Mostra de Artesanato e Cultura de RC chega à sua oitava edição

Novidades na programação, foco no turismo e artesanato marcaram o evento em 2022


Vitória Cristina


Cadeia produtiva do Artesanato mostrou aos visitantes a arte de tecer (foto Thiago Morandi)

A Mostra de Artesanato e Cultura de Resende Costa aconteceu entre os dias 17, 18 e 19 de junho, sendo que o evento chegou neste ano à sua oitava edição. Realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo, Artesanato e Cultura, a Mostra tem como objetivo valorizar e divulgar o artesanato produzido na cidade, sendo o maior patrimônio cultural de Resende Costa o artesanato têxtil. Além dos três dias de apresentações musicais e exposições na Avenida Alfredo Penido, a Mostra também promoveu atividades culturais antes, durante e depois do aniversário da cidade, começando nos dias 13 e 14 de junho com rodas de conversa na Escola Estadual Assis Resende e no CAT (Centro de Atendimento ao Turista).

De sexta a domingo, durante o dia, o público pôde conferir as feirinhas com a participação de produtores e artesãos, cozinha solidária ao vivo, com a presença do capitão Emídio e Casal Gastrô, além de atrações infantis, como oficina para as crianças, e cadeia produtiva do artesanato. Já à noite, o público curtiu shows de bandas locais e regionais. Segundo Emerson Gonzaga, que fez parte da organização do evento, a programação seguiu um formato consolidado. “Ficamos muito felizes em poder contribuir com esse evento que é tão importante para Resende Costa. Desde o início, Cíntia e eu, enquanto organizadores, nos amparamos em aspectos qualitativos que trariam luz e cultura ao festival. Ao mesmo tempo em que preservamos as tradições dos eventos passados, pudemos trazer um pouco de nossa experiência com eventos para a organização da Mostra de Artesanato. É claro que nada se faz sozinho. Contamos com o importantíssimo apoio de diversas instituições e pessoas que vestem a bandeira do festival do artesanato, sem medir esforços, contribuindo com um festival que traz relevantes ganhos coletivos ao município.”

O evento também contou com muitas novidades neste ano. “Além da valorização da cultura musical local e regional, a organização fez o possível para manter uma programação voltada ao artesanato e ao artesão, este último figura principal dessa nossa teia de tradição. E como parte da programação do festival deste ano, foi feita a exposição viva da Cadeia Produtiva do Artesanato Têxtil de Resende Costa: um cenário que deu visibilidade ao nosso processo artesanal de tecelagem e ao artesão”, destaca Emerson. “Ainda, o festival expandiu os limites dos palcos e foi até a escola para conversar com os estudantes do Ensino Médio sobre empreendedorismo no turismo de Resende Costa, tema que consideramos de suma importância para o desenvolvimento do nosso turismo. Além disso, a programação do evento trouxe o encontro de pequenos artesãos e agricultores da cidade com uma feirinha ao ar livre, com produtos naturais, todos produzidos aqui, que aconteceu durante todos os dias do festival. Turistas e moradores, assim como os feirantes, tiveram uma grande aceitação nesse encontro. Podemos destacar também a culinária solidária ao vivo, em prol da comunidade do Povoado dos Pintos, berço de artesãos. Foi bacana reunir cultura, música e culinária em um evento só”, completa o organizador da Mostra.

 

