Municípios do Campo das Vertentes reabrem grande parte do comércio

Governo estadual reformulou o programa Minas Consciente e autorizou a reabertura de vários setores do comércio


Cidades

Vanuza Resende0

Lojas de artesanato na Avenida Alfredo Penido reabriram nesta semana, mas seguindo protocolo de segurança (Foto: André Eustáquio)

O programa Minas Consciente, do governo estadual, foi reformulado após passar por uma consulta pública. Ele foi dividido em três ondas – vermelha, amarela e verde. As cores fazem referência às luzes do sinal de trânsito. Quando um município estiver na onda vermelha, significa que apenas serviços essenciais, como mercados e farmácias, estão liberados para funcionamento. Na amarela, integram serviços não essenciais, como salões de beleza e autoescolas. A onda verde, por sua vez, autoriza o retorno de atividades consideradas de alto risco. Na lista estão teatros, academias e cinemas.

Os municípios mineiros de pequeno porte, com menos de 30 mil habitantes, como Resende Costa, podem progredir de forma mais simplificada nas etapas de reabertura do comércio, desde que não tenham registrados mais de 50 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes em 14 dias.

Com a mudança, os municípios da microrregião do Campo das Vertentes reabriram as portas do comércio. Foram liberados para funcionamento lojas de roupas, bijuterias, calçados, além de papelarias, salões de beleza e barbearias. As medidas, formuladas pelo Minas Consciente, foram publicadas oficialmente no dia 06 de agosto.

O Prefeito Municipal de Resende Costa, Aurélio Suenes, em entrevista à Rádio Inconfidentes no dia 07 de agosto, explicou que os municípios devem seguir as orientações do estado: “Os municípios, caso não queiram seguir as recomendações do programa estadual, têm que seguir a deliberação 17 do Comitê Extraordinário, que é bem mais restritiva. Por isso, não sou eu que decido, essa decisão é estadual e o município é fiscalizado pelo Ministério Público. Há uma regulação sobre as reaberturas de todos os comércios nos municípios mineiros.”  Aurélio disse ainda que o munícipio tem autonomia para elaborar os seus protocolos de segurança, porém as regras não podem ser menos restritivas em relação às determinações do programa Minas Consciente. Diante disso, o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 está avaliando se autorizará a reabertura de academias, bares e restaurantes em Resende Costa, e se esses últimos poderão funcionar com clientes consumindo no local. “As academias constituem uma preocupação, porque elas foram totalmente fechadas desde o início. Os proprietários nos questionam sobre isso porque eles trabalham com saúde física e até mental. Eu sou sensível a essa situação. Isso vai ser analisado nas próximas reuniões do Comitê para que a gente decida. Já em relação aos bares e restaurantes, há uma tendência que a gente siga com uma certa restrição, para evitar abusos. Mas vamos estudar isso ao longo dos dias”, informa o prefeito.

Aurélio destacou também a nova versão reformulada do Programa Minas Consciente. “Foi muito feliz essa mudança e importante para os municípios do interior, para que não haja injustiças.  A realidade de municípios grandes é outra, não tem como comparar com os municípios pequenos. Não é a mesma realidade daqueles que têm um movimento intenso, que precisam de transporte público. Entendo que o programa foi bem estruturado”, avalia.

O prefeito disse que, apesar da mudança de protocolos ter sido acertada, em um primeiro momento a decisão de fechar grande parte do comércio foi importante. “Você tem que conhecer o inimigo, e até que isso aconteça é prudente que você se organize. Hoje, eu entendo um comportamento do vírus menos agressivo do que foi falado lá no início. Mas nós não podemos subestimá-lo, a doença é muito séria. No entanto, precisamos nos adaptar a essa situação”, orienta Aurélio.

Turismo

No início da pandemia de Covid-19, a prefeitura instalou placas na rodovia de acesso à cidade, orientando e informando aos turistas que o momento não é propício para visitas a Resende Costa. Porém, em uma cidade turística a decisão chamou a atenção, uma vez que o principal atrativo do comércio da cidade são as lojas de artesanato e o fluxo de turistas, sobretudo nos finais de semana e feriados.

Com o avanço do município à onda amarela do Minas Consciente, as lojas de artesanato puderam reabrir, porém seguindo protocolo de segurança.  De acordo com as novas regras, as lojas podem receber apenas dois clientes por vez. No entanto, já é uma boa notícia a retomada gradual do movimento de turistas na cidade.  “O nosso munícipio possui tendência para o turismo, sobretudo do artesanato, e esse setor foi muito afetado. Por isso, precisamos achar um meio termo. Eu entendo a preocupação das pessoas com a entrada de turistas na cidade, mas é preciso entender também o comércio local e a economia. Já perdemos muito. Chegou a hora de a gente começar a reabrir, aos poucos e com segurança. Nós estamos acompanhando toda a situação. Se tiver que abrir, vamos abrir; se tiver que fechar, vamos fechar. Nesse momento, vamos retomando aos poucos e com cuidado”, disse Aurélio.

Medidas de prevenção, de higiene e de segurança devem ser seguidas em todos os estabelecimentos comerciais que foram autorizados a reabrir. Clientes e funcionários devem usar máscaras de proteção individual e os estabelecimentos terão que disponibilizar álcool em gel 70%. Além disso, é importante que seja respeitado um fluxo limitado de pessoas dentro dos estabelecimentos.

O prefeito afirmou que, para Resende Costa continuar mantendo controlada a disseminação do novo coronavírus, é necessária a ajuda de toda a população. “Para mantermos esse número controlado em nosso município, é preciso que a população nos ajude. Tivemos uma situação em que num fim de semana cerca de 200 jovens se aglomeraram nas Lajes de Cima. Isso não pode acontecer. Eu sei que às vezes a situação é desconfortável, mas precisamos manter a guarda”, frisa Aurélio Suenes.

Aumenta o número de casos confirmados de Covid-19 em Resende Costa

Após algumas semanas com números estabilizados de Covid-19, as últimas versões do boletim epidemiológico da Secretária Municipal de Saúde de Resende Costa trouxeram um aumento no número casos confirmados, saltando de 15 para 19.

O boletim divulgado na tarde desta quinta-feira, 13, informou também que há dois exames em análise, ambos os pacientes residentes no município de Resende Costa.

Ao todo, 15 pacientes que foram diagnosticados com a Covid-19 em Resende Costa já estão recuperados. O município não registrou, até o momento, nenhum óbito causado pelo novo coronavírus. (André Eustáquio).

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário