No Brasil são mais de 513,4 mil candidatos a vereador; em Resende Costa, 71


Eleições 2020

José Venâncio de Resende0

Dos mais de 513,4 mil candidatos a vereador nas próximas eleições, 71 são de Resende Costa, município de cerca de 11,6 mil habitantes localizado na região do Campo das Vertentes em Minas Gerais. As nove vagas vão ser disputadas por candidatos assim distribuídos entre os partidos: PSDB, 13; PSD e PT, 12 cada; MDB e PDT, 10 cada; PSL, 8 e Avante, 6 postulantes. Uma média de 7,9 candidatos por vaga.

No território nacional, são cerca de 57 mil vagas para vereador nas 5.579 Câmaras Municipais, diz o cientista político Humberto Dantas, do Centro de Liderança Pública (CLP). “Portanto, o vereador é o cargo que mais representa este segmento que nós costumamos chamar de políticos no Brasil.”

O número de vereadores em disputa varia de nove nas pequenas cidades a 55 na capital paulista. Eles são eleitos pelo sistema proporcional; assim, um partido que tem 10% dos votos (soma dos votos de seus candidatos e do voto de legenda) ficará com 10% das vagas do Legislativo.

A diferença, nas próximas eleições, é que os partidos não mais poderão coligar-se. “Portanto, o partido que abria mão de lançar muitos nomes para se alocar numa chapa mais competitiva, com dois, três postulantes, provavelmente terá que apresentar para o eleitorado uma chapa completa”, explica Dantas.

 

Obstáculos

A batalha dos candidatos a vereador (e a prefeito) tem que superar dois obstáculos iniciais em meio a uma pandemia, de acordo com o economista e professor Aluizio Barros. Primeiro, convencer o eleitor a sair de casa para votar. Segundo, não deixar que o eleitor anule seu voto ou vote em branco.

O que anima os candidatos a irem à luta é saber que o eleitorado promove a renovação da Câmara Municipal, diz Barros. No caso de São João del-Rei, desde 2000, a cada eleição, no mínimo 60% dos vereadores não são reeleitos. Em 2016, oito vereadores não se reelegeram.

Este ano, 230 candidatos para disputar as 13 vagas de vereadores em São João del-Rei, o que significa 17,7 candidatos por vaga neste ano. Nas eleições de 2016, a disputa por vaga foi um pouco pior: 18 candidatos por vaga entre os 244 candidatos. “É mais difícil do que entrar numa faculdade de medicina”, resume Aluizio Barros.

Os 230 candidatos às 13 vagas que compõem a Câmara Municipal são-joanense estão assim distribuídos, por partido: PSDB, PTC, PODEMOS, Patriota e PSL (20 candidatos cada um); PTB e PV (19 cada); PT e PSC (18 cada); DEM (17 cada); Avante e PRTB (16); PSOL (5) e PSTU (1). 

Reportagem fechada no dia 06 de outubro de 2020.

LINK RELACIONADO:

Conheça todos os candidatos a vereador, por partido, à Câmara Municipal de Resende Costa - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/eleicoes-2020-conheca-todos-os-candidatos-a-vereador-em-resende-costa/3179

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário