e César Guedes, Aruanã, Jéssica Apolinário, Duo Aduar, Lurex Queen Tribute, Classic Duo, Batuque Delas e Loop Rock. Resende Costa também recebeu e promoveu mais uma etapa especial do lançamento do livro “Caminhos de São Tiago”. Obra que valoriza a fé, a cultura e as tradições da região, foi escrita por Antônio Júnior e integra o projeto “Caminhos de São Tiago”, coordenado pelo Circuito Trilha dos inconfidentes.

A Mostra envolveu ainda uma ampla articulação com diferentes setores da administração pública. Segundo Edmar, o evento é fruto de um esforço coletivo: “A Mostra é uma parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com a colaboração da Secretaria de Transporte, Secretaria de Obras, Secretaria de Administração e Fazenda e Assessoria Jurídica.”

O impacto da Mostra para a cidade vai muito além do entretenimento. “Ela tem um papel enorme nisso. A Mostra ajuda a gente a lembrar de onde veio, valoriza nossa história, nosso jeito de ser e ainda dá espaço pra novas ideias e expressões culturais”, explica Edmar. “É um momento em que a cidade se reconhece, se orgulha de sua cultura e compartilha isso com quem vem de fora.” O artesanato, como sempre, é o protagonista. “Criamos oportunidades para que o público conheça as técnicas, os materiais e a história por trás de cada peça. Assim, o artesanato é visto não só como comércio, mas como cultura viva.”

Ao avaliar os impactos da Mostra, o secretário pontua: “Podemos observar o crescimento da Mostra de várias formas: mais público, mais visibilidade, mais atrativos e uma extensa programação. Mas o que mais emociona mesmo é ver o envolvimento das pessoas da cidade.”

 

É a identidade da cidade

 

Para o prefeito Lucas Paulo, a Mostra de Artesanato é a mais significativa das festas realizadas em Resende Costa. “Para mim, ela é a festa mais importante da cidade”, afirmou. “Nós somos a Capital Nacional do Artesanato Têxtil e nada mais justo do que fazer a festa do artesanato com grande investimento e tentando fazê-la cada ano melhor, para que consigamos valorizar tanto a nossa população quanto atrair turistas para a nossa cidade.” Lucas também comparou a importância do evento às duas maiores festas populares da cidade: a Exposição Agropecuária e o Carnaval. “A Mostra vai se consolidando e acreditamos que é uma das principais, pois é a identidade da cidade”, declarou.

Em 2025, a gestão municipal conseguiu aprovar recursos no governo estadual para a realização do evento, consolidando a Mostra como referência também fora do município. “Esse ano conseguimos, inclusive, aprovação no estado para fazer esse evento com recursos investidos. Isso mostra que o evento vai se consolidando também no estado.”

O prefeito reforça que o investimento não se restringe à parte artística, mas também à estrutura. “Oferecemos uma estrutura muito bonita, valorizando o artesanato, com toda a cadeia produtiva exposta para mostrar como funciona o artesanato local.” Lucas Paulo também ressaltou a valorização da feira livre e convocou a participação ativa e permanente da comunidade. “Precisamos do envolvimento maior dos artesanatos, dos comerciantes, dos empresários. Precisamos que eles entendam que essa festa pode mais.”

 

Valorização do artesão e fortalecimento da cadeia produtiva

Sobre os investimentos voltados ao artesanato, Lucas detalhou as ações da administração. “Nós temos tentado fazer estrutura dentro do município para poder receber turistas, levar o nome de Resende Costa para fora e trazer cursos tanto na questão do empreendedorismo como também na do artesanato.”

A gestão firmou parcerias com a ASARC (Associação dos Artesãos de Resende Costa) e tem como meta principal fortalecer os trabalhadores do setor. “O maior desafio é valorizar o tecelão. Valorizar o artesão, o produto local, fazer pulsar realmente a economia para que os empresários, os trabalhadores e os tecelões consigam ter a sua valorização”, afirmou.

“E quem é da cidade, precisa abraçar cada vez mais não só esse evento, mas também o nosso artesanato em si, porque ele é a nossa identidade”, completou Lucas.

Além dos grandes shows e da ampla programação cultural, a Mostra de Artesanato se estabelece como símbolo de identidade, pertencimento e projeção para o futuro. “É bonito ver as pessoas se conectando com suas raízes e também se abrindo para o novo”, resumiu Edmar.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário