“O turismo é a nossa grande indústria do futuro”

Cláudio Rocha, eleito diretor-tesoureiro da ASSETURC, defende a integração do comércio de Resende Costa, a solidificação de um mercado forte e a implantação da indústria do turismo local


André Eustáquio


Cláudio Rocha, empresário e diretor-tesoureiro da ASSETURC (Foto André Eustáquio)

“Precisamos fomentar a indústria do turismo em Resende Costa.” É o que defende o empresário Cláudio Márcio de Matos Rocha, proprietário do Supermercado Bom Preço e eleito diretor-tesoureiro da ASSETURC (Associação Empresarial e Turística de Resende Costa) em assembleia realizada no dia 28 de fevereiro último. Cláudio participou da diretoria anterior e foi convidado a continuar por mais um mandato. “Recebi a proposta de dar continuidade às ações que vinham sendo desenvolvidas no mandato anterior, dando cada vez mais enfoque no fortalecimento do comércio local”, disse o empresário.

Resende Costa vem vivenciando, ao longo das últimas décadas, o desenvolvimento substancial do comércio de artesanato, impulsionando diretamente outros setores da economia local. “A ASSETURC, querendo ou não, divide-se entre dois setores do comércio e cada setor tem sua peculiaridade. Nós aqui de cima (refere-se ao comércio no centro da cidade) temos nossas peculiaridades. Temos supermercados, farmácias, lojas de confecções, serviços etc. Lá embaixo (avenida Alfredo Penido), o artesanato tem outro foco, que é o atendimento maior no fim de semana. O foco deles é diferente. Portanto, não adianta hoje, para nós da associação, trabalharmos de forma igual para todos. Cada um tem a sua peculiaridade. Foi então que começamos a discutir o que fazer com as lojas de artesanato, com os comerciantes lá de baixo”, disse Cláudio Rocha.

 

Colhendo frutos e pensando o futuro

Uma das ações mais recentes da ASSETURC e que causou grande repercussão na cidade e entre os turistas foi a criação da mascote Tixa. A simpática lagartixa, representada em estátuas instaladas nas portas de alguns comércios da cidade, vem atraindo os olhares e a curiosidade das pessoas. A Tixa tornou-se celebridade, modelo fotográfica e atrativo turístico de Resende Costa.

Além da Tixa e da sua revistinha que conta a história da cidade, a ASSETURC criou uma página no Facebook para divulgar suas ações e as aventuras da Tixa, tornou-se parceira da prefeitura e de outras instituições na realização de importantes eventos, como o Encontro Nacional de Motociclistas das Lajes e a Mostra de Artesanato e Cultura. “Estamos colhendo hoje os frutos dessas ações. Já vemos mais pessoas procurando a cidade, pousadas cheias fora do período de férias e feriados e uma movimentação maior de turistas”, constata Cláudio. “Nesse segundo mandato, queremos solidificar o que já foi realizado e aumentar os convênios e parcerias. Queremos também promover mais eventos com o objetivo de atrair cada vez mais turistas que vêm especialmente do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Esse é o nosso foco”, completa o diretor-financeiro da ASSETURC.

Para o empresário, a principal estratégia, no momento, é investir na construção da “indústria do turismo”. “Entramos na questão da criação de infraestrutura para receber os turistas. Precisamos decidir, no entanto, qual o perfil de turistas que a gente quer. Nós já temos o turismo de atacado, que é forte, uma tendência em Resende Costa. Ou seja, o turista que vai às lojas fazer compras. Isso se desenvolveu sem nenhum envolvimento do poder público e fomentou o comércio local”. Para Cláudio Rocha, é necessário agora atrair turistas que permaneçam em Resende Costa e usufruam de outros atrativos que a cidade oferece além da diversidade das lojas de artesanato.

A ASSETURC, de acordo com o projeto defendido por Cláudio, faria a mediação entre o poder público e outras instituições, como universidades, para a realização de convênios. “Podemos oferecer propostas de estágios a alunos universitários de turismo a fim de assessorar e capacitar pessoas na acolhida aos turistas que vêm aqui.”

 

Integração e parceria com o poder público 

O diretor-tesoureiro da ASSETURC caracteriza a economia de Resende Costa como uma cadeia de produção formada pelo que ele chama de “comércio nativo” (supermercados, farmácias, lojas de confecções e serviços etc.) e pelo artesanato. No entanto, e de acordo com ele, ambos os setores “são reféns do mercado”. “Uma crise econômica forte abala todo mundo”, alerta. Cláudio propõe como alternativa de blindagem às crises a criação de uma economia forte sustentada pelo turismo. “A indústria do turismo é a saída para superar a crise. E o que eu proponho? Parceria com a nova secretaria (Secretaria Municipal de Turismo, Artesanato e Cultura), visando à capacitação de pessoas para o fomento da indústria do turismo em Resende Costa. Falo da ampliação de opções e atrativos para o turista, como bares, pousadas, restaurantes, museu, divulgação da nossa rica história ligada ao movimento da Inconfidência Mineira... Por que não atrairmos, ainda que 10% dos turistas que vão a Tiradentes, para ficarem aqui? Mas para isso precisamos do poder público para captar recursos e buscá-los onde eles estão.”

A preocupação do atual tesoureiro da ASSETURC é com a integração, isto é, conscientizar lojistas, comerciantes e empresários dos diversos setores do comércio de Resende Costa da importância estratégica do desenvolvimento de um mercado interno forte. “Precisamos fortalecer a economia de Resende Costa, que é frágil e nos deixa reféns do mercado. Fomentar o mercado de Resende Costa e criar a nossa independência. Essa é a nossa preocupação”, diz Cláudio. E para atingir essa autonomia de mercado, o empresário aponta para o desenvolvimento do setor do turismo. “A nossa independência se chama turismo. Para chegarmos lá precisamos do envolvimento de todos, sobretudo de uma parceria forte entre o poder público, a ASSETURC e a iniciativa privada.”

Cláudio Rocha aposta na indústria do turismo como garantia do futuro econômico e do desenvolvimento de Resende Costa. Para o diretor da Associação Empresarial e Turística, é urgente que se crie no município uma agenda política capaz de planejar ações de médio e longo prazos. “O turismo tem que estar na pauta do desenvolvimento de Resende Costa. E para isso é necessário um projeto político e econômico de continuidade.”  

Atrair à cidade turistas que desejam conhecer e curtir os atrativos da cultura mineira é uma boa estratégia, segundo o diretor da ASSETURC. “O turista que visita o Nordeste quer praia e sol; já quem visita Minas quer história, segurança, religiosidade. E isso nós temos aqui. Então, não podemos perder mais tempo, temos que aproveitar essa oportunidade que a história está nos dando.Temos que entender de uma vez por todas que o turismo é a nossa grande indústria do futuro”, conclui Cláudio Rocha.

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