Números do 2º Turno das Eleições 2018 na 232ª Zona Eleitoral de Resende Costa

Jair Bolsonaro (PSL) foi eleito presidente da República e Romeu Zema (Novo) é o novo governador do Estado de Minas Gerais


Política

André Eustáquio0

Equipe do Cartório Eleitoral de Resende Costa responsável pelas eleições nos municípios de Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e São Tiago

Às 19h:21min da noite do domingo, 28 de outubro, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) proclamou Jair Messias Bolsonaro (PSL) presidente eleito da República Federativa do Brasil. Ele venceu, em segundo turno, o candidato do PT Fernando Haddad com 57,8 milhões de votos (55,13%). Haddad alcançou 47,4 milhões de votos (44,87%). Em Resende Costa (MG), Bolsonaro atingiu 3.175 votos (52, 43% votos válidos), contra 2.881 (47, 57% votos válidos) de Fernando Haddad. O Cartório da 232ª Zona Eleitoral de Resende Costa transmitiu, às 18h:10min, ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) as mídias contendo o resultado totalizado de todas as 91 seções eleitorais distribuídas em Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e São Tiago.

Paula da Silva Dias, chefe de cartório eleitoral de Resende Costa, falou ao JL sobre o segundo turno das Eleições 2018. “Essa eleição foi um grande desafio para a Justiça Eleitoral enquanto instituição. No primeiro turno, tivemos muitas pessoas com dificuldades para votar. Algumas não chegavam ao cargo de presidente, então achavam que a urna estava com algum tipo de problema. Muitas fake news (notícias falsas) circularam pelo nosso sistema de segurança... Então nós fomos muito questionados, ou seja, uma instituição que sempre teve muita credibilidade, de repente nós estávamos sendo questionados pela sociedade se o nosso trabalho era de fato um trabalho sério, um trabalho seguro e confiável. Já no segundo turno, a gente não teve esse tipo de problema. O TSE reagiu. Os TREs abriram canais específicos de respostas a qualquer fake news que saía. Então a gente tinha muito respaldo para poder combater notícias falsas que circulavam rapidamente”.

Paula ressaltou também a necessidade de substituição de urnas em algumas seções eleitorais. No primeiro turno, foram seis urnas substituídas nos municípios que pertencem à 232ª Zona Eleitoral. Já no segundo turno, o número de urnas substituídas subiu para oito. “Pelo fato de serem menos candidatos, eu te falo que substituí mais urnas no segundo turno do que no primeiro. No primeiro turno, substituí seis, no segundo, oito. Só que o clima foi outro, as pessoas já sabiam que a urna é uma máquina, uma calculadora que não tem acesso à internet e que ela, como já está velhinha (modelo 2009), de vez em quando vai dar um probleminha ou outro. Mas são problemas técnicos, coisas comuns que nós já fazemos há mais tempo”, disse Paula. De acordo com ela, numa seção eleitoral em São Tiago foi necessário trocar a urna faltando poucos minutos para encerrar a votação. “A urna travou faltando três eleitores para votar. Mas a gente distribuiu senhas e os eleitores votaram normalmente, uma vez que chegaram antes das 17h”, explicou a chefe de cartório eleitoral.

“Nós não tivemos grandes questionamentos (no segundo turno) sobre a confiabilidade das urnas - nosso principal instrumento de trabalho. Teve uma ocorrência ou outra de alguém que falou que não apareceu a foto do candidato no qual gostaria de votar. Nesse caso, a gente tem certeza de que foi erro do eleitor na hora de votar, ou seja, trocou a ordem dos candidatos, digitando o número do candidato a presidente no lugar do número do candidato a governador”, destacou Paula Dias. Questionada sobre se isso pode ter anulado alguns votos, ela afirma que “muitos votos nulos podem ter vindo daí”.

Parcerias

Para que o processo eleitoral obtenha êxito é necessário o trabalho de uma grande equipe. Paula Dias afirma que “se você não tem parceria, você não faz eleição”. “Eu falo que são as parcerias-chave daqui do Cartório, as prefeituras de todos os municípios e a Polícia Militar. A gente não faz eleição sem a PM nos auxiliando na escolta, nas guardas das urnas, e sem as prefeituras em tudo o que envolve os municípios, como veículos, disponibilidade de funcionários, motoristas e pessoas que nos auxiliam aqui. E, claro, os mesários. Temos que ser muito gratos aos mesários”.

Diversas seções eleitorais da 232ª Zona Eleitoral de Resende Costa estão localizadas na zona rural dos municípios. Isso obrigou o Cartório Eleitoral a criar um eficiente sistema de logística para recolher as mídias das urnas eletrônica nas comunidades rurais e leva-las até o Fórum de Resende Costa no menor tempo possível, a fim de agilizar a apuração dos votos.   E quem vem fazendo esse eficiente transporte são os pilotos da equipe Lajes Off Roads. Pegando atalhos, cortando cavas, trilhas e estradões, os pilotos transportam com segurança e agilidade os materiais de votação.  “A parceria com a Lajes off roads veio para ficar. Esse pessoal é sensacional”, elogia Paula.