Turismo

Lucas Lara, chefe da Divisão de Turismo e Artesanato da Secretaria Municipal de Turismo, Artesanato e Cultura, comentou sobre a importância do CAT (Centro de Atendimento ao Turista) e também das palestras que aconteceram nesse novo espaço inaugurado no início deste ano, onde tradicionalmente acontece a Mostra: “O CAT já recebeu milhares de visitantes desde sua inauguração em abril último. Ele visa fortalecer o desenvolvimento turístico de nosso município, de forma sustentável, através da integração, consolidando nosso turismo e nossa cultura. E fazer parte da gestão desse espaço é muito gratificante. Disse na inauguração do CAT e repito agora: a arte se incorpora ao cotidiano e à paisagem da cidade e o nosso artesanato é sustento, mas principalmente paixão, cultura e saber. E é isso que queremos oferecer – e conseguimos oferecer durante a VIII Mostra – ao turista e ao cidadão por meio do Centro de Atendimento ao Turista. Falando nisso, um dos momentos mais importantes de toda a programação aconteceu no CAT, fora dos dias principais do evento. Na terça-feira anterior, em duas oportunidades, recebemos tradicionais artesãos de Resende Costa para uma roda de conversa. Foi um bate-papo muito rico e esclarecedor conduzido por Isabela Resende, que, junto a Sabrina Rafa, são grandes parceiras do CAT. Isabela, além de neta e filha de artesã, desenvolveu um amplo estudo sobre a valorização da técnica tradicional da tecelagem manual e o incentivo ao processo criativo no artesanato de Resende Costa”.

Lucas também falou sobre a presença de turistas e de como ele e Igor Delgado, turismólogo e atendente do CAT, receberam os visitantes. “Todos puderam se sentir acolhidos naquele espaço que também é a casa do artesanato aqui em Resende Costa. A maioria dos turistas expressa sua grata surpresa com a estrutura e acolhida oferecidas pelo CAT. Na VIII Mostra, o CAT, junto à exposição da cadeia produtiva e a oficina viva, pôde oferecer ao visitante um turismo de experiência com o nosso artesanato. Foi perceptível o encanto daqueles que puderam conhecer e ter contato com a história e produção de nosso artesanato.” Ele destacou ainda a grande relevância do encontro com produtores e artesãos: “Durante a programação uma das grandes novidades e acertos foi a realização do encontro de produtores e artesãos locais. A estratégia agregou muita cultura e tradição e concretizou um desejo da comissão organizadora: trazer a programação para durante o dia. O encontro propiciou a valorização de aspectos da nossa cultura local e reforçou como somos diversos e plurais em nossos talentos e riquezas.”

Lucas Paulo, vice-prefeito em exercício no cargo de prefeito, comentou sobre a importância do evento para o turismo e a cultura em Resende Costa. Para ele, a festa foi criada com a finalidade de poder atrair ainda mais turistas à cidade e valorizar os artesãos locais. “A gente acredita que conseguimos dar realmente uma cara ao evento, com bons shows para agradar o público, estimular o turismo turístico e o comércio através das feiras e da própria cadeia produtiva, a fim de mostrar para o turista realmente como funciona o nosso artesanato. Acredito que a Mostra de Artesanato e Cultura é muito importante para o nosso calendário cultural. Foi muito gratificante esse crescimento, já que ficamos dois anos sem poder realizar eventos por causa da pandemia e essa foi a primeira festa realizada pelo poder público”. Lucas Paulo refletiu também sobre a complexidade de realizações de grande porte, mas avalia a Mostra deste ano de forma positiva. “A gente sabe que todo evento é difícil de ser executado, mas acredito que foi muito elogiado e atingiu o que a gente realmente queria, com bons shows e oferecendo também uma qualidade de atrações o dia inteiro a todo tipo de público; tivemos atrações para crianças, para o público local, para os turistas e também, claro, para valorizar nossos artesãos.”

 

Mudança de data

Neste ano, a Administração Municipal e a Comissão Organizadora da Mostra de Artesanato e Cultura optaram pela experiência de mudar a data da realização do evento. O prefeito em exercício explicou por que a opção de realizar a Mostra durante o feriado prolongado de Corpus Christi, iniciando no dia 16 de junho, ao invés de manter o evento no feriado municipal do aniversário da cidade, no dia 2 de junho, conforme vinha acontecendo nos anos anteriores. “A data ajudou muito devido ao feriado. A gente conseguiu que esse público (turistas que visitam a região) pudesse se movimentar com mais facilidade, vindo para a nossa cidade. Como eu disse também, trata-se de uma festa tradicional, uma festa muito bacana. E ter ficado dois anos sem poder realizá-la, por conta da pandemia, pode ter atraído um público ainda maior”, conclui Lucas Paulo.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário