O 11º Felit foi sucesso de público com destaque para crianças e escolas da região


Cidades

José Venâncio de Resende0

Sessão de autógrafos do escritor Ronaldo Simões Coelho após conferência sobre Literatura Infantil na abertura do 11º FELIT (Fotos Milton Teixeira)

A adesão do público ao Felit – Festival de Literatura de São João del-Rei e Tiradentes - está se intensificando a cada ano. E este ano não foi diferente, segundo o professor José Antônio Oliveira de Resende, do Departamento de Letras da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). “A participação foi muito boa, melhor ainda do que no ano passado.”

Estimou-se uma presença de aproximadamente 8000 pessoas circulando pelo 11º Felit, mas José Antônio acredita que o público foi maior do que a estimativa. “Houve a presença de mais de 1550 crianças em diferentes atividades culturais, mais de 5000 alunos de escolas da região, oficinas realizadas também em Tiradentes e no Centro Universitário IPTAN.”

O 11º Felit, que aconteceu entre 20 e 23 de setembro, foi realizado pela ViaComunicação e pelo Quarteto Filmes. Em São João del-Rei, há também uma equipe de apoio. José Antônio participa do evento como um dos professores de produção textual dos jovens autores. “O mentor, principal coordenador geral – e verdadeiro herói do Felit –, é o jornalista e produtor cultural Lúcio Teixeira Carvalho e sua equipe de Belo Horizonte.”

Um exemplo da maior participação do público é que, este ano, os eventos realizados no Teatro Municipal lotaram, diz José Antônio. Além disso, “a participação das escolas na realização de trabalhos literários a partir do autor homenageado vem crescendo bastante tanto em termos quantitativos como em termos qualitativos”.

Aliás, um dos destaques do Felit desse ano foi a presença e a conferência do autor homenageado Ronaldo Simões Coelho, conhecido no Brasil e no exterior. Outros destaques foram mesas redondas com assuntos e discussões muito ricas; a presença das escritoras Leila Ferreira, Marta Medeiros, Marina Colasanti entre outros; espetáculos  musicais e de dança; exposições; lançamento de livros, em especial, o livro dos jovens autores (“Bichos em prosa e verso”); oficinas; banheiros temáticos; palestras; homenagens; feira literária e de livros; atividades de gastronomia infantil; atividades de consciência da preservação ambiental...

 

Jovens escritores

Além de homenagear um nome nacional e internacionalmente respeitado na lide literária, o Felit ainda desenvolve ao longo de meses um trabalho de leitura e formação de jovens escritores, que culmina com o lançamento de um livro escrito por eles, relata o professor José Antônio. “O livro é construído em diálogo com temas mais comumente explorados pelo autor homenageado.”

Os jovens escritores não só se envolvem com a leitura reflexiva e crítica e com a escrita literária do livro, mas também praticam atividades de artes plásticas e artes cênicas, explica José Antônio. “São três artes integradas (arte literária, artes plásticas e artes cênicas) no intuito de propiciar aos jovens uma formação rica, embasada e atenta aos detalhes e desafios do cotidiano.”

“Como se não bastasse, esses mesmos jovens ilustram o próprio livro. Tudo isso sob a orientação constante e cuidadosa da equipe dos professores do Felit, que há anos vem trabalhando de modo unido e interativo.” José Antônio é um desses professores. “Participo de reuniões prévias com os demais professores para discutirmos o que trabalharemos e como trabalharemos.”

 

Balanço positivo

O balanço final do11º Felit é positivo, segundo José Antônio. “Foi muito bem organizado, como todas as outras edições anteriores. Presença na mídia, convidados interessantes, locais de fácil acesso, feira de livros e informações bem veiculadas.”

Em termos qualitativos, ele considera que “nossas equipes vêm amadurecendo bastante quanto a metodologias, posturas didáticas, propostas pedagógicas com a arte e cada vez mais envolvimento com o Felit. Por sua vez, em termos quantitativos, artistas de nossa cidade estão participando mais, a Academia de Letras de São João del-Rei também participou, a presença das escolas foi muito significativa assim como os restaurantes envolvidos.”

José Antônio acredita que agora é momento de elaboração de relatórios e prestação de contas. Assim que tudo isso for concluído, o Felit do ano que vem entrará na pauta das discussões e planejamentos. “No entanto, em conversa com o Lúcio Teixeira, pude ouvir dele que há uma intenção de nomes sim, um outro viés de se olhar a literatura... mas tudo ainda para ser pensado e discutido com mais calma.”

O 11º Felit foi patrocinado pela Cemig, com a parceria do Sesc e do Senac em Minas Gerais, bem como o apoio de várias instituições como restaurantes, pousadas, escolas, UFSJ e outros setores envolvidos com o festival. 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário