Dos 177 vereadores eleitos na microrregião do Campo das Vertentes (incluímos Ibituruna, por ser filiada à AMVER) com sede em São João del-Rei, apenas 28 mulheres vão ocupar vagas nas Câmaras Municipais.
Coronel Xavier Chaves é o município que elegeu mais mulheres (4), seguido de Carrancas, Prados, Ritápolis, São João del-Rei e Ibituruna (3 cada). Lagoa Dourada, Piedade do Rio Grande e São Tiago elegeram duas mulheres cada e Dores de Campos, Madre de Deus e Tiradentes escolheram uma mulher cada para suas Câmaras Municipais.
Em São João del-Rei, a vereadora Lívia Guimarães (PT) liderou a votação (1.525 votos) para a Câmara Municipal, que ainda terá a presença de Rosinha do Moto Táxi (PSL) e Mara Protetora de Animais (PSC). Lívia atribui o resultado a “um trabalho sério que realizamos na Câmara, seja fiscalizando, legislando ou lutando pela comunidade, pelos direitos das mulheres ou apoiando os movimentos sociais da cidade”.
Ela destaca a importância de ouvir sempre a população no desempenho da sua função. “As pessoas não conversam comigo apenas na época das eleições. Estamos sempre juntos, dialogando, debatendo e entendendo as necessidades de nossa cidade. Dessa forma, elas também acabam conhecendo o meu trabalho. Isso aumenta a minha responsabilidade, e eu pretendo continuar ouvindo a população e sendo a voz da sociedade na Câmara.”
Lívia considera que o “ambiente hostil e machista” da política não é “nada estimulante para a participação feminina”, daí a “importância de cada vez mais mulheres participarem”. Acha que é preciso mudar essa realidade e “tornar a política acessível a todas e todos. Nós mulheres precisamos participar da elaboração de leis e projetos que nos atingem diretamente, como, por exemplo, creche, educação, saúde pública e tantas outras questões. Precisamos ser ouvidas e isso só vai acontecer de fato quando mais mulheres ocuparem o espaço político”.
Para Lívia, não bastam mudanças na Legislação para uma participação feminina maior. “Os partidos políticos também têm de fazer a sua parte e investir e apoiar as candidaturas femininas, permitindo que elas participem, vivenciem verdadeiramente a vida do partido. Não lançarem candidaturas laranjas apenas para cumprir os 30% de gênero.” Também considera importante mais protagonismo das mulheres no cenário político: “Primeiro, porque é um direito de todas nós e lutamos muito e lutaremos sempre para defendê-lo. E depois vem o fato desse protagonismo ser uma fonte de inspiração e de encorajamento para que outras mulheres possam participar de forma mais ativa da política também”.
Lívia pretende continuar ouvindo a população e ser a voz da sociedade na Câmara. “Continuar meu trabalho de fiscalização e legislar cada vez mais em prol daquilo que realmente importa para as pessoas. Precisamos construir uma cidade que cuide mais das pessoas.”
Bancada feminina
Coronel Xavier Chaves foi o município da região que elegeu o maior número de vereadoras. Uma delas foi Bárbara Maria Praia Santos, eleita pelo PSDB com 110 votos. “Uma conquista que vai fazer parte da história; como sempre falo, lugar de mulher é onde ela quiser.” Entre as suas propostas de trabalho, estão a internet rural, “pois os alunos foram muito prejudicados, principalmente os da zona rural, com essa pandemia”, e a geração de empregos, “com a criação de um distrito industrial através de incentivos a empresas e parceria com o sistema S (Sesc, Senac, Sesi, Senai)”, diz a vereadora eleita.
Em Resende Costa, dos 71 candidatos, apenas 23 eram mulheres (PDT, PSDB, PSD e PT, 4 cada; MDB e PSL, 3 cada; e Avante, 2). Mas ainda não foi dessa vez. É o caso das resende-costenses Edinamar Professora (PSDB) e Itane Batista (PDT), que foram bem votadas, mas não conseguiram vagas na Câmara Municipal.
Edinamar Solange da Silva Gomes, a Edinamar Professora (147 votos), ficou na primeira suplência do PSDB. “Estou triste, não por ter perdido, mas por não ter uma representante feminina na Câmara Municipal.” Ela decidiu candidatar-se por gostar de política – “por minha família ser sempre envolvida com a política” – e porque queria ser vereadora. “Achei que agora seria o momento para ter uma representante das mulheres.” As mulheres são em maioria e vivenciam o cotidiano na saúde, na educação e na economia, assinala Edinamar: “Nós vamos ao mercado, levamos o filho ao médico, participamos de tudo, discutimos vários assuntos, exercemos a política.” Apesar de cansativo, para Edinamar o mais positivo na campanha foi o envolvimento da família. “Foi gratificante levar meus pais, com 76 (Getúlio) e 73 anos (Anália), para a rua a fim de pedir votos. E o meu irmão Rogério, conhecido como Babão, que saiu de São João del-Rei e andou comigo.”
Itane Batista, candidata pelo PDT (182 votos), ficou decepcionada: “Senti que tinha falhado com o meu povo, muitos não me conheciam e mesmo assim acreditaram na minha política, no meu projeto, confiaram em mim para representá-los”. Ela diz que esse foi “o primeiro passo de muitos que virão pela frente; foi um excelente começo e não pretendo de maneira alguma parar por aqui. O nosso povo chegará ao Poder Legislativo ou até mesmo ao Executivo”. Ela promete lutar para “desconstruir o machismo estrutural”, ou seja, “precisamos de libertação de padrões patriarcais baseados em normas de gênero”. Mas ela sabe que precisa ampliar sua votação em futuras eleições. “Buscarei o diálogo (com os homens), pretendo ouvi-los e passar o conhecimento que sei. Diria a eles para repensar sobre suas ações, para se desconstruírem e nos respeitar.”
Mulheres candidatas à Câmara Municipal de Resende Costa
Avante: Lucivânia Aparecida da Costa (Lucivânia da Cecília) e Luziana Renata Silva
MDB: Roseli Aparecida de Sousa (Lili do Tejuco), Rosângela Lara Coelho (Rosângela Mãe do Dângelo) e Vanderlúcia Mendes de Freitas (Vanderlúcia Fisioterapeuta)
PDT: Darle Letícia dos Santos Resende (Darle do Tião Maraba), Itane Trindade de Jesus Batista (Itane da Regina da Lilica), Neuci Luiz de Morais (Neuci Leonel da Rádio) e Rosely Antunes Pires (Rosely do Real Tapete)
PSD: Jacqueline Alves Alamino (Jack Alamino), Maria Helena Mendonça Cardoso Simplício, Claudineia da Silva Sousa Miranda (Neia do Dativo) e Marieta Barbosa de Almeida Assis (Pretinha Almeida)
PSDB: Ana Paula Ramos Silva, Edinamar Solange da Silva Gomes (Edinamar Professora), Lidiane Núbia Mariano e Aparecida Roberta de Miranda Santos (Roberta do Curralinho)
PSL: Josiane de Souza Silva (Josy), Nicoly Cristina Santos e Sandra Aparecida Resende Pena (Sandrinha da Dengue)
PT: Elisabete de Oliveira Resende (Betinha do Evandro), Ítala Carolina da Silva (Ítala da Silvânia), Jéssica Anne Dias Ferreira Pinto e Aparecida de Andrade Mendes (Tininha Mendes)