Com o aumento do número de municípios e de seções eleitorais, consequentemente, o transporte do material eleitoral exigiu mais agilidade dos pilotos. Mas a equipe Lajes Off Roads respondeu ao desafio. “Em 1h:10min. finalizar uma eleição em que você tem um local de votação que fica a 80 km do cartório, em São Pedro das Carapuças, divisa de São Tiago com Nazareno, é um grande desafio. E eles foram lá”, disse Paula. Para ela, a recente incumbência dada ao Cartório da 232ª Zona Eleitoral de realizar eleições também nos municípios vizinhos de Resende Costa, Ritápolis e São Tiago, “foi um desafio, porque não se trata somente do aumento do número de eleitores e de seções eleitorais. Temos lugares muito distantes. Nós precisamos, por exemplo, trocar uma urna em Córrego Fundo, divisa de São Tiago com Resende Costa. É bem longe. Nós levamos um tempinho. A troca de uma urna leva em torno de 40 minutos até o técnico chegar e levar a urna substituta. Mas no geral foi muito positivo, pois a gente teve o apoio das prefeituras”.

Central dos mesários

Antes, o Cartório da 232ª Zona Eleitoral era responsável somente por organizar as eleições em Resende Costa e Coronel Xavier Chaves, cidades que fazem parte da Comarca de Resende Costa. Com a decisão do TRE de incluir os municípios de Ritápolis e São Tiago na jurisdição da 232ª Zona Eleitoral, houve necessidade de ampliar a mão de obra e contar com um número maior de colaboradores. Atualmente, o Cartório Eleitoral de Resende Costa é responsável por aproximadamente 25.000 eleitores dos quatro municípios.

No segundo turno das Eleições 2018, o Cartório Eleitoral contou com a colaboração de 273 mesários, que trabalharam nas 91 seções eleitorais, sendo cinco seções de justificativa de votos. Para facilitar a comunicação dos mesários e colaboradores com o Cartório Eleitoral, foi criada a “Central do Mesário”. “A gente criou dois números de contato, via WhatsApp Web, exclusivos para os mesários se comunicarem conosco. Através desses números, os mesários puderam tirar dúvidas e resolver problemas que surgiram no momento da votação. Foi uma inovação nossa neste ano que facilitou muito o trabalho”, informou Paula Dias.

Feita a análise de todo o material de eleição (boletins de urnas, atas das seções etc.) e a documentação referendada pelo juiz eleitoral da Comarca de Resende Costa, Donizetti Nogueira Ramos, por volta das 21h os funcionários e colaboradores do Cartório Eleitoral de Resende Costa concluíram os trabalhos das Eleições 2018. Mais uma eleição concluída com êxito pela 232ª Zona Eleitoral.

Confira abaixo o resultado das eleições para presidente da República e Governador de Minas Gerais nos municípios de Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e São Tiago.

 

Cargo: Presidente (eleito Jair Messias Bolsonaro)

 

Município: Resende Costa (9.161 eleitores aptos a votar)

17 – Jair Messias Bolsonaro – 3. 175 votos (52, 43% votos válidos)

13 – Fernando Haddad – 2.881 votos (47,57% votos válidos)

Total de votos apurados: 7.339

Votos válidos: 6.056

Votos brancos: 267

Votos nulos: 1.016

 

Município: Coronel Xavier Chaves (2.874 eleitores aptos a votar)

13 – Fernando Haddad – 1. 056 votos (54, 21% votos válidos)

17 – Jair Messias Bolsonaro – 892 votos (45, 79% votos válidos)

Total de votos apurados: 2.352

Votos válidos: 1.948

Votos brancos: 68

Votos nulos: 336

 

Município: Ritápolis (4.538 eleitores aptos a votar)

13 – Fernando Haddad – 1. 499 votos (52, 67% votos válidos)

17 – Jair Messias Bolsonaro – 1.347 votos (47, 33% votos válidos)

Total de votos apurados: 3.441

Votos válidos: 2.846

Votos brancos: 100

Votos nulos: 495

 

Município: São Tiago (8.865 eleitores aptos a votar)

17 – Jair Messias Bolsonaro – 3. 241 votos (57, 27% votos válidos)

13 – Fernando Haddad – 2. 418 votos (42, 73% votos válidos)

Total de votos apurados: 7.139

Votos válidos: 5.659

Votos brancos: 317

Votos nulos: 1.163

 

Cargo: Governador (eleito Romeu Zema)

 

Município: São Tiago

30 – Romeu Zema Neto – 3. 194 votos (61, 06% votos válidos)

45 – Antonio Augusto Junho Anastasia – 2.037 votos (38, 94% votos válidos)

Total de votos apurados: 7.139

Votos válidos: 5.231

Votos brancos: 395

Votos nulos: 1.513

 

Município: Coronel Xavier Chaves

30 – Romeu Zema Neto – 1 .014 votos (59, 40% votos válidos)

45 – Antonio Augusto Junho Anastasia – 693 (40, 60% votos válidos)

Total de votos apurados: 2. 352

Votos válidos: 1. 707

Votos brancos: 134

Votos nulos: 511

 

Município: Ritápolis

30 – Romeu Zema Neto – 1. 496 votos (58, 30% votos válidos)

45 – Antonio Augusto Junho Anastasia – 1. 070 votos (41, 70% votos válidos)

Total de votos apurados: 3. 441

Votos válidos: 2. 566

Votos brancos: 147

Votos nulos: 728

 

Município: Resende Costa

30 – Romeu Zema Neto – 3. 299 votos (60, 92% votos válidos)

45 – Antonio Augusto Junho Anastasia – 2. 116 votos (39, 08% votos válidos)

Total de votos apurados: 7. 339

Votos válidos: 5. 415

Votos brancos: 405

Votos nulos: 1. 519

 

Fonte: Justiça Eleitoral/MG

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